Potencialidades e fragilidades: uma análise das pesquisas sobre residência multiprofissional em saúde

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa de literatura com o objetivo de analisar as pesquisadas referentes aos Programas brasileiros de Residência Multiprofissional em Saúde e categorizar os resultados em potencialidades e fragilidadestilizou-se a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e o Banco de Teses e Dissertações da CAPES, para selecionar pesquisas, foram empregados os descritores de assunto “residência”, “multiprofissional” e “saúde” combinados de formas distintas. Foi realizado uma análise crítica e revisão integrativa dos estudos de 83 resumos de teses e dissertações. Os resultados apontam a realização de pesquisas em diferentes regiões do Brasil, com destaque para a região do Nordeste e dos Programas de Pós-Graduação de Ensino na/em Saúde, ainda por meio das análises foi possível verificar que na categoria potencialidade a formação profissional se destaca e nas fragilidades a restrição dos aspectos pedagógicos ficam mais evidentes. Conclui-se que os Programas de Residência em Saúde, são cenários potencializadores da formação qualificada e das pesquisas brasileiras, no entanto, existem situações que fragilizam o processo, sendo necessário estabelecer estratégias de melhoria dos programas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Garabeli Cavalli Kluthcovsky, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Medicina Interna e Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Paraná. Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná. Docente do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Pollyanna Borges, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Paulo, Graduada em Odontologia pela Universidade de Santo Amaro (2000). Docente do Departamento de Enfermagem e Saúde pública da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Referências

ANDRADE; Ângela Catarina Inácio Costa de. Formação Multiprofissional Em Rede de Saúde: da fragmentação da formação em saúde à busca da integridade. Dissertação de Mestrado, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Rio de Janeiro, 103 p., 2016.

ARNEMANN, Cristiane Trivisol. et al. Práticas exitosas dos preceptores de uma residência multiprofissional: interface com a interprofissionalidade. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1635-1646, 2018.

BARDLN, Lawrence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições, v. 70, p. 225, 1977.

BARRETO; Gabriela Amorim. Percepção do processo avaliativo e seus

instrumentos na residência multiprofissional na atenção integral em ortopedia e traumatologia. Dissertação de Mestrado Profissional. Universidade Do Estado Do Pará, Belém, 112 p., 2017.

BEZERRA; Mharianni Ciarlini de Sousa. A experiência de psicólogos como

residentes em programa multiprofissional em saúde. Dissertação de Mestrado em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - Centro de Ciências da Vida, Campinas, 216 p., 2016.

BRASIL; Camila da Costa. Formação e Trabalho em Saúde: análise das

residências multiprofissionais em saúde da família e comunidade. Dissertação de Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social, Universidade Estadual Do Ceará, Fortaleza, 125 p , 2017.

BRASIL, Lei nº 11.129, de 30 de junho de 2005. Institui o Programa Nacional de Inclusão de Jovens – ProJovem; cria o Conselho Nacional da Juventude – CNJ e a Secretaria Nacional de Juventude. Diário Oficial da União, Brasília, 30 de junho 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11129.htm. Acesso em: 13 abr. 2019.

BRASIL, Portaria Interministerial MEC/MS Nº 1.077, De 12 De Novembro De 2009. Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e a Residência em Área Profissional da Saúde, e institui o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais e em Área Profissional da Saúde e a Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Revoga a portaria interministerial MEC/MS nº 45, de 12-01-2007 alterada pela portaria interministerial MEC/MS nº 1.224, de 03-10-2012. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, 13 nov. 2009. Seção I, p.7.

BRASIL, Portaria Intersetorial nº2.117 de 3 de novembro de 2005. Institui no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, a Residência Multiprofissional em Saúde e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 04 de nov. 2005. nº 212, seção 1, p. 112.

BRASIL, Secretaria De Educação Superior; Comissão Nacional De Residência Multiprofissional Em Saúde. Resolução CNRMS nº 2, de 13 de abril de 2012. Diário Oficial da União [da] República Federativa do Brasil, 2012.

