Educação e família: octênio (2014-2021)

Resumen

Esta pesquisa é fruto do estágio pós-doutoral da primeira autora, orientado pela segunda, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL). O estudo teve como objetivo analisar a produção de conhecimento sobre Educação nos estudos de Família, a partir de dissertações e teses do Programa de Família na Sociedade Contemporânea (PPGFSC) no período de 2014 a 2021, selecionado por apresentar maior volume de produções acadêmicas em educação e família. Trata-se de uma revisão integrativa de abordagem qualitativa.  A pesquisa foi realizada no Repositório da Universidade, publicados online, com a finalidade de mapear e discutir as principais pesquisas nos últimos oito anos. A questão que norteou a elaboração desta pesquisa foi: Quais são os temas, objetivos, abordagens teóricas e lacunas identificados nas pesquisas sobre educação e família no Programa de Família na Sociedade Contemporânea desse período?  Foram encontrados um total de 22 estudos disponíveis ao acesso eletrônico, agrupados em três categorias analíticas: ensino/escola; escola/família; aluno/escola. Os principais resultados apontaram que as temáticas mais destacadas nos estudos dão ênfase aos termos: escola, ensino, aluno e família. Já os objetivos estiveram aliados aos temas propostos, com predominância da abordagem qualitativa. Houve uma grande variedade nas abordagens teóricas, uma vez que o programa é multidisciplinar, abrangendo tanto os temas dos estudos quanto as áreas teóricas dos pesquisadores. Lacunas dessa literatura foram ensejadas pelos estudos, apontando para aprofundamento de investigação. Por fim, acreditamos que a parceria entre família, escola e o uso de metodologias de ensino eficazes são pilares importantes para a educação, complementando o processo de ensino-aprendizagem.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Rosa Maria da Motta Azambuja, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Doutora em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL). Tutora de mestrado na Universidade de la Empresa (UDE) Montevideo UY. Docente na Faculdade Batista Brasileira (FBB) Salvador BA.

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador (UCSAL)

Pós-doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) Salvador BA. Psicologia clínica. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Família, (auto)biografia e poética/UCSal.

Citas

ABREU, Elmar Silva de. O afeto de família: suas consequências na aprendizagem em uma escola pública em Salvador. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2016. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UCSAL-1_85062d68203102e235bd76526b0b0d0f. Acesso em 9 jan.2025.

AMORIM, Francismare Oliveira de. Filho (é) da mãe (?): famílias monoparentais femininas no contexto de uma escola pública em Salvador – Ba. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/55c90f73-f697-4780-bc6c-0e9f47abb239. Acessos em: 30 dez. 2024.

BOTELHO, Louse; CUNHA, Cristiano; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. Disponível em: https://ges.face.ufmg.br/index.php/gestaoesociedade/article/view/1220. Acesso em: 23 maio. 2025.

BRITO, Eliana Sales. Biografia e percursos acadêmicos e familiares de estudantes com sofrimento mental. Tese (Doutorado). Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do Salvador – UCSAL, 2017. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/96abcb40-fa74-4120-8f04 d4a3a6406e9a/content. Acesso em: 31 jan.2025.

BRUSCHINI, Cristina. Uma abordagem sociológica da família. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, v. 6 n. 1 p. 1-23, jan./jun. 1989. Disponível em: https://www.rebep.org.br/revista/article/view/562. Acesso em: 24 maio 2025.

CERQUEIRA, Lorena Maia Ribeiro. Refletindo sobre linguagens e representações de famílias: análise de coleções didáticas integradas para o ensino fundamental. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2015. Disponível em: <https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/0cc5a99f-ee75-4e8f-abd5-950a6c2be100/content>. Acesso em: 25 jan. 2025.

CONCEIÇÃO, Larissa. da. Qualidade de vida e desempenho escolar de estudantes com deficiência auditiva e suporte familiar no processo de escolarização. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2017. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/2a24dfd0-4d36-4d3b-bf08-5666af69fc83. Acesso em: 18 jan. 2025.

