EDUCATION AND FAMILY: OCTENNIS (2014-2021)

Abstract

This research is the result of the first author's postdoctoral internship, supervised by the second, at the Catholic University of Salvador (UCSAL). It aimed to investigate the production of knowledge related to Education in Family Studies, contained in dissertations and theses in the Family Program in Contemporary Society (PPGFSC) in the period (2014 to 2021). This is an integrative review with a qualitative approach. The research was carried out in the University Repository, published online, with the purpose of mapping and discussing the main research in the last eight years. The question that guided the elaboration of this research was: What are the themes, objectives, theoretical approaches and gaps that emerge from the research on education in the Family Program in Contemporary Society in this period? A total of 21 studies were found, grouped into three analytical categories: teaching/school; school/family; student/school. The main results showed that the most highlighted themes in the studies emphasized the terms: school, teaching, student and family. The objectives were aligned with the proposed themes, with a predominance of the qualitative approach. There was a wide variety of theoretical approaches, since the program is multidisciplinary, covering both the study themes and the theoretical areas of the researchers. Few gaps in this literature were pointed out by the studies, indicating the need for further investigation. Finally, we believe that the partnership between family, school and the use of effective teaching methodologies are important pillars for education, complementing the teaching-learning process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosa Maria da Motta Azambuja, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Tutora de mestrado na Universidade de la Empresa (UDE) Montevideo UY. Docente na Faculdade Batista Brasileira (FBB) Salvador BA.

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Pós-doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) Salvador BA. Psicologia clínica. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (auto)biografia e poética/UCSal.

References

ABREU, Elmar Silva de. O afeto de família: suas consequências na aprendizagem em uma escola pública em Salvador. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UCSAL-1_85062d68203102e235bd76526b0b0d0f. Acesso em 9 jan.2025.

AMORIM, Francismare Oliveira de. Filho (é) da mãe (?): famílias monoparentais femininas no contexto de uma escola pública em Salvador – Ba. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/55c90f73-f697-4780-bc6c-0e9f47abb239. Acessos em: 30 dez. 2024.

BOTELHO, Louse; CUNHA, Cristiano; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 23 maio. 2025.

BRITO, Eliana Sales. Biografia e percursos acadêmicos e familiares de estudantes com sofrimento mental. Tese (Doutorado). Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, 2017. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/96abcb40-fa74-4120-8f04 d4a3a6406e9a/content. Acesso em: 31 jan.2025.

BRUSCHINI, Cristina. Uma abordagem sociológica da família. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v. 6 n. 1 p. 1-23, jan./jun. 1989. Disponível em: https://www.rebep.org.br/revista/article/view/562. Acesso em: 24 maio 2025.

CERQUEIRA, Lorena Maia Ribeiro. Refletindo sobre linguagens e representações de famílias: análise de coleções didáticas integradas para o ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2015. Disponível em: <https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/0cc5a99f-ee75-4e8f-abd5-950a6c2be100/content>. Acesso em: 25 jan. 2025.

CONCEIÇÃO, Larissa. da. Qualidade de vida e desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva e suporte familiar no processo de escolarização. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2017. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/2a24dfd0-4d36-4d3b-bf08-5666af69fc83. Acesso em: 18 jan. 2025.

CRUZ, Ariadne de Araújo. Exames Supletivos: Motivações de pais e filhos, de contextos socioeconômicos diversos, para a sua realização. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2014. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/28d463f4-5c01-4d2f-b83b-e12321b8bb0f/content. Acesso em: 23 jan.2025.

CRUZ, Ariadne de Araújo. Escolarização, trabalho e família: concepções e perspectivas de adolescentes e familiares em busca dos exames supletivos. Tese (Doutorado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: <https://ri.ucsal.br/items/6ee47f80-e52a-4c9e-a2df-807055a30653> Acessos em 01 fev. 2025.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 2007, 17(36), p. 21-32. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/dQZLxXCsTNbWg8JNGRcV9pN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 fev.2025.

LIMA, Ana Cristina Bispo. A percepção de pedagogos/professores do ensino fundamental sobre as influências das configurações familiares no desempenho escolar das crianças. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica do Salvador. 2019. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/47bbba95-9747-4b26-8b08-397033c68b10/content. Acesso em: 31 jan. 2025.

MARTURANO, Edna Maria. Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 2, pág. 135–142, maio de 1999. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37721999000200006> Acesso em: 30 jan.2025.

NEGRÃO, Felipe; GONZAGA, Amarildo. Mapeamento internacional da produção científica sobre pesquisa narrativa e formação de professores. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 12, n. 30, p. 189-204. 2025. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20162. Acesso em: 25 maio 2025.

NOGUEIRA, Maria Alice; COUTINHO, Priscila. Relações família-escola na contemporaneidade: novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação. Educar em Revista, v. 41, p. e98626, 2025. Disponível em <https://www.scielo.br/j/er/a/7zf6pw83sLcVRHG8zvN4DyR/> Acesso em: 23 maio 2025.

