A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual

  • Mara Rúbia da Silva Miranda Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  • Mirian Bortoluzzi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar o panorama atual das metodologias ativas aplicadas nos cursos de Engenharias. Para tanto, utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir dos dados coletado na base Web of Science, apresentando a importância das metodologias ativas no ensino superior, bem como de dados secundários disponibilizados pela United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO) e PATENTSCOPE, verificando o panorama atual da inserção de metodologias ativas na engenharia. Os resultados revelam: a) a oportunidade de intensificar as pesquisas que envolvem metodologias ativas aplicadas a educação em engenharia; b) possibilidade de levar em conta uma abordagem voltada ao uso de ferramentas, softwares ou demais metodologias que estimulem uma aprendizagem mais prática do aluno de engenharia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BACICH, Lilian; Moran, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.

BAZZO, Walter Antônio; Pereira, Luiz Teixeira do Vale. Ensino de Engenharia: na busca do seu aprimoramento. Florianópolis: Editora da UFSC, 1997.

DALE, Edgar. Edition of audio-visual methods in teaching. 3rd ed. New York: Dryden, 1969.

FILATRO, Andrea. Metodologias inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva, 2018.

FORNDRAN, Freerik.; ZACHARIAS, Carlos Renato. Gamified experimental physics classes: a promising active learning methodology for higher education. European Journal of Physics, 40, n. 4, Jul 2019.

FREZZATI, Fábio; MARTINS, Daiana Bragueto; MUCCI, Daniel Magalhães; LOPES, Paulo Adeildo. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma solução para aprendizagem na área de negócios. 1. ed. – São Paulo: Atlas, 2018.

GARMENDIA-MUJIKA, Mikel; AGINAKO-ARRI, Zaloa.; SOLABERRIETA-MENDES, Eneko. Engineering students perceptions about active teaching methodologies in the university of the basque country. Iceri2015: 8th International Conference of Education, Research and Innovation, 2015. p. 7922-7931. (ICERI Proceedings).

PATENTSCOPE. Pesquisa de documentos de patentes. Disponível em: <https://patentscope.wipo.int/search/en/search.jsf>. Acesso em: 21 mar. 2020.

PEREIRA, Rodrigo. Método Ativo: Técnicas de Problematização da Realidade aplicada à Educação Básica e ao Ensino Superior. In: VI Colóquio internacional. Educação e Contemporaneidade. São Cristóvão, SE. 20a 22setembro de 2012.

PONSA, Pere; Garcia, Beatriz Amante; Boladeras, Marta Dias; Oliver, Sonia. Higher Education Challenges: Introduction of Active Methodologies in Engineering Curricula. International Journal of Engineering Education, 25, n. 4, p. 799-813, 2009.

UNESCO INSTITUTE FOR STATISTICS. Education Trends in Perspective – Analysis of the World Education Indicators. ORGANISATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT.

WORLD EDUCATION INDICATORS PROGRAMME. UNESCO-UIS/OECD, 2005. Disponível em: http://uis.unesco.org/en/documents. Acesso em: 23 mar. 2020.

UNESCO INSTITUTE FOR STATISTICS. Global Education Digest 2009 – Comparing Education Statistics Across the World. UNESCO-UIS/OECD, 2009. Disponível em: http://uis.unesco.org/en/documents. Acesso em: 23 mar. 2020.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, n. 4, 2014.

VARELA, Concepcion; BILBAO, Javier; GARCIA, Olatz; REBOLLAR, Carolina. et al. Problem-based learning practices in mathematics for higher education. In: CHOVA, L. G.; MARTINEZ, A. L., et al (Ed.). 9th International Conference on Education and New Learning Technologies, 2017. p. 6120-6124. (EDULEARN Proceedings).

VYGOTSKY, Lev. Mind and society: the development of higher mental processes. London: Englewood, 1978.

Publicado
2020-11-24
Como Citar
Miranda, M. R. da S., & Bortoluzzi, M. B. de O. (2020). A Inserção de metodologias ativas na engenharia: uma análise do panorama atual. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 153-163. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/9978
Seção
Artigos de fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)