Os Afro-Brasileiros no Processo de Formação Étnico-Cultural da Amazônia e as Possibilidades Metodológicas para o Ensino da Capoeira na Educação Básica

  • Marcio Raiol Santos Universidade Federal do Pará – UFPA
  • Raul Marques Cortez Universidade Federal do Pará
  • Danielle Leite Pereira Universidade Federal do Pará
  • Inayra Nazaré Morgado Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Marcio Antonio Raiol dos Santos Universidade Federal do Pará

Resumo

Este trabalho configurado por meio de pesquisa teórica de cunho bibliográfico tem por objetivo reconhecer e valorizar a identidade cultural africana e afro-brasileira, explicando a depreciação sociocultural do continente africano; investigando a contribuição dos africanos e afrodescendentes para a estruturação étnica cultural e social da Amazônia e o surgimento da capoeira no estado do Pará, traçando paralelo com a marginalização e subsequente legalização da mesma e propondo possibilidades metodológicas para o ensino da capoeira na Educação Básica. Concluiu-se que os dogmas cristãos tiveram uma importante participação para a depreciação do continente africano e que a contribuição dos africanos e dos afrodescendentes para a formação histórica social e cultural da Amazônia tem sido menosprezada e desvalorizada, apesar de tais sujeitos terem sido importantíssimos para este processo. Nesta perspectiva, a capoeira surge como um símbolo de luta e expressão cultural de rica ancestralidade, podendo chegar até as escolas como elemento de valorização e reconhecimento da identidade cultural africana e afro-brasileira.

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Referências

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Santos, M. R., Cortez, R. M., Pereira, D. L., Nascimento, I. N. M., & Santos, M. A. R. dos. (2016). Os Afro-Brasileiros no Processo de Formação Étnico-Cultural da Amazônia e as Possibilidades Metodológicas para o Ensino da Capoeira na Educação Básica. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2320