CRUZ, Ariadne de Araújo. Exames Supletivos: Motivações de pais e filhos, de contextos socioeconômicos diversos, para a sua realização. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2014. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/28d463f4-5c01-4d2f-b83b-e12321b8bb0f/content. Acesso em: 23 jan.2025.

CRUZ, Ariadne de Araújo. Escolarização, trabalho e família: concepções e perspectivas de adolescentes e familiares em busca dos exames supletivos. Tese (Doutorado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: <https://ri.ucsal.br/items/6ee47f80-e52a-4c9e-a2df-807055a30653> Acessos em 01 fev. 2025.

DESSEN, Maria Auxiliadora; POLONIA, Ana da Costa. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 2007, 17(36), p. 21-32. Disponível em: https://www.scielo.br/j/paideia/a/dQZLxXCsTNbWg8JNGRcV9pN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 fev.2025.

LIMA, Ana Cristina Bispo. A percepção de pedagogos/professores do ensino fundamental sobre as influências das configurações familiares no desempenho escolar das crianças. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica do Salvador. 2019. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/47bbba95-9747-4b26-8b08-397033c68b10/content. Acesso em: 31 jan. 2025.

MARTURANO, Edna Maria. Recursos no ambiente familiar e dificuldades de aprendizagem na escola. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 2, pág. 135–142, maio de 1999. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0102-37721999000200006> Acesso em: 30 jan.2025.

NEGRÃO, Felipe; GONZAGA, Amarildo. Mapeamento internacional da produção científica sobre pesquisa narrativa e formação de professores. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 12, n. 30, p. 189-204. 2025. Disponível em https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/20162. Acesso em: 25 maio 2025.

NOGUEIRA, Maria Alice; COUTINHO, Priscila. Relações família-escola na contemporaneidade: novas configurações sociais e os desafios dos contextos educacionais em transformação. Educar em Revista, v. 41, p. e98626, 2025. Disponível em <https://www.scielo.br/j/er/a/7zf6pw83sLcVRHG8zvN4DyR/> Acesso em: 23 maio 2025.

NUNES, Andréa Cláudia Pimentel. Dinâmicas familiares e performances estudantis: o olhar do educando de um Instituto Federal de Educação. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/854ee162-9fb4-451b-8216-0545843f6085. Acesso em 30 abril 2025.

OLIVEIRA, João Paulo. Percepções de filhos adolescentes sobre o abandono afetivo paterno entre estudantes do subúrbio ferroviário de Salvador. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/f3ab414a-ee62-43eb-aae9-288df5a8fef4. Acesso em 30 abril 2025.

OLIVEIRA, Eliana. O papel da família na aprendizagem matemática entre estudantes de uma escola pública no município de Salvador-BA. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2021. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/7a9b4c27-36e4-4e26-abd6-7c50f5acd7cf. Acessos em: 30 abril 2025.

POLÔNIA, Ana da Costa; DESSEN, Maria Auxiliadora. Em busca de uma compreensão das relações entre família escola. Psicologia Escolar E Educacional, 9(2), 303–312. 2005. https://doi.org/10.1590/S1413-85572005000200012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pee/a/yLDq54PMBGp7WSM3TqyrDQz/?lang=pt. Acesso em: 24 fev.2025.

REGO, Teresa Cristina. Memórias de escola: Cultura escolar e constituição de singularidades. Petrópolis, RJ: Vozes.2003.

REIS, Ludimila Maria da Silva; NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. Transição para o ensino fundamental II: o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, Brasília, v. 27, e37594, 2021 . Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-04312021000100147&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 31 jan. 2025.

REZENDE-CAMPOS, Pollyanna. Juventudes em trânsito: conflitos e subversões do (cis)tema heteronormativo no contexto familiar e escolar em Salvador. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2018. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/9fb3d072-0449-4da5-955b-79c694dce2e8/content. Acesso em 31 jan.2025.

