Filmes de animação dos projetos “Brincar de fazer cinema com crianças”: possibilidades pedagógicas da educação em direitos humanos com/para crianças
Resumo
A presente pesquisa faz parte dos estudos e investigações no âmbito do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades, Educação e Gênero-GEPSEX e teve por objeto as possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos nos filmes de animação dos projetos de extensão “Brincar de fazer cinema com crianças” da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, na Faculdade de Educação. Por objetivo, buscamos interrogar as possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos em três filmes de animação do projeto. A problemática que norteou a pesquisa foi: Como as possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos estão presentes nos roteiros dos filmes de animação do projeto “Brincar de fazer cinema com crianças”? Os referenciais teóricos foram os dos Estudos Culturais e dos estudos da Educação em Direitos Humanos. Os conceitos priorizados foram: Pedagogias Culturais, artefatos culturais, Educação em Direitos Humanos e sujeitos de direitos. Os pressupostos metodológicos utilizados basearam-se nas pesquisas pós-críticas em educação, com a abordagem metodológica da etnografia de tela. Para a organização de nossas discussões, foram selecionadas as fontes de investigação compostas de três filmes de animação produzidos no âmbito do projeto. Com base nas interrogações e problematizações foi possível refletir a respeito das possibilidades pedagógicas de Educação em Direitos Humanos para a formação de sujeitos de direitos a partir dos filmes de animação do referido projeto.
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