Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses

  • Luiz Cláudio Oliveira Antonio Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
  • Celeste Azulay Kelman Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
Palavras-chave: Formação Docente. Libras. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo aborda o ensino de Libras em cursos de formação docente no Ensino Superior, previsto no Decreto 5.626/05. Tem como objetivo analisar como o ensino de Libras constante do currículo de licenciaturas vem sendo trabalhado em alguns dos municípios no estado do Rio de Janeiro. Através de metodologia qualitativa foram realizadas entrevistas semiestruturadas, em caráter dialógico, com cinco professores da disciplina, buscando os sentidos e significados presentes em suas narrativas. Após análise de conteúdo, emergiram diferentes interpretações sobre a função docente. A análise orientou a construção de três eixos temáticos: Currículo da Disciplina de Libras, Metodologia de Ensino e Formação Profissional. Resultados apontaram para avanços no cumprimento da obrigatoriedade legal, mas percebe-se a obrigatoriedade do ensino da Libras ainda de forma instrumental, desconsiderando aspectos importantes necessários à compreensão dos traços do alunado surdo. Conclui-se que a inclusão vai além do ensino do léxico da língua de sinais, envolvendo compreensão do bilinguismo e biculturalismo de surdos, traços culturais, históricos e educacionais no ensino da disciplina.

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Biografia do Autor

Luiz Cláudio Oliveira Antonio, Instituto Nacional de Educação de Surdos - INES
Especialista em Educação de Surdos e em Docência do Ensino Superior. Graduado em Pedagogia e em Sistemas de Informação. Atualmente é tradutor e intérprete de Libras/ Língua Portuguesa no Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos e professor II/ intérprete de Libras da Secretaria Municipal de Educação do Município de Nova Iguaçu. Colaborador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez – GEPeSS. Coordenador do Curso de Extensão de Formação Continuada do Profissional Tradutor Intérprete Educacional de Libras: nos espaços do Ensino Superior - DESU/INES
Celeste Azulay Kelman, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB); Professora Associada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez – GEPeSS.

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
Antonio, L. C. O., & Kelman, C. A. (2019). Percepções sobre ensino de Libras no currículo de formação docente em licenciaturas fluminenses. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 94-110. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8182
Seção
Artigos de demanda contínua