FOCO E ESCOPO
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, ISSN: 2358-1840, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE) curso de Mestrado, do Campus de Naviraí (CPNV) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), publica artigos científicos, ensaios teóricos e resenhas inéditos que se relacionem mediata ou imediatamente à área da Educação, caracterizando-se como uma publicação trimestral divulgadora das Humanidades no/do meio acadêmico-científico.
A Revista não adota um enfoque teórico-metodológico definido, possibilitando aos seus autores, leitores e colaboradores discutirem e terem acesso a diversos temas nessa área, sob diferentes enfoques e perspectivas. Desse modo, valoriza-se o debate, a pluralidade epistemológica e o diálogo entre as correntes teórico-metodológicas existentes, longe de se defender qualquer (im)posição sectária e única na produção e divulgação científica. Entende-se que o conhecimento e a prática em Educação compõem-se da multiplicidade de abordagens, dialeticamente interligadas e em constante diálogo.
Assim, este é um espaço para se debater as questões que emergem da/na prática pedagógica e sua reflexão teórica; nos diversos domínios, concepções e ações da educação, seja ela formal, não formal ou informal, bem como da/na sociedade de um modo geral, em sua complexidade ontológica, para cujo entendimento concorrem, dialogicamente, saberes e fazeres da Sociologia, da Antropologia, da História, da Filosofia, da Psicologia e suas áreas afins.
Tal é o escopo das contribuições esperadas.
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade não se responsabiliza pelas posições, informações e dados apresentados pelos autores em seus respectivos textos.
PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES
O periódico “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade” adota o sistema de revisão por pares duplo-cego. As pessoas revisoras desconhecem os nomes ou afiliações de autoria e os resultados são encaminhados a quem escreveu os textos, sem a identificação de quem realizou a avaliação.
Nesse processo, os textos recebidos serão enviados para dois pareceristas ad hoc, com título de doutor, tanto nacionais, quanto internacionais, com produção científica na área de avaliação. Durante todo o processo de comunicação no Sistema Eletrônico de Revistas, serão preservados os nomes das pessoas autoras, a fim de garantir o anonimato de cada uma delas.
As orientações para o processo avaliativo dos textos originais, encaminhados aos pares para a análise, são: nível formal de escrita e linguagem acadêmica; produção textual fluente; sustentação teórico-metodológica, com coerência entre a perspectiva teórica assumida, objetivos, metodologia, interpretações, análises, resultados e considerações finais; e verificação se todas as bibliografias utilizadas no texto estão listadas nas referências.
Ao final do processo avaliativo, o parecer constitui-se em um breve texto com considerações acerca da submissão, o qual é registrado no sistema. No parecer final, deve ser indicado uma das alternativas: a) Aceitar; b) Correções obrigatórias; c) Submeter novamente para avaliação; d) Enviar para outra revista; e) Rejeitar; f) Ver comentários. Caso ocorram pareceres divergentes, o mesmo artigo será enviado para um terceiro pareceristas ad hoc.
O tempo de publicação dos manuscritos, após à submissão, é de aproximadamente 6 (seis) meses.
PERIODICIDADE
A periodicidade foi sendo ampliada no últimos anos, devido a elevada demanda de artigos recebidos.
De 2014 a 2020 teve periodicidade semestral
De 2021 a 2022 teve periodicidade quadrimestral
A partir de 2023 passou a ter periodicidade TRIMESTRAL
Entre os quatro números publicados anualmente, dois são de fluxo contínuo e dois são Dossiês Temáticos. A divulgação dos Dossiês Temáticos constam na página da revista, no link Notícias, e são organizados por docentes da UFMS e de outras universidades nacionais e internacionais.
POLÍTICA DE ACESSO ABERTO
O periódico “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade” oferece acesso aberto imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A política de acesso aberto e permite o acesso gratuito a todos os textos publicados e possibilita que qualquer pessoa leia, baixe, copie, distribua, imprima, etc., a fim de utilizá-los para qualquer propósito legal.