NUNES, Andréa Cláudia Pimentel. Dinâmicas familiares e performances estudantis: o olhar do educando de um Instituto Federal de Educação. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/854ee162-9fb4-451b-8216-0545843f6085. Acesso em 30 abril 2025.

OLIVEIRA, João Paulo. Percepções de filhos adolescentes sobre o abandono afetivo paterno entre estudantes do subúrbio ferroviário de Salvador. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/f3ab414a-ee62-43eb-aae9-288df5a8fef4. Acesso em 30 abril 2025.

OLIVEIRA, Eliana. O papel da família na aprendizagem matemática entre estudantes de uma escola pública no município de Salvador-BA. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2021. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/7a9b4c27-36e4-4e26-abd6-7c50f5acd7cf. Acessos em: 30 abril 2025.

POLÔNIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicologia Escolar E Educacional, 9(2), 303–312. 2005. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/?lang=pt. Acesso em: 24 fev.2025.

REGO, Teresa Cristina. Memórias de escola: Cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes.2003.

REIS, Ludimila Maria da Silva; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e37594, 2021 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312021000100147&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2025.

REZENDE-CAMPOS, Pollyanna. Juventudes em trânsito: conflitos e subversões do (cis)tema heteronormativo no contexto familiar e escolar em Salvador. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2018. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/9fb3d072-0449-4da5-955b-79c694dce2e8/content. Acesso em 31 jan.2025.

RIOS, Clara Maria Almeida. A transição do 5º para o 6º ano numa escola pública municipal de Salvador – Ba: dificuldades dos estudantes, contribuições familiares e apoio escolar. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/2cc7ad05-de0b-4250-a317-3777e93aaeb6. Acesso em: 30 abril 2025.

SANTOS, Fernanda Pereira. Qualidade do Atendimento Educacional Especializado: a Instituição, o Estudante e sua família. Tese (Doutorado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2017. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/2385bcff-fd1e-4039-bb2815fb1f55ad98/content. Acesso em: 23 fev.2025.

SANTOS, Rosana Assis dos. Família, escola e práticas lúdicas: o enlace Bioecológico para o desenvolvimento integral de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2021. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/0ff5a53b-e1cf-4984-99a3-ab56f1d31434. Acesso em: 09 abril 2025.

SILVA, Lucielma Moreira da. Famílias e Escola como redes de apoio em contexto de vulnerabilidade social: percepções de adolescentes em distorção idade-série. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/8d680fe5-7751-47a9-86d6-0fc63cc21dfb/content. Acesso em: 02 jan.2025.

SILVA, Aline Daise Teixeira da. Família e escola: aportes fundamentais para a construção de projetos de vida de adolescentes em medida de internação. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponíveis em: https://ri.ucsal.br/items/e97dd9be-c026-46cf-99a5-92b0a86652c3. Acesso em: 30 abril 2025.

SILVA, Ester Nunes Praça da. Desafios e estratégias educativas de mulheres-mães de camada popular urbana: um olhar sobre a experiência do Programa Bolsa Família (PBF). Tese (Doutorado) Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2018. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/6fa3f976-5685-482f-a430-30e571e2c5d3/content. Acesso em: 18 maio 2025.

SILVA, Luciana Rios da. Trajetória de estudante da graduação em medicina da UEFS: percursos para permanência e conclusão do curso, frente às expectativas familiares. Tese (Doutorado) Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/ff1aca88-d7c1-42e2-bd10-c46715c125c1. Acesso em: 30 abril 2025.

SILVA, Fabiana dos Santos. A Família e o Ensino. Religioso no processo da educação integral dos estudantes do ensino fundamental nas escolas municipais de Camaçari. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/7c93be93-b6da-4d21-9509-8fa11de6db32. Acesso em: 05 jan. 2025.

SILVA, Demóstenes Neves da. Trajetórias no contexto de um Internato: das expectativas familiares às experiências dos internos e egressos. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2007. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/881891dd-758d-4870-9646-c5546e3ca2a0/content. Acesso em: 18 maio 2025.

SILVA, Fernando de Almeida. Relação família e escola: um estudo sobre o abandono afetivo e o processo de aprendizagem escolar. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2019. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/faae9c65-6496-495a-8b9c-1e628f51c721/content. Acesso em: 18 maio 2025.

SILVA, Thayná de Carvalho. Práticas educativas de avós de camadas populares e envolvimento na escolarização dos netos. Perspectivas familiares e escolares. [Dissertação de Mestrado não publicada]. Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana (MG): Universidade Federal de Ouro Preto, 2025.

Teixeira, Ivone Rocha Educação profissional integrada em tempo integral: perspectiva dos estudantes e interesses familiares. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/9f4101f6-c166-49c9-9414-a6bd963eb206/content> Acesso em: 18 maio 2025.

Published
2025-09-17
How to Cite
Azambuja, R. M. da M., & Rabinovich, E. P. (2025). EDUCATION AND FAMILY: OCTENNIS (2014-2021). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 347-368. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23451
Section
Continuous publication articles