Princípios Norteadores dos Processos Educativos na Escola Contemporânea: Sob um Olhar de Professores
Resumo
O contexto contemporâneo vem acompanhado de transformações ocorridas na sociedade que produziram modos de vida distintos nos sujeitos, nas suas relações e nos processos educacionais. As marcas desta época são o excesso de informação, o apressamento, os aparatos tecnológicos e o rápido desenvolvimento científico. Este estudo tem por objetivo identificar os
princípios que norteiam os processos educativos de professores na escola contemporânea e os significados que atribuem ao ócio. No percurso investigativo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, articulam-se enfoque etnográfico e técnica dos grupos focais. Constatou-
se que os professores acreditam que os princípios norteadores da Educação devem ter por base a formação cidadã, a aprendizagem significativa, a afetividade e o conhecimento técnico, subcategorias que podem coexistir na complexidade do processo educativo escolar e atender às demandas pluralistas de Educação na contemporaneidade. Em relação aos significados do ócio,
embora por vezes o tenham associado à ociosidade e ao lazer, compreendem-no como uma experiência subjetiva, importante e necessária. Portanto, tais resultados envolvem conteúdos e carregam significados e entendimentos não excludentes ou estanques, mas complexos, que envolvem o processo educativo.
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