A educação e a medida socioeducativa na modalidade de liberdade assistida: análise da produção acadêmica de dissertações e teses (2008-2017)

  • Renata Melo de Souza Doutoranda do programa de políticas sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Renata Maldonado da Silva Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
  • Silvia Alicia Martínez Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Palavras-chave: Educação. Liberdade assistida. Balanço da produção

Resumo

O presente trabalho aborda a temática da medida socioeducativa de "liberdade assistida" e tem o objetivo de realizar um mapeamento documental e bibliográfico, a partir da análise das dissertações de mestrado e teses de doutorado disponíveis no banco de teses e dissertações da Capes entre os anos de 2008 e 2017. Assim, buscando realizar o "estado da questão", o trabalho propôs uma revisão de trabalhos acadêmicos que foram produzidos sobre a temática, na área da educação. Sob este enfoque, a metodologia adotada foi a de leitura e análise dos resumos, seguida de tabulação de dados e construção das categorias do objeto de estudo. Por fim, foram apresentados os resultados da distribuição dos trabalhos no país, de acordo com a região, assim como as metodologias e as fontes mais utilizadas.

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Biografia do Autor

Renata Melo de Souza, Doutoranda do programa de políticas sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Doutoranda do programa de políticas sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
Renata Maldonado da Silva, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF. Doutora em Educação -UF
Silvia Alicia Martínez, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.
Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro – UENF.  Doutora em Educação pela PUC-Rio, com estágio de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
Melo de Souza, R., da Silva, R. M., & Martínez, S. A. (2019). A educação e a medida socioeducativa na modalidade de liberdade assistida: análise da produção acadêmica de dissertações e teses (2008-2017). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 164-189. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/8453
Seção
Artigos de demanda contínua