CAETANO, Debora Andrade. Estresse, burnout, qualidade de vida e capacidade para o trabalho em residentes multiprofissionais Juiz de Fora-MG. Dissertação de Mestrado em PSICOLOGIA. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 196 p., 2018.

CASANOVA, Isis Alexandrina.; BATISTA, Nildo Alves.; MORENO, Lídia Ruiz. A Educação Interprofissional e a prática compartilhada em programas de residência multiprofissional em Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 22, p. 1325-1337, 2018.

CASTRO, Marina Monteiro. As residências multiprofissionais em saúde e o serviço social. Revista Serviço Social em Perspectiva, v. 2, n. Esp., p. 473-484, 2018.

CAVALCANTI, Ismar Lima. et al. Burnout e depressão em residentes de um Programa Multiprofissional em Oncologia: estudo longitudinal prospectivo. Rev. bras. educ. méd, v. 42, n. 1, p. 190-198, 2018.

CECCIM, Ricardo Burg. et al. Preceptoria e tutoria: ação docente nas residências em saúde. Formação de formadores para residências em saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva [recurso eletrônico] Porto Alegre: Rede UNIDA. p. 113-123, 2018.

DE MELO, Rafael Magalhães. et al. Experiência da residência multiprofissional regionalizada como educação profissional em saúde. Simpósio Nacional, 2018.

DE OLIVEIRA, Janete Bertan. et al. Influência da residência multiprofissional na vida profissional de egressos. Inova Saúde, v. 6, n. 1, p. 122-139, 2017.

DIAS, Ieda Maria Alves Vargas et al. A tutoria no processo de ensino-aprendizagem no contexto da formação interprofissional em saúde. Saúde em Debate, v. 40, p. 257-267, 2016.

DOS SANTOS, Francyelly Oliveira Pereira et al. Residência multiprofissional: um dispositivo para o fortalecimento das políticas de saúde no contexto hospitalar. Gep News, v. 2, n. 2, p. 252-260, 2019.

FILHO; Pedro Alves De Araujo. Aos trancos e barrancos - uma avaliação

participativa sobre a formação na residência multiprofissional em saúde da família e comunidade. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 217 p., 2017.

FIORANO, Ana Maria Marcondes; GUARNIERI, Ana Paula. Residência multiprofissional em saúde: tem valido a pena?. ABCS Health Sciences, v. 40, n. 3, 2015.

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª Edição. Paz e Terra. Rio de Janeiro, 1979.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

GIRARD, Gleyce Pinto. et al. Interdisciplinaridade no ensino prático em Residência Multiprofissional em Saúde. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 11, n. 7, p. e495-e495, 2019.

GIROTTO; Leticia Cabrini. Preceptores do Sistema Único de Saúde: como

percebem seu papel em processos educacionais na saúde. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, São Paulo, 121 p., 2016.

HONDA, Karla; CHIRELLI, Mara Quaglio. Residência Multiprofissional em Saúde: formação com metodologias ativas de ensino-aprendizagem. CIAIQ2015, v. 2, 2015.

JUNIOR; Jorge Carlos Menezes Nascimento. A Formação de Residentes sob o olhar dos Preceptores da Área de Fisioterapia em um programa de Residência Multiprofissional no Interior da Amazônia. Dissertação de Mestrado Profissional, Universidade do Estado do Pará, Belém, 102 p., 2017.

KATOPODIS; Valeria Moraes. Manejo do Estresse: Um Estudo da

Movimentação Consciente do Corpo. Tese de Doutorado em PSICOLOGIA, Pontifícia Universidade Católica De Goiás, Goiânia, 136 p., 2017.

LEÃO; Suderlande da Silva. A interdisciplinaridade na residência

multiprofissional de uma universidade federal do Nordeste: à óptica dos

residentes. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 122 p., 2018.

LIMA; Priscilla Cavalcante. Qualidade de vida de residentes de programas de residência da área da saúde. Dissertação de Mestrado em Enfermagem Fundação Universidade Federal do Piauí, Teresina, 93 p., 2018.

