Sexualidade e a Pessoa com Deficiência Intelectual: Proposição do Tema nas Escolas
Abstract
O artigo “Sexualidade e a pessoa com deficiência intelectual: proposição do tema nas escolas” parte de experiências compartilhadasem um Centrode Educação Profissional para pessoas com deficiência intelectual, no Estado do Rio de Janeiro. O estudo teve por objetivo produzir um jogo pedagógico, como tecnologia assistiva, para desenvolver nas escolas o debate sobre o tema sexualidade para jovens e adultos com deficiência intelectual. Os resultados permitem apontar que o jogo como interface de comunicação em práticas inclusivas age a favor do contexto educacional, respondendo de maneira dinâmica a apresentação de um conteúdo descrito no currículo, e atendendo ao paradigma de suporte da American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD), na defesa da não segregação e acesso aos suportes, no favorecimento à inclusão social e oportunidades da pessoa com deficiência intelectual expor seus desejos e necessidades, com vistas ao pleno desenvolvimento. Para tanto, elegemos a pesquisa-ação, com o intuito de planejar as formas de transformações das ações e das práticas institucionais, criando na escola uma cultura de análise das práticas que são realizadas. A partir de grupos focais foram levantadas as unidades de significado nas falas dos sujeitos e, posteriormente estes discursos foram analisados a luz do estudo teórico. Considera-se fundamental a ampliação dos estudos no campo educacional acerca de adaptações curriculares e propostas pedagógicas que contemplem o público alvo desta pesquisa, considerando o tema sexualidade, a fim de efetivar reflexões educacionais que promovam mudanças significativas no que é ofertado ao aluno jovem e adulto com deficiência intelectual, nas escolas.