TAXAS PARA SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO
O periódico “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade” não cobra quaisquer taxas no processo de submissão dos textos e, posteriormente, não exige taxas de cobrança para as etapas de editoração e publicação (revisão, diagramação, impressão e distribuição). Além disso, por se tratar de uma revista científica de acesso livre, não é cobrada nenhuma taxa para acesso ou download.
FONTES DE FINANCIAMENTO
O periódico “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade” é publicada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e recebe apoio institucional para sua manutenção e divulgação. Entre os apoios, destacam-se: a) Suporte para registro DOI e gestão de artigos científicos fornecido pela Editora UFMS; b) Infraestrutura tecnológica e manutenção do Portal de Periódicos disponibilizada pela Diretoria de Bibliotecas da UFMS; e Recursos administrativos e editoriais provenientes da própria UFMS.
Atualmente, a revista não recebe financiamento de fontes externas à instituição editora, como empresas privadas ou patrocinadores comerciais. Todos os recursos utilizados para a publicação têm caráter institucional e visam garantir a manutenção da política de acesso aberto e a qualidade editorial.
PROPRIEDADE INTELECTUAL
O periódico Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial 4.0 Internacional".
“Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos” (CREATIVE COMMONS).
Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/
Os Direitos Autorais para artigos publicados na “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade” são de cada pessoa que é autora do texto, com direitos de primeira publicação para a revista. O periódico é de acesso público (Open Access) e seus artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Na Política da Privacidade, os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos do periódico e não estão disponíveis para outras finalidades.
DIRETRIZES PARA USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA) GENERATIVA
O periódico “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade”, visando garantir o uso ético, transparente e responsável de ferramentas de Inteligência Artificial (IA Generativa) no processo de elaboração de manuscritos, bem como manter a integridade da autoria e a qualidade dos trabalhos acadêmicos, a partir de novembro de 2025, passa a adotar algumas diretrizes para uso de IA na redação dos manuscritos submetidos à esta revista.
Uso permitido (com supervisão humana)
- Melhoria da coesão, coerência e correção linguística do texto;
- Sugestões estilísticas, de vocabulário ou de reestruturação textual;
- Contribuição no processo de tradução ou na elaboração de um primeiro esboço textual (quando não for escrito originalmente em língua inglesa);
- Geração de esboços de estrutura de estrutura (outline), desde que revisto e validado pelos/as autores/as;
- Geração de figuras ou imagens, desde que indique a fonte ou IA utilizada.
Uso expressamente proibido
- Produção automática de conteúdos relevantes e fundamentais do texto, tais como: argumentação teórica, descrição e análise de dados, conclusões e referências;
- Geração de dados ou de figuras não verificadas, ou que sejam fabricadas artificialmente;
- Inclusão de ferramentas de IA como autor/a ou coautor/a do manuscrito, visto que não podem assumir responsabilidade em relação ao conteúdo publicado.
Responsabilidade e revisão
- Todos/as os/as autores/as do texto são inteiramente responsáveis pela originalidade, precisão e integridade do manuscrito, inclusive das partes geradas ou assistidas por meio de alguma ferramenta de IA;
- Esses/as mesmos/as autores/as devem verificar a veracidade das citações, das ideias, das afirmações factuais ou das referências geradas por IA e, inclusive, corrigir qualquer erro, viés ou inconsistência identificados no texto.
Declaração obrigatória de uso de IA
- Ao fazer uma nova submissão no sistema do periódico, os/as autores/as devem incluir uma declaração formal informando: a) nome das ferramentas utilizadas e versão das mesmas; b) seções ou partes do texto em que a ferramenta foi utilizada no processo de escrita; e c) quais os objetivos ou finalidades do uso de ferramentas de IA na elaboração dos manuscritos. Clique aqui para baixar o modelo de declaração de uso de IA.
POLÍTICA DE ÉTICA EDITORIAL
A “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade”, ao se orientar pelos Princípios de Transparência e Boas Práticas em Publicação Científica do Comitê de Ética em Publicações (Committee on Publication Ethics - COPE), assume o compromisso que visa o atendimento das questões éticas em todo o processo avaliativo e editorial.
