A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades

  • Elen Saluana da Silva Buffo Montanari UFMS
  • Milene Bartolomei Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brasil
  • Carina Elisabeth Maciel UFMS
Palavras-chave: Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, Educação, Formação Continuada.

Resumo

Com o objetivo de garantir a criança e adolescente hospitalizado um programa de educação, recreação e acompanhamento curricular durante sua permanência no hospital, o Atendimento Educacional em Ambiente hospitalar surge em meados do século XX. Com isso, buscamos discutir a Política Nacional de Educação focada no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar. Assim, este artigo tem como objetivo apresentar os desafios e possibilidades de atuação dos professores no Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar, pontuando de forma breve o seu momento histórico no Brasil, o funcionamento neste ambiente dentro do estado de Mato Grosso do Sul e a atuação dos professores neste contexto hospitalar. O levantamento bibliográfico realizado inicialmente na metodologia da pesquisa contempla a legislação existente sobre a garantia do atendimento as crianças e jovens hospitalizados, porém pouco reconhecido como um direito da criança e do adolescente. A pesquisa de campo investigativa exploratória foi realizada no município de Campo Grande/MS, com 20 professores, mediante utilização de um questionário semiaberto. A reflexão é feita por meio das narrativas dos professores entrevistados e, a partir da atuação pedagógica no ambiente hospitalar, priorizando a formação continuada para professores atuarem neste contexto. Consideramos que possuir uma especialização não é o suficiente, é necessária formação continuada a estes professores. Existem garantias em leis de formação continuada a estes profissionais, porém existem lacunas para o amparo relacionado a formação desses profissionais. Verificamos a necessidade de ampliar e investir na capacitação dos professores hospitalares, sendo uma necessidade constante, que precisa ter um olhar das políticas públicas, pois pouco tem sido feito para as práticas educacionais da Classe Hospitalar.

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Biografia do Autor

Elen Saluana da Silva Buffo Montanari, UFMS
Aluna do Programa de Mestrado em Saúde e Desenvolvimento na Região Centro Oeste da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação, Desenvolvimento Humano e Inclusão.
Milene Bartolomei Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Naviraí, Mato Grosso do Sul, Brasil
Professora Doutora da Faculdade de Educação da UFMS e do programa de Pós Graduação em Saúde e Desenvolvimento da Região Centro Oeste da UFMS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa e Estudo em Educação, Desenvolvimento humano e Inclusão.
Carina Elisabeth Maciel, UFMS
Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Fedral de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
Montanari, E. S. da S. B., Silva, M. B., & Maciel, C. E. (2019). A atuação dos professores no atendimento educacional em ambiente hospitalar: desafios e possibilidades. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 6-28. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8433
Seção
Artigos de demanda contínua