O Ensino de História no Contexto da Legislação Educacional Brasileira

  • João Carlos da Silva UNIOESTE

Resumo

Discute o ensino de história na Educação Básica a partir da legislação educacional brasileira. Para tal, foi realizado um levantamento bibliográfico sobre a atual problemática do ensino de história mediante pesquisa sobre a proposta de ensino implantada no Brasil na década de 1990, a partir da LDB e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Evidenciamos atualmente enfoque nas questões relacionadas ao “que ensinar” e “como ensinar”. Os estudos históricos ao longo dos anos vêm se tornando cada vez mais complexos, com a emergência de novos estudos e o emprego de novos métodos de abordagem histórica conforme Dosse (2003), Cardoso (1997) e Lombardi (2006). O ensino de História tem se modificado de acordo com os interesses dos grupos hegemônicos, das transformações sociais econômicas e do surgimento de novas correntes historiográficas.

Biografia do Autor

João Carlos da Silva, UNIOESTE

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (UNIOESTE).

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Silva, J. C. da. (2016). O Ensino de História no Contexto da Legislação Educacional Brasileira. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 20(40). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2319