Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande

  • Nilcieni Maciel Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • José Henrique Prado Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação. Povos Indígenas. escolas não indígenas

Resumo

Esta pesquisa parte da necessidade de verificar o cumprimento prático da legislação relacionada ao estudo das histórias, culturas e saberes das diversas etnias indígenas nas salas de aula não indígenas. Dito isso, os objetivos dessa se direcionam a: constatar o cumprimento de leis que asseguram o ensino da diversidade dos povos indígenas de Mato Grosso do Sul em escolas não indígenas de Campo Grande-MS; apresentar os resultados obtidos por meio da aplicação de questionários nestas últimas e, discutir percalços e possibilidades que permeiam o ambiente escolar que contempla a diversidade. Para isso, a metodologia está pautada nas teorias antropológicas, por meio das quais discuto conceitos como interculturalidade, multiculturalidade, etnocentrismo, alteridade, estereótipo, entre outros que dão estofo à abordagem qualitativa e quantitativa. Portanto, neste trabalho, apresento algumas conclusões preliminares quanto aos problemas ocasionados pelo distanciamento físico e epistemológico entre a escola não indígena e os povos indígenas de MS.

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Biografia do Autor

Nilcieni Maciel, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Graduada em Letras - habilitação Português e Espanhol e respectivas Literaturas - pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora atuante nas disciplinas de Língua Espanhola, Língua Portuguesa e Literatura na Escola Alternativa. Pós-graduada em Antropologia e História do Povos Indígenas (AHPI) pela UFMS (2017). E-mail:nillcieni_maciell@hotmail.com
José Henrique Prado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Orientador do trabalho. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). E-mail:prado.jhenrique@gmail.com

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
Maciel, N., & Prado, J. H. (2019). Entremeios do estudo das culturas indígenas em escolas não indígenas de Campo Grande. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 190-218. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8057
Seção
Artigos de fluxo contínuo