LOPES; Christiny Regina. Residência Multiprofissional em Saúde: a integração ensino-serviço no processo formativo. Dissertação de Mestrado em Enfermagem, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 117 p., 2018.

MACHADO; Lia Gomes da Frota. Preceptoria: formação e competência. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde. Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 78 p., 2018.

MACHADO, Lucas Dias Soares. et al. Representations of resident professionals regarding the pedagogical strategies used in the multiprofessional residency training process. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 52, 2018.

MACHADO, Maria de Fátima Antero Souza et al. Competências em promoção da saúde: o domínio parceria na residência multiprofissional em saúde. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 31, n. 4, 2018.

MEDEIROS; Monalisa SOARES Maranhao de Freitas. Educação para o

trabalho interprofissional no contexto das residências em uma maternidade escola. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino na Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Centro de Ciências da Saúde, Natal, 95 p., 2018.

MELLO, Amanda de Lemos et al. Residência Multiprofissionais em Saúde: Revisão de teses e dissertações brasileiras. Multiciência Online @2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/323557269. Acesso em: 11 ago. 2019.

MILANESI; Rafaela. Preceptoria na residência multiprofissional em saúde:

vivência do ser preceptor na ênfase de atenção ao paciente crítico. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, 130 p., 2016.

MOTA; Raquel Barros Andrade. Programa de residência multiprofissional

integrada em saúde: uma avaliação da política de educação permanente em saúde no HC/UFPE a partir da inserção dos egressos no mercado de trabalho de 2012 A 2015. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 68 p., 2016.

NASCIMENTO, Débora Dupas Gonçalves.; OLIVEIRA, Maria Amélia de Campos. Competências profissionais e o processo de formação na residência multiprofissional em Saúde da Família. Saúde e Sociedade, v. 19, p. 814-827, 2010.

ONOCKO-CAMPOS, Rosana; EMERICH, Bruno Ferrari.; RICCI, Ellen Cristina. Multiprofessional Residency in Mental Health: a theoretical framework for professional education. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, 2019.

PEREIRA, Adriene Jacinto et al. Formação de preceptores e tutores em saúde: construção de caminhos. Formação de formadores para residências em saúde: corpo docente-assistencial em experiência viva [recurso eletrônico] Porto Alegre: Rede UNIDA, 2018. p. 88-101, 2018.

ROSA, Soraya Diniz.; LOPES, Roseli Esquerdo. Residência multiprofissional em saúde e pós-graduação lato sensu no Brasil: apontamentos históricos. Trabalho, educação e saúde, v. 7, n. 3, p. 479-498, 2009.

SARMENTO, Lidiane de Freitas et al. A distribuição regional da oferta de formação na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde. Saúde em Debate, v. 41, p. 415-424, 2017.

SILVA, Cristiane Trivisol da et al. Residência multiprofissional como espaço intercessor para a educação permanente em saúde. Texto & contexto enfermagem. Florianópolis. Vol. 25, n. 1 (2016), p. e2760014, 2016.

SILVA; Larissa Gomes da. Preceptoria na residência multiprofissional em

saúde no Programa de Terapia Intensiva Adulto: perfil dos profissionais e

dificuldades enfrentadas. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino da Saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 67 p., 2018.

SILVA, Letícia B. Residência Multiprofissional em Saúde no Brasil: alguns aspectos da trajetória histórica. Revista Katálysis, v. 21, n. 1, p. 200-209, 2018.

SILVA, Luiz Anildo Anacleto et al. Avaliação da educação permanente no processo de trabalho em saúde. Trabalho, Educação e Saúde, v. 14, n. 3, p. 765-781, 2016.

TORRES, Rafael Bruno Silva et al. Estado da arte das residências integradas, multiprofissionais e em área profissional da Saúde. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 23, p. e170691, 2019.

Publicado
2020-11-24
Como Citar
Martins, J. C., Garabeli Cavalli Kluthcovsky, A. C., & de Oliveira Borges, P. K. (2020). Potencialidades e fragilidades: uma análise das pesquisas sobre residência multiprofissional em saúde. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 40-55. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9575
Seção
Artigos de demanda contínua