Desenvolvimento profissional docente em um grupo colaborativo
Abstract
É um desafio escrever sobre formação de professores pela diversidade de correntes de pesquisadores - cada qual defendendo seu espaço político e ideológico-, e pela amplitude de temas que se conectam entre si. Mas, é preciso avançar e levantar novas questões de estudo - como é o propósito deste artigo ao abordar questões no universo da formação continuada de professores, em uma perspectiva crítico-reflexiva em um grupo colaborativo, indicado como espaço propício ao desenvolvimento de uma formação continuada. Traz-se à tona as dificuldades, preocupações e concepções de duas professoras recém formadas no exercício de pouco mais de um mês de docência. Trata-se de um estudo qualitativo, no seio de uma pesquisa-ação estratégica, com o lócus dos relatos feitos em um grupo colaborativo já consolidado. A coleta de dados objeto deste recorte foi feita por meio de perguntas dos membros do grupo colaborativo às duas professoras durante o encontro no qual elas se apresentaram, e feitas as primeiras colocações. O estudo mostrou a necessidade de haver participação de professores – principalmente os recém ingressos no magistério – em grupos colaborativos, uma vez que nestes grupos encontram-se ambientes propícios ao desenvolvimento profissional. Nestes grupos as angústias e ansiedades – próprias do início da docência – encontram espaço para serem colocadas, ouvidas e refletidas em conjunto com professores mais experientes, fomentando trocas de saberes, conhecimentos e experiências formativas.
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