Práticas e saberes matemáticos na formação de professores normalistas: o Instituto de Educação General Flores da Cunha em Porto Alegre
Resumo
O texto sintetiza o projeto de pesquisa intitulado Práticas e Saberes matemáticos na formação de professores do Instituto de Educação General Flores da Cunha: aprender para ensinar, que se desdobra em duas pesquisas de mestrado em andamento. Como objeto de estudo tomamos a primeira escola normal do Rio Grande do Sul. A partir de uma abordagem histórica buscaremos compreender os modos de ensinar e aprender os saberes matemáticos na instituição entre 1889 e 1979. Inferimos, a partir das primeiras análises realizadas nos documentos localizados e pelas falas das ex-alunas e professoras, que o movimento escolanovista e o movimento da matemática moderna nortearam a formação das normalistas, cada um a seu tempo. Tais movimentos materializaram-se nas ações dos professores e estudantes que aprendiam e ensinavam matemática, nos materiais didáticos e textos produzidos que estão guardados no acervo do laboratório de matemática da instituição. Do cruzamento entre os documentos escritos, fotografias e depoimentos de ex-alunas e professoras, construiremos narrativas históricas que expressarão, de certo modo, nosso olhar sobre um passado não vivido, mas passível de ser interpretado. Um passado que ao ser estudado poderá suscitar reflexões sobre práticas que constituem a formação de professores que ensinam matemática na contemporaneidade.1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
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