Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais

  • Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Andressa Santos Rebelo Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Palavras-chave: Educação Especial, Educação do Campo, Indicadores Educacionais.

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na qual foi realizado um estudo sobre a Educação Especial nas escolas do campo por meio da análise de indicadores educacionais em Corumbá, município de Mato Grosso do Sul. Neste artigo, objetiva-se compreender a configuração da educação especial nas escolas do campo do município de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Os procedimentos metodológicos adotados foram a consulta em documentos oficiais da Secretaria Municipal de Educação e a análise dos microdados do Censo Escolar da Educação Básica (MEC/INEP). Em relação às escolas localizadas no campo em 2018, sete delas possuem alunos público-alvo da educação especial, totalizando vinte e três alunos. Os resultados indicam que a educação especial nas escolas do campo do município, seja nos assentamentos rurais ou nas “escolas das águas” (escolas ribeirinhas que seguem um cronograma próprio respeitando os ciclos da cheias e secas do Pantanal) se realiza em condições precárias. Há uma invisibilidade principalmente a esse público nas escolas das águas que não recebem nenhum tipo de atendimento, e nos assentamentos rurais um número reduzido de alunos recebe algum tipo de Atendimento Educacional Especializado.

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Biografia do Autor

Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Assessora Técnica do Núcleo de Educação Inclusiva da Prefeitura Municipal de Corumbá.
Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Andressa Santos Rebelo

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Editora associada da Revista Brasileira de Educação Especial (Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial – ABPEE), colaboradora do Grupo de Trabalho (GT15) Educação Especial da Associação Nacional de Pós-graduação (ANPEd) e Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2019-12-27
Como Citar
Rodrigues Corrêa, R. A., & Santos Rebelo, A. (2019). Contexto escolar dos alunos da educação especial em escolas do campo em Corumbá MS: análise dos indicadores educacionais. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 62-79. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9080
Seção
Artigos de demanda contínua