Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses
Resumo
Este artigo aborda o ensino de Libras em cursos de formação docente no Ensino Superior, previsto no Decreto 5.626/05. Tem como objetivo analisar como o ensino de Libras constante do currículo de licenciaturas vem sendo trabalhado em alguns dos municípios no estado do Rio de Janeiro. Através de metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em caráter dialógico, com cinco professores da disciplina, buscando os sentidos e significados presentes em suas narrativas. Após análise de conteúdo, emergiram diferentes interpretações sobre a função docente. A análise orientou a construção de três eixos temáticos: Currículo da Disciplina de Libras, Metodologia de Ensino e Formação Profissional. Resultados apontaram para avanços no cumprimento da obrigatoriedade legal, mas percebe-se a obrigatoriedade do ensino da Libras ainda de forma instrumental, desconsiderando aspectos importantes necessários à compreensão dos traços do alunado surdo. Conclui-se que a inclusão vai além do ensino do léxico da língua de sinais, envolvendo compreensão do bilinguismo e biculturalismo de surdos, traços culturais, históricos e educacionais no ensino da disciplina.
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