A Educação das Relações Étnico-Raciais: Histórico, Interfaces e Desafios

  • Débora Cristina de Araujo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o contexto de tensões, avanços e desafios enfrentados pelo processo de implementação do conjunto de leis que compõem o conceito de Educação das Relações Étnico-Raciais. Tal conjunto é protagonizado pelas Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 que modificaram os artigos 26A e 79B da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional tornando obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira, africana e indígena. Inicialmente o artigo problematiza as várias nomenclaturas utilizadas para referência às duas leis e que são estabelecidas pelos discursos legais e cotidianos. Em seguida, a análise refaz o percurso de atuação do Movimento Negro em momentos antecedentes à aprovação da Lei 10.639/2003. Na continuidade, o artigo investiga aspectos legais imbricados na redação das duas leis que modificaram a LDB, evidenciando equívocos e contradições nas ações por parte do Estado brasileiro. Por fim, o estudo reflete sobre os avanços conquistados e os desafios que se apresentam devido a novas configurações políticas, indicando a necessidade do fortalecimento das instituições legais
para a manutenção, aprimoramento e ampliação das conquistas de projetos de educação e escola antirracistas.

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Biografia do Autor

Débora Cristina de Araujo
Doutora em Educação – NEAB/UFPR

Referências

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Araujo, D. C. de. (2016). A Educação das Relações Étnico-Raciais: Histórico, Interfaces e Desafios. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2335