SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO

  • Patrícia Raquel Silva Instituto de Educação/Universidade do Minho
Palavras-chave: Música, Musicoterapia, Perturbação do Espetro do Autismo, Educação Especial, Intervenção Precoce.

Resumo

Este estudo procurou demostrar como a musicoterapia, como técnica terapeuta, contribui para o desenvolvimento integral e harmonioso, no sentido de uma boa integração social, comportamental, cognitiva e emocional de indivíduos com a Perturbação do Espetro do Autismo (PEA). Abordamos a musicoterapia como técnica aplicada a indivíduos com Necessidades Educativas Especiais (NEE), com o objetivo de incrementar potencialidades nos indivíduos. Utilizamos metodologia qualitativa e quantitativa. Considerando a adequação dos participantes aos objetivos da investigação, utilizamos uma amostra de conveniência, ou seja, uma amostragem não probabilística. Para a obtenção da informação mais detalhada recorremos a análises dos registos do musicoterapeuta. Os instrumentos utilizados foram, o questionário e a entrevista semiestruturada elaborado pelo investigador,  e fizemos registo da nossa observação de campo. Concluímos que a musicoterapia é, de facto, um caminho exploratório da dimensão humana em toda a sua complexidade, emergindo canais de comunicação e cuja propagação tem possibilitado recentes e consistentes perspetivas de intervenção nos indivíduos com diagnóstico de Perturbação do Espetro do Autismo (PEA).

 

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Biografia do Autor

Patrícia Raquel Silva, Instituto de Educação/Universidade do Minho
Patrícia Raquel da Silva Fernandes. Concluiu IIº Ciclo de Estudos em Ciências da Educação - Educação Especial pela Universidade Católica Portuguesa em 2012. Frequenta Doutoramento em Estudos da Criança - Educação Especial pela Universidade do Minho desde 2012. É Investigador Principal na Universidade do Minho. Publicou 13 trabalhos em actas de eventos. Possui 1 produto e outros 11 itens de produção técnica. Participou em 3 eventos no estrangeiro e 31 em Portugal. Actualmente participa em 1 projecto de investigação. Actua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação e Ciências Sociais com ênfase em Outras Ciências Sociais. Nas suas actividades profissionais interagiu com 3 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

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Publicado
2015-05-26
Como Citar
Silva, P. R. (2015). SONS E SILÊNCIOS: A IMPORTÂNCIA DA MUSICOTERAPIA EM INDIVÍDUOS COM PERTURBAÇÃO DO ESPETRO DO AUTISMO. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 2(3), 18-38. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/819
Seção
Artigos de demanda contínua