Interdisciplinaridade no ensino superior: análise do projeto pedagógico do curso de licenciatura em Letras Português da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Resumen

O presente artigo tem por objetivo investigar como a interdisciplinaridade é concebida e operacionalizada no Projeto Pedagógico do Curso de Letras – Habilitação em Língua Portuguesa – PPCL, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e que paradigma educacional, tradicional ou emergente, o curso sinaliza como elemento orientador na formação dos futuros professores de português. Para tanto, adotou-se como metodologia a abordagem qualitativa, por meio da pesquisa documental e bibliográfica. O aporte teórico para subsidiar nossas análises foi constituído por pesquisadores dedicados à temática da intersecção entre interdisciplinaridade e educação como: Fazenda (2006, 2008); Japiassu (1976), Moraes (2011), entre outros. Os resultados demonstram que há a intenção de promover a interdisciplinaridade no referido curso, mas há poucas evidências, no âmbito restrito dos dados, quanto às estratégias e ao envolvimento da instituição, do corpo docente e do corpo discente, para torná-la uma prática concreta. Espera-se que este artigo contribua para a ampliação das discussões sobre interdisciplinaridade nas práticas acadêmicas e, consequentemente, na formação dos professores no curso de graduação no norte do país.

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Citas

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Publicado
2025-06-25
Cómo citar
Moraes, A. P. M. de, Pinho, M. J. de, & Pereira, R. S. (2025). Interdisciplinaridade no ensino superior: análise do projeto pedagógico do curso de licenciatura em Letras Português da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 143-162. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22713