Filmes de animação dos projetos “Brincar de fazer cinema com crianças”: possibilidades pedagógicas da educação em direitos humanos com/para crianças

  • Vanessa Bulde de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Constantina Xavier Filha Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Resumo

A presente pesquisa faz parte dos estudos e investigações no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero-GEPSEX e teve por objeto as possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos nos filmes de animação dos projetos de extensão “Brincar de fazer cinema com crianças” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Educação. Por objetivo, buscamos interrogar as possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos em três filmes de animação do projeto. A problemática que norteou a pesquisa foi: Como as possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos estão presentes nos roteiros dos filmes de animação do projeto “Brincar de fazer cinema com crianças”? Os referenciais teóricos foram os dos Estudos Culturais e dos estudos da Educação em Direitos Humanos. Os conceitos priorizados foram: Pedagogias Culturais, artefatos culturais, Educação em Direitos Humanos e sujeitos de direitos. Os pressupostos metodológicos utilizados basearam-se nas pesquisas pós-críticas em educação, com a abordagem metodológica da etnografia de tela. Para a organização de nossas discussões, foram selecionadas as fontes de investigação compostas de três filmes de animação produzidos no âmbito do projeto. Com base nas interrogações e problematizações foi possível refletir a respeito das possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos para a formação de sujeitos de direitos a partir dos filmes de animação do referido projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Bulde de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero (GEPSEX).

Constantina Xavier Filha, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora doutora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (FaEd/UFMS), campus Cidade Universitária de Campo Grande e no Programa de Pós-graduação em Educação (CPAN/UFMS); Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero (GEPSEX) e coordenadora do projeto de extensão “Brincar de fazer cinema com crianças”.

Referências

BALESTRIN, Patrícia Abel; SOARES, Rosângela. “Etnografia de tela”: uma aposta metodológica. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Maza Edições, 2012.

BRASIL. Caderno de Educação em Direitos Humanos: Diretrizes Nacionais. Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República: Brasília, 2013.

CANDAU, Vera. O/a educador/a como agente social e político. In: CANDAU et al. Educação em direitos humanos e formação de professores(as). São Paulo: Cortez, 2013.

FRIEDERICHS, Marta Cristina. Quanto mais quente melhor: corpos femininos nas telas do cinema. Rio Grande do Sul: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2015. Tese de Doutorado em Educação. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/128884. Acesso em: 05 fev. 2019.

MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas ou Sobre como fazemos nossas investigações. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Maza Edições, 2012.

MEYER, Dagmar Estermann. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface

educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, Dagmar Estermann;

PARAÍSO, Marlucy Alves. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação.

Belo Horizonte: Maza Edições, 2012.

PARAÍSO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação e currículo: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Maza Edições, 2012.

RIAL, Carmen Dias. Antropologia e mídia: breve panorama das teorias de comunicação. Florianópolis: UFSC, 2004. Disponível em: http://apm.ufsc,br/files/2015/05/74.-carmen-midia.doc Acesso em: 20 fev. 2019.

SCHWENGBER, Maria Simone Vione. O uso das imagens como recurso metodológico. In: MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Maza Edições, 2012.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Teoria cultural e educação: um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

XAVIER FILHA, Constantina. Brincar de fazer cinema: gênero, sexualidades e violência na produção de filmes de animação com crianças. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 329-343, ago./dez. 2015.

XAVIER FILHA, Constantina. Gênero e resistências em filmes de animação. Pro-posições, Campinas, v. 27, p. 19-36, jan./abr. 2016.

XAVIER FILHA, Constantina. Brincar de fazer cinema com crianças: pensar em si e no mundo. In: CONGRESSO MUNDOS DE MULHERES & SEMINÁRIO INTERNACIONAL FAZENDO GÊNERO, 13., 11., 2017, Florianópolis. Anais eletrônicos… Florianópolis: UFSC, 2017. Disponível em: http://www.wwc2017.eventos.dype.com.br/resources/anais/1498433952_ARQUIVO_Artigo-BRINCARDEFAZERCINEMACOMCRIANCAS_constantinaxavier.pdf Acesso em: 26 jan. 2019.

XAVIER FILHA, Constantina. Violências e Direitos Humanos em pesquisas com crianças. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. especial, p. 1569-1583, dez. 2015

VIDEOGRAFIA

CANTANDO OS DIREITOS DAS CRIANÇAS. Direção de Constantina Xavier Filha. Mato Grosso do Sul: Tina Xavier Produções, 2016. (9 min).

DIREITO DAS CRIANÇAS: UMA AVENTURA INTERGALÁCTICA. Direção de Constantina Xavier Filha. Mato Grosso do Sul: Tina Xavier Produções, 2013. (8 min).

SER CRIANÇA EM CAMPO GRANDE: UM DOCUMENTÁRIO ANIMADO. Direção de Constantina Xavier Filha. Mato Grosso do Sul: Tina Xavier Produções, 2011. (9 min).

Publicado
2019-12-27
Como Citar
Oliveira, V. B. de, & Xavier Filha, C. (2019). Filmes de animação dos projetos “Brincar de fazer cinema com crianças”: possibilidades pedagógicas da educação em direitos humanos com/para crianças. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 6(13), 219-237. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9248
Seção
Artigos de fluxo contínuo