Cultura digital e educação: a formação de professores no atual contexto informacional

  • Claudio Zarate Sanavria Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Nova Andradina
Palavras-chave: colaboração, ciberespaço, cibercultura

Resumo

Este artigo procura trazer algumas reflexões teóricas sobre a formação de professores no âmbito da cultura digital, propondo um olhar mais voltado a uma crítica ao que se faz e propondo novas perspectivas, principalmente com relação à formação continuada. Iniciaremos nossas reflexões trazendo alguns aspectos mais técnicos, visando compreender o atual estágio do desenvolvimento tecnológico e, em seguida, procuraremos localizar a escola e as necessidades de formação docente no cenário apresentado. Nossa proposta é olharmos para o contexto digital, discutirmos alguns mitos sobre a sociedade diante dessas possibilidades e vislumbrarmos uma proposta de formação docente que faça jus às necessidades que hoje se apresentam em sala de aula. Traremos como proposta o processo formativo por nós elaborado, pensando de uma maneira mais abrangente em termos de formação para o uso de tecnologias. O que defendemos em termos de formação inicial é a utilização das tecnologias de modo mais orgânico na própria formação e não apenas como um elemento específico de uma unidade curricular. No âmbito da formação continuada, nosso principal ponto de defesa é a vivência, a possibilidade do professor escolher, experimentar em sua prática, analisar possibilidades e ter autonomia de decidir pela adoção ou não de determinadas tecnologias digitais em sala de aula.

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Biografia do Autor

Claudio Zarate Sanavria, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) - Campus Nova Andradina

* Bacharel em Análise de Sistemas e especialista em Engenharia de Websites pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

* Pedagogo pelo Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).

* Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

* Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP).

* Líder do grupo de pesquisa NIPETI (Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa, Estudo e Desenvolvimento em Tecnologia da Informação).

* Experiência na área de Educação e Ciência da Computação, abordando principalmente os seguintes temas: Formação de Professores, Tecnologias Educacionais, Práticas Educativas e Engenharia de Software.

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Publicado
2019-10-30
Como Citar
Sanavria, C. Z. (2019). Cultura digital e educação: a formação de professores no atual contexto informacional. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(12), 8-27. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9165