Cultura digital e educação: a formação de professores no atual contexto informacional
Resumo
Este artigo procura trazer algumas reflexões teóricas sobre a formação de professores no âmbito da cultura digital, propondo um olhar mais voltado a uma crítica ao que se faz e propondo novas perspectivas, principalmente com relação à formação continuada. Iniciaremos nossas reflexões trazendo alguns aspectos mais técnicos, visando compreender o atual estágio do desenvolvimento tecnológico e, em seguida, procuraremos localizar a escola e as necessidades de formação docente no cenário apresentado. Nossa proposta é olharmos para o contexto digital, discutirmos alguns mitos sobre a sociedade diante dessas possibilidades e vislumbrarmos uma proposta de formação docente que faça jus às necessidades que hoje se apresentam em sala de aula. Traremos como proposta o processo formativo por nós elaborado, pensando de uma maneira mais abrangente em termos de formação para o uso de tecnologias. O que defendemos em termos de formação inicial é a utilização das tecnologias de modo mais orgânico na própria formação e não apenas como um elemento específico de uma unidade curricular. No âmbito da formação continuada, nosso principal ponto de defesa é a vivência, a possibilidade do professor escolher, experimentar em sua prática, analisar possibilidades e ter autonomia de decidir pela adoção ou não de determinadas tecnologias digitais em sala de aula.Downloads
Referências
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