RIOS, Clara Maria Almeida. A transição do 5º para o 6º ano numa escola pública municipal de Salvador – Ba: dificuldades dos estudantes, contribuições familiares e apoio escolar. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/2cc7ad05-de0b-4250-a317-3777e93aaeb6. Acesso em: 30 abril 2025.

SANTOS, Fernanda Pereira. Qualidade do Atendimento Educacional Especializado: a Instituição, o Estudante e sua família. Tese (Doutorado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2017. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/2385bcff-fd1e-4039-bb2815fb1f55ad98/content. Acesso em: 23 fev.2025.

SANTOS, Rosana Assis dos. Família, escola e práticas lúdicas: o enlace Bioecológico para o desenvolvimento integral de estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2021. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/0ff5a53b-e1cf-4984-99a3-ab56f1d31434. Acesso em: 09 abril 2025.

SILVA, Lucielma Moreira da. Famílias e Escola como redes de apoio em contexto de vulnerabilidade social: percepções de adolescentes em distorção idade-série. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/8d680fe5-7751-47a9-86d6-0fc63cc21dfb/content. Acesso em: 02 jan.2025.

SILVA, Aline Daise Teixeira da. Família e escola: aportes fundamentais para a construção de projetos de vida de adolescentes em medida de internação. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponíveis em: https://ri.ucsal.br/items/e97dd9be-c026-46cf-99a5-92b0a86652c3. Acesso em: 30 abril 2025.

SILVA, Ester Nunes Praça da. Desafios e estratégias educativas de mulheres-mães de camada popular urbana: um olhar sobre a experiência do Programa Bolsa Família (PBF). Tese (Doutorado) Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2018. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/6fa3f976-5685-482f-a430-30e571e2c5d3/content. Acesso em: 18 maio 2025.

SILVA, Luciana Rios da. Trajetória de estudante da graduação em medicina da UEFS: percursos para permanência e conclusão do curso, frente às expectativas familiares. Tese (Doutorado) Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/ff1aca88-d7c1-42e2-bd10-c46715c125c1. Acesso em: 30 abril 2025.

SILVA, Fabiana dos Santos. A Família e o Ensino. Religioso no processo da educação integral dos estudantes do ensino fundamental nas escolas municipais de Camaçari. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/items/7c93be93-b6da-4d21-9509-8fa11de6db32. Acesso em: 05 jan. 2025.

SILVA, Demóstenes Neves da. Trajetórias no contexto de um Internato: das expectativas familiares às experiências dos internos e egressos. Dissertação (Mestrado). Programa de Família na Sociedade Contemporânea. Universidade Católica do Salvador. 2007. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/881891dd-758d-4870-9646-c5546e3ca2a0/content. Acesso em: 18 maio 2025.

SILVA, Fernando de Almeida. Relação família e escola: um estudo sobre o abandono afetivo e o processo de aprendizagem escolar. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica do Salvador. 2019. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/faae9c65-6496-495a-8b9c-1e628f51c721/content. Acesso em: 18 maio 2025.

SILVA, Thayná de Carvalho. Práticas educativas de avós de camadas populares e envolvimento na escolarização dos netos. Perspectivas familiares e escolares. [Dissertação de Mestrado não publicada]. Programa de Pós-Graduação. Universidade Federal de Ouro Preto. Mariana (MG): Universidade Federal de Ouro Preto, 2025.

Teixeira, Ivone Rocha Educação profissional integrada em tempo integral: perspectiva dos estudantes e interesses familiares. Dissertação (Mestrado) Universidade Católica do Salvador. 2020. Disponível em: https://ri.ucsal.br/server/api/core/bitstreams/9f4101f6-c166-49c9-9414-a6bd963eb206/content> Acesso em: 18 maio 2025.

Publicado
2025-09-17
Cómo citar
Azambuja, R. M. da M., & Rabinovich, E. P. (2025). Educação e família: octênio (2014-2021). Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 347-368. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.23451
Sección
Artigos de fluxo contínuo