Para isso, a revista adota e orienta que haja posturas éticas por parte de todas as pessoas envolvidas, como autoras, editoras e avaliadoras. A revista possui o compromisso de investigar todas as suspeitas de má conduta ética, incluindo plágio, autoplágio, fabricação ou manipulação de dados, manipulação de citações, submissão duplicada, autoria indevida e uso não declarado de ferramentas de Inteligência Artificial. Casos comprovados serão tratados conforme as diretrizes do COPE, podendo resultar em retratação, correção ou rejeição do manuscrito.
Todas as pessoas autoras devem assegurar a originalidade de seus manuscritos, declarar eventuais conflitos de interesse, seguir todas as normas de submissão da revista, que inclui o envio de três arquivos: I) texto original no template da revista, sem a identificação de autoria; II) relatório CopySpider ou equivalente; e III) declaração obrigatória de uso de Inteligência Artificial (IA Generativa). A autoria deve refletir contribuições significativas à concepção, execução ou interpretação da pesquisa. Solicitações de inclusão, exclusão ou alteração de autoria após a submissão serão avaliadas pela editoria, exigindo o consentimento formal de todas as partes envolvidas.
As pessoas que atuam como editoras da revista são responsáveis por decisões justas e imparciais acerca da publicação de manuscritos, fazem intervenção para reconduzir o processo editorial caso haja conflitos de interesse e garantem a confidencialidade em todo o processo avaliativo. Todas as pessoas envolvidas no processo editorial, autoras, editoras e avaliadoras, devem declarar potenciais conflitos de interesse de natureza financeira, institucional, acadêmica ou pessoal que possam influenciar suas decisões ou pareceres.
Todas as pessoas avaliadoras ou consultoras ad hoc devem contribuir com pareceres detalhados, construtivos e dentro do prazo estabelecido, informar qualquer conflito de interesse ou identificação de plágio e uso indevido de IA e, por fim, devem manter a confidencialidade dos textos avaliados. As pessoas avaliadoras ou consultoras ad hoc não devem utilizar informações, dados ou ideias obtidas durante o processo de avaliação para benefício próprio, tampouco repassá-las a terceiros.
Ao adotar essas práticas de posturas éticas mencionadas, a intenção é garantir a confiabilidade, a transparência e o rigor científico das publicações veiculadas pela “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade”. Em caso de identificação de erros relevantes, plágio ou qualquer conduta que comprometa a integridade científica, a revista seguirá as orientações do COPE para a publicação de erratas, retratações ou expressões de preocupação, preservando a transparência e o registro público do processo.
A revista segue as diretrizes, recomendações e fluxogramas do Committee on Publication Ethics (COPE), disponíveis em: https://publicationethics.org.
POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO
A “Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade” segue as diretrizes do Public Knowledge Projet/Open Journal System (PKP/OJS) para o processo de arquivamento dos textos publicados.
O referido periódico pertence ao UFMS / SEER, o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Este sistema preserva as copias dos arquivos publicados em suas revistas.
HISTÓRICO
Histórico: notas sobre a origem e implementação do periódico
O periódico Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade foi criado pelos docentes do campus de Naviraí, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPNV), tendo surgido do interesse coletivo em editar e fomentar uma publicação científica nesse campus, unindo os cursos de Ciências Sociais e Pedagogia.
O projeto já era alimentado pela então diretora do campus, Josiane Peres Golçalves (gestão 2010-2014), o qual pôde ser consolidado com a vinda de novos docentes efetivos para ambos os cursos no início do ano de 2013. Nesse ano, após algumas reuniões e debates sobre o foco, escopo e título do periódico, implantou-se, ainda no primeiro semestre, uma comissão para organizar o periódico e convidar os membros do conselho científico, entre outras providências técnicas.
Entre os novos docentes que então se empenharam nessa tarefa, sob estímulo da direção, estavam o professor Me. Giovani Ferreira Bezerra, lotado no curso de Pedagogia e já com alguma experiência no trabalho com periódicos científicos, e o professor Me. Lisandro Rodrigues de Almeida Braga, do curso de Ciências Sociais. Também compôs a comissão de criação da revista a então bibliotecária do campus Dagmar dos Passos Salles, que, sendo posteriormente removida para a Biblioteca Central de Campo Grande, no segundo semestre de 2014, conforme Resolução n. 47 de junho de 2014, do Conselho de Campus do CPNV, afastou-se das atribuições da revista, permanecendo, todavia, como divulgadora e colaboradora da mesma.
