Ensinando democracia: conceito, percepções e aplicabilidade em sala de aula

Resumo

Vivemos em um Estado Democrático de Direito, o que significa que a soberania é popular, pelo menos no papel. Neste artigo, vamos nos encaminhar para o contexto da sala de aula, e a partir de respostas dadas por professores e professoras de Sociologia aprofundar a aplicabilidade do conceito durante as aulas. Sendo assim, nosso objetivo geral é analisar concepções de professores e professoras a respeito do conceito de Democracia. A metodologia utilizada para alcançá-lo foi o método qualitativo de pesquisa denominado “bola de neve”, por meio de um questionário disponibilizado às pessoas participantes, em que abordamos as percepções de professores e professoras de sociologia a respeito do conceito de democracia e sua aplicabilidade em sala de aula. Concluímos que a escola deve ser uma instituição democrática, propiciando a educação democrática. A sala de aula, é então o ambiente em que alunos e alunas entrarão em contato com os princípios democráticos, facilitando conhecimentos sobre si, sua comunidade e a sociedade circundante, o que pode vir a efetivar uma cidadania ativa.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Duarte, J. C. dos S. (2025). Ensinando democracia: conceito, percepções e aplicabilidade em sala de aula. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 451-471. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22772