Fontes de pesquisa: um estudo sobre a Biblioteca Nacional Digital – BNDIGITAL

  • Enoque da Silva Reis Professor na Universidade Federal de Rondônia (Unir/ Ji-paraná). Doutorando da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. https://orcid.org/0000-0001-6631-9688
  • Luiz Carlos Pais

Resumo

O objetivo deste artigo é trazer à tona e discutir as potencialidades da Biblioteca Nacional Digital Brasileira como uma inigualável fonte de pesquisa, em particular, historiográfica. Para o desenvolvimento dela elege-se as ideias advindas da nova história cultural em conjunto com uma abordagem metodológica crítica desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME) denominado por eles de Esquema Heptagonal. Como resultado, nota-se que na realização de inúmeras pesquisas, se faz necessário, a obtenção de fontes, em particular em pesquisas do tipo historiográfico as fontes na sua grande maioria são de difíceis acesso por se tratarem de documentos antigos, e a Hemeroteca Digital Brasileira que está vinculada a Biblioteca Nacional Digital Brasileira disponibiliza milhares de fontes e seu acesso é fácil, rápido e gratuito o que privilegia o desenvolvimento de inúmeras pesquisas nessa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enoque da Silva Reis, Professor na Universidade Federal de Rondônia (Unir/ Ji-paraná). Doutorando da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Especialista em Estatística e Matemática pela Universidade Federal de Lavras. Licenciado em Matemática com Enfase em Ciências da Computação pela Universidade para o Desenvimento do Estado e da Região do Pantanal. Professor adjunto da Universidade Federal de Rondônia no departamento de Matemática e Estatística de Ji-Paraná e do Mestrado em Educação Matemática da Universidade Federal de Rondônia Campus Ji-Paraná. Lider do Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar-RO.

Luiz Carlos Pais

Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Universidade Federal do Pará(1980), graduação em Ciências Naturais pela Universidade Federal do Pará(1977), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1984) e doutorado em Doutorado Em Educação Matemática pela Universidade de Montpellier(1991). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Membro de corpo editorial da Perspectivas da Educação Matemática, Membro de corpo editorial da RIPEM - Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, Membro de corpo editorial da BOLEMA - Boletim de Educação Matemática e Membro de corpo editorial da Revista de Ciências Exatas e Naturais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino-Aprendizagem. Atuando principalmente nos seguintes temas:Educação Matemática, Ensino da Geometria, Representação Plana, Corpos Redondos

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 Ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003.

MANOEL, Alan Pereira. Aspectos históricos do estudo do cálculo diferencial e integral no ensino secundário brasileiro entre 1889 e 1929. (2018) Dissertação – Universidades Federal do Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.

PAIS, Luiz Carlos. Ensaio sobre Questões de Método na Pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) V. 11, n. 26 – 2018. Disponível em:< http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7702/5498>. Acesso em: 16 jan. 2020.

Publicado
2020-11-24
Como Citar
Reis, E. da S., & Carlos Pais, L. (2020). Fontes de pesquisa: um estudo sobre a Biblioteca Nacional Digital – BNDIGITAL . Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 30-39. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9940
Seção
Artigos de demanda contínua