Incongruências entre a atual PNA, BNCC e pesquisas na área de alfabetização no Brasil

Resumo

A Secretaria de Alfabetização (SeAlf) do Ministério da Educação tem silenciado pesquisas científicas realizadas no âmbito das universidades brasileiras em diferentes níveis de formação de professores a partir da Política Nacional de Alfabetização (PNA).Este artigo objetiva analisar as incongruências na proposta de alfabetização na PNA com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A Política Nacional de Alfabetização foi criada no ano de 2019 apresentando impactos já no início de 2020 por meio de propagandas midiáticas de programas como Tempo de Aprender (2020), Literacia familiar (2019), dentre outros que se fundamentam nessa política. A PNA apresenta muitas características marcantes, destacando rigorosamente e repetidamente o processo de alfabetização norteado por ciências cognitivas advindas de um contexto internacional com a primazia do método fônico. Na PNA, a literacia emergente e literacia familiar substituem o termo letramento apresentando uma promessa de alterar os resultados negativos nas estatísticas apresentadas no documento sobre o contexto do processo de alfabetização no país. O objetivo desse escrito é apresentar as incongruências, no sentido de contradições, desta política com a proposta de alfabetização e letramento que comparece na Base Nacional Comum Curricular (2018), buscando apresentar que tais incongruências implicam em diferentes concepções de sujeito, homem e sociedade, vislumbrando diferentes projetos de formação desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Suzana Lopes de Albuquerque, Instituto Federal de Educação de Goiás (IFG)

Professora do Instituto Federal de Educação de Goiás, Câmpus Goiânia Oeste, doutoranda no programa de Educação na Universidade de São Paulo (USP) e bolsista PIQS – IFG. É líder do Grupo de pesquisa Panecástica.

Amanda de Andrade Costa, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Graduada em Pedagogia pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Email: amandinha.andrade10@gmail.com

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Publicado
2021-06-30
Como Citar
Lopes de Albuquerque, S., & de Andrade Costa, A. (2021). Incongruências entre a atual PNA, BNCC e pesquisas na área de alfabetização no Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 8(17), 490-505. https://doi.org/10.55028/pdres.v8i17.12011