O preceito da cidadania nas políticas públicas educacionais no Brasil

  • Fernando Botto Lamóglia PUC-PR
  • Lindomar Wessler Boneti PUCPR
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais, Cidadania, Legislação.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a presença da formação para a cidadania nos mais relevantes atos legislativos posteriores à Constituição Federal de 1988 (CF/88) no Brasil. Trata-se de uma reflexão teórica a partir da revisão bibliográfica e conceitual da temática cidadania, a partir dos olhares de Marshall (1967), Gadotti (2016) e Freire (2001), o que permitiu construir uma compreensão das dimensões civil, política, social e planetária do tema. Para a análise das legislações educacionais contou-se com as considerações de Ruy Barbosa (1946), no que tange à técnica da redação legislativa, destacando a importância da ordem das palavras em textos legais. Conclui-se que as políticas públicas educacionais seguintes à CF/88 no Brasil valorizaram de modo consistente uma educação dirigida precipuamente a qualificar o estudante para o trabalho quando comparado à sua formação para o exercício da cidadania. Esta conclusão aparece com nitidez ao se analisar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional no9.394/1996, a Lei do Ensino Médio no 3.415/2017 e a Resolução 2/2017 do Conselho Nacional de Educação (CNE) que instituiu a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde a tônica trabalho se apresenta superior que a da cidadania, afinando-se assim aos anseios das relações capitalistas de produção conforme sugere Bourdieu (2001).

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Biografia do Autor

Fernando Botto Lamóglia, PUC-PR

Doutorando em educação PUCPR

Mestre em educação PUCPR

Especialista em direito e negócios internacionais UFSC

Graduado em direito PUCPR e em psicologia UFPR

Lindomar Wessler Boneti, PUCPR
Possui Graduação em Ciências Sociais (licenciatura plena) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1982); Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987); Doutorado (PhD) em Sociologia pela Université Laval – Québec – Canadá (1995) e Pós-Doutorado no Departamento de Ciências da Educação da Université de Fribourg – Suiça (2008). Atualmente atua como Professor e Pesquisador do Curso de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR. Pesquisador associado da Associação Internacional de Sociólogos de Língua Francesa, no Comitê de Pesquisa "Identidade, Desigualdades e Laços Sociais", Professor visitante da Université Catholique de l´Oest - França. Seus temas preferidos de estudos, pesquisas e docência, nos quais reúne experiências são: Teoria sociológica, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Cidadania, Exclusão e Inclusão social.

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Publicado
2019-03-19
Como Citar
Lamóglia, F. B., & Boneti, L. W. (2019). O preceito da cidadania nas políticas públicas educacionais no Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 5(10), 57-79. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/7155
Seção
Artigos de demanda contínua