Em 24 de junho de 2013, pela Resolução n. 31, o Conselho de Campus do CPNV aprovou, finalmente, a criação e implementação do citado periódico científico, que então já recebera o nome atual, por sugestão do professor Esmael Alves de Oliveira, o qual também chegara ao campus de Naviraí no começo de 2013. O nome da revista fora posto em discussão via e-mail no começo do mês de junho, sendo estas as opções: Prisma Contemporâneo - Revista de Educação e Sociedade; Múltiplas Concepções - Revista de Educação e Sociedade; Concepções Múltiplas - Revista de Educação e Sociedade; DialogAção –Revista de Educação e Sociedade; Concreticidade –Revista de Educação e Sociedade. Nenhum dos nomes foi consensual, prevalecendo a oportuna sugestão do professor Esmael, que introduziu a designação Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, compreendendo tão bem o que desejávamos.
Cumpre observar que, desde aqueles debates iniciais, o tempo todo permaneceu unânime o dístico Revista de Educação e Sociedade, pois sempre este foi o propósito da publicação: estabelecer interfaces e diálogos entre as Ciências Sociais e as discussões educacionais propriamente ditas, favorecendo a aproximação e o intercâmbio entre os dois cursos ofertados no CPNV até aquele momento, situação que permanece até a presente data.
Pouco tempo depois, o professor Lisandro Braga retirou-se da comissão organizadora da Revista, ainda em 2013, sendo substituído pelo professor Esmael, que também permaneceu por um curto período nessa comissão, solicitando seu desligamento desta no início de 2014. Giovani Bezerra permaneceu envolvido com a publicação, cooptando artigos, divulgando o periódico nascente, participando, no dia 24 de julho de 2013, de capacitação em Campo Grande, no curso ministrado pelo professor Adilson Beatriz, vinculado ao Instituto de Química da UFMS de Campo Grande e editor-gerente do periódico Orbital: the Electronic Journal of Chemistry.
Com a colaboração e assessoria do técnico em informática Hugo Leonardo Garcia Javarez, Giovani finalizou os trabalhos de diagramação e lay-out do periódico, inclusive criando o logo até hoje utilizado pela revista. Assim, depois de um ano de intensos trabalhos e alguns contratempos, foi publicado o primeiro número do volume 1, no dia 12 de junho de 2014, estando à frente dos trabalhos o professor Giovani Ferreira Bezerra, no acúmulo das funções de editor, editor de texto, editor-gerente e avaliador. Essa edição inaugural foi possível graças à contribuição do professor Adilson Beatriz, da UFMS de Campo Grande, que assessorou o editor-chefe à distância, lançando no site o referido número.
Posteriormente, Adilson Beatriz recebeu o professor Giovani Bezerra em seu gabinete, em Campo Grande, no dia 25 de junho de 2014 para mais esclarecimentos técnicos a respeito do uso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), o que foi fundamental para o êxito do lançamento do número 2 do volume 1 de Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, em 10 de dezembro de 2014, contando basicamente com o trabalho solitário do professor Giovani, haja vista os desfalques na equipe técnica.
Não obstante aos desafios que se antevê na condução de semelhante iniciativa, espera-se ampliar o número de colaboradores, leitores e autores da revista, tornando-a consolidada em sua linha de atuação, qual seja, a publicação de artigos científicos, relatos de pesquisas, ensaios teóricos e resenhas inéditos que se relacionem mediata ou imediatamente à área da Educação e das Ciências Sociais, de modo que se caracterize como uma publicação semestral divulgadora das Humanidades no/do meio acadêmico-científico. E que essa história continue com novos feitos e realizações, em números posteriores, mantendo-se a regularidade de publicação, o compromisso com a pluralidade teórico-epistemológica e o diálogo profícuo entre todos aqueles que desejam avançar no campo das Ciências Humanas.
Naviraí, 30 de dezembro de 2014.
FICHA CATALOGRÁFICA






