O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica

  • Natalina Francisca Mezzari Lopes UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM Grupo de Pesquisa
  • Ricardo Ribeiro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara
Palavras-chave: Organização da escola. Gestão Educacional. Gestão Escolar. Diretor Escolar.

Resumo

Este artigo tem como finalidade discorrer sobre o sentido da organização e administração para Lourenço Filho, no contexto das influências da administração científica, ancoradas nas décadas de1920 a1940. Pautado em pesquisa documental e bibliográfica, recuperamos o pensamento desse educador e administrador da educação e da escola, no Movimento de Renovação Educacional, que marcaram a História da Educação brasileira. A intenção é de compreender como tais ações ajudaram historicamente a produzir os conceitos de organização e administração da escola. A temática traz elementos da história da organização da educação nacional, relacionando-os com o problema de inserção da administração científica na escola, o que contribui para pensar a gestão da educação e da escola pública no momento atual.

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Biografia do Autor

Natalina Francisca Mezzari Lopes, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ - UEM Grupo de Pesquisa

 Professora Adjunta no Departamento de Fundamentos da Educação, área Gestão Educacional da Universidade Estadual de Maringá.

Estudo e pesquisa voltado para o trabalho do Pedagogo-gestor na Educação Básica incluindo Estágio em Gestão Escolar e a área de Educação e trabalho.

Mestrado e Doutorado em Educação (UNICAMP e UNESP respsctivamente)

Ricardo Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Araraquara

Prof. Dr. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar e vice-chefe do Departamento de Ciências da Educação.

Atua nas áreas de Administração de Sistemas Educacionais; utilização de recursos tecnológicos de comunicação para programas de formação; formação de professores; descentralização; avaliação institucional; e formação de conselhos de políticas públicas e sociais.

 

Coordena os trabalhos da Incubadora de Gestores e Lideranças Educacionais da Faculdade de Ciêncais e Letras, UNESP/Araraquara.

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Mezzari Lopes, N. F., & Ribeiro, R. (2019). O sentido da organização e administração para Lourenço Filho no contexto das influências da administração científica. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 167-184. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9099