A família e a educação na perspectiva de Rousseau

Resumen

Este trabalho teve como objetivo explorar as ideias de Rousseau sobre a família e a educação, analisando como esses conceitos estão interligados e como contribuíram para a transformação da sociedade na época do Iluminismo e além. A investigação baseia-se em uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e do tipo descritiva, com ênfase na análise de quatro obras de Rousseau: Rousseau e as Relações Internacionais (2003), Projeto para a Educação do Senhor de Sainte-Marie (1994), O Contrato Social (1996) e Emílio ou da Educação (1979). Discutem-se as concepções de natureza humana, moralidade, autonomia e o papel central da família na formação do indivíduo. Além disso, são abordadas as críticas contemporâneas às visões rousseaunianas, especialmente no que se refere às questões de gênero e às mudanças nas estruturas familiares. Contudo, essas ideias enfrentam desafios atuais, como a dificuldade de personalização em larga escala devido às limitações dos sistemas educacionais. A evolução das estruturas familiares e dos papéis de gênero impacta significativamente a compreensão contemporânea sobre a educação. O pensamento pedagógico continua a dialogar com Rousseau, incorporando novas abordagens para enfrentar os desafios do século XXI, apesar das críticas ao seu idealismo e visão restritiva das mulheres. Os resultados evidenciam que as ideias de Rousseau sobre família e educação seguem influentes no debate pedagógico atual, especialmente na valorização da formação moral e da personalização do ensino, embora apresentem limites diante das complexidades sociais e familiares contemporâneas.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Francisco Roberto da Silva de Carvalho, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Técnico em Assuntos educacionais do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

Citas

FONSECA JR., Gelson. Prefácio. In: ROUSSEAU, Jean-Jacques. Rousseau e as relações internacionais. Tradução: Sérgio Bath. São Paulo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2003. P. IX-LXIV.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2007.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. Tradução: Sérgio Milliet. 3ª. ed. São Paulo: Difel, 1979.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social. Tradução: Antonio de Pádua Danesi. 3ª. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Projeto para a educação do Senhor de Sainte-Marie. Editora Paraula. Porto Alegre, 1994.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Rousseau e as relações internacionais. Tradução: Sérgio Bath. São Paulo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo, 2003.

Publicado
2025-09-17
Cómo citar
Carvalho, F. R. da S. de. (2025). A família e a educação na perspectiva de Rousseau. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(32), 333-346. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i32.22210
Sección
Artigos de fluxo contínuo