Princípios Norteadores dos Processos Educativos na Escola Contemporânea: Sob um Olhar de Professores

  • Fabiana Neiva Veloso Brasileiro
  • Francisco Antonio Francileudo Faculdade Católica de Fortaleza
  • Adriana de Alencar Gomes Pinheiro
  • Francisco Welligton de Sousa Barbosa Junior
  • José Clerton de Oliveira Martins

Resumo

O contexto contemporâneo vem acompanhado de transformações ocorridas na sociedade que produziram modos de vida distintos nos sujeitos, nas suas relações e nos processos educacionais. As marcas desta época são o excesso de informação, o apressamento, os aparatos tecnológicos e o rápido desenvolvimento científico. Este estudo tem por objetivo identificar os
princípios que norteiam os processos educativos de professores na escola contemporânea e os significados que atribuem ao ócio. No percurso investigativo, de abordagem qualitativa e caráter exploratório e descritivo, articulam-se enfoque etnográfico e técnica dos grupos focais. Constatou-
se que os professores acreditam que os princípios norteadores da Educação devem ter por base a formação cidadã, a aprendizagem significativa, a afetividade e o conhecimento técnico, subcategorias que podem coexistir na complexidade do processo educativo escolar e atender às demandas pluralistas de Educação na contemporaneidade. Em relação aos significados do ócio,
embora por vezes o tenham associado à ociosidade e ao lazer, compreendem-no como uma experiência subjetiva, importante e necessária. Portanto, tais resultados envolvem conteúdos e carregam significados e entendimentos não excludentes ou estanques, mas complexos, que envolvem o processo educativo.

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Biografia do Autor

Fabiana Neiva Veloso Brasileiro

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, Fortaleza-CE

Adriana de Alencar Gomes Pinheiro

Doutoranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR

Francisco Welligton de Sousa Barbosa Junior
Psicologo pela Universidade de Fortaleza
José Clerton de Oliveira Martins

Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UNIFOR, Fortaleza-CE.

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Publicado
2016-10-26
Como Citar
Brasileiro, F. N. V., Francileudo, F. A., Pinheiro, A. de A. G., Junior, F. W. de S. B., & Martins, J. C. de O. (2016). Princípios Norteadores dos Processos Educativos na Escola Contemporânea: Sob um Olhar de Professores. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 21(41). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2337