Fontes de pesquisa: um estudo sobre a Biblioteca Nacional Digital – BNDIGITAL
Resumo
O objetivo deste artigo é trazer à tona e discutir as potencialidades da Biblioteca Nacional Digital Brasileira como uma inigualável fonte de pesquisa, em particular, historiográfica. Para o desenvolvimento dela elege-se as ideias advindas da nova história cultural em conjunto com uma abordagem metodológica crítica desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em História da Educação Matemática Escolar (GEPHEME) denominado por eles de Esquema Heptagonal. Como resultado, nota-se que na realização de inúmeras pesquisas, se faz necessário, a obtenção de fontes, em particular em pesquisas do tipo historiográfico as fontes na sua grande maioria são de difíceis acesso por se tratarem de documentos antigos, e a Hemeroteca Digital Brasileira que está vinculada a Biblioteca Nacional Digital Brasileira disponibiliza milhares de fontes e seu acesso é fácil, rápido e gratuito o que privilegia o desenvolvimento de inúmeras pesquisas nessa área.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 5 Ed. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2003.
MANOEL, Alan Pereira. Aspectos históricos do estudo do cálculo diferencial e integral no ensino secundário brasileiro entre 1889 e 1929. (2018) Dissertação – Universidades Federal do Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática.
PAIS, Luiz Carlos. Ensaio sobre Questões de Método na Pesquisa em Educação Matemática. Perspectivas da Educação Matemática. Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) V. 11, n. 26 – 2018. Disponível em:< http://www.seer.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/7702/5498>. Acesso em: 16 jan. 2020.
Copyright (c) 2020 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.