Gênero e diversidade na escola: entre a democratização do acesso e a precarização do trabalho do tutor EAD na Universidade Aberta do Brasil

  • Tassio Acosta

Resumo

O presente trabalho analisa a função do tutor nos cursos de educação a distância (EAD) no Brasil, a partir da Universidade Aberta do Brasil (UAB), promotora do curso de Gênero e Diversidade na Escola (GDE), por meio da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O aporte metodológico se dá a partir de uma genealogia dos dispositivos legais sobre a EAD no Brasil e uma análise da função do professor-tutor no GDE. Conclui-se que as dificuldades vivenciadas pelos profissionais envolvidos se dão pela influência do ultraliberalismo do Estado, presente por meio da remuneração por bolsas-auxílios, sem vínculos empregatícios, consolidando a precarização do trabalho dos envolvidos.

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Biografia do Autor

Tassio Acosta
Docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Santa Cecília (UNISANTA). Doutorando em Educação (UNICAMP), Mestre em Educação (UFSCar), Especialista em Ética, valores e cidadania na escola (USP). Historiador e Pedagogista.

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Publicado
2020-03-23
Como Citar
Acosta, T. (2020). Gênero e diversidade na escola: entre a democratização do acesso e a precarização do trabalho do tutor EAD na Universidade Aberta do Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(14), 324-343. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9310