A inclusão do estudante surdo na escola: análise das teorias da educação e desafios da formação docente

Resumo

Este estudo, do tipo teórico-conceitual, traz uma abordagem sobre o papel das teorias da educação e sua relação com a escola inclusiva atual. Seu objetivo é fomentar reflexões acerca do ensino de surdos, vislumbrando algo para além da educação especial como modalidade da educação básica. A investigação é fruto de discussões realizadas na disciplina de Teorias da Educação Moderna e contemporânea, ofertada pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis, e se justifica pela necessidade de implementação de ambientes escolares cuja produção e socialização de conhecimentos contemple a todos os estudantes, sem distinção, tendo como primícia o compromisso de promover uma educação de qualidade. A partir das reflexões aqui realizadas, pode-se concluir que a formação insuficiente dos docentes frente ao ensino e aprendizagem do aluno surdo e dos mecanismos de exclusão e banimento provocados pela sociedade, principalmente pela classe dominante, corroboram para o fracasso escolar atual. Entretanto, por ser o surdo um sujeito de direito, que está inserido em diversos contextos culturais, faz-se necessário que a escola lhe dê total apoio e suporte, por meio de uma educação que reconheça e respeite suas especificidades. Nesse sentido, o trabalho colaborativo entre professores do AEE e professores da sala de aula comum se torna fundamental para a garantia do pleno desenvolvimento e das reais necessidades de aprendizagem do aluno surdo.

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Biografia do Autor

Laís Almeida, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Mestranda em Educação pelo programa de Pós - Graduação em Educação da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR/PPGEDU). Professora da Rede Estadual de Mato Grosso. 

Ezer Wellington Gomes Lima, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR)

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/PROPED); Professor Adjunto da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR/PPGEDU). 

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Publicado
2024-12-19
Como Citar
Almeida, L., & Lima, E. W. G. (2024). A inclusão do estudante surdo na escola: análise das teorias da educação e desafios da formação docente. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(29), 211-230. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i29.21854
Seção
Artigos de fluxo contínuo

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