Matemática para a nova escola de primeiro grau:
uma sugestão de programa para o Rio Grande do Sul (1972)
Resumo
O texto apresenta a sugestão de programa para a área de Ciências veiculada no documento Brasil 71/74, em tempo de construir: ensino de 1º grau no Rio Grande do Sul, publicado entre 1972 e 1973 pela Secretaria da Educação e Cultura do estado do Rio Grande do Sul. A relevância do tema está conectada ao reconhecimento de que a escola de primeiro grau, criada pela Lei n. 5.692 de 1971, não se constituiu em mera fusão dos antigos cursos primário e ginasial, e de que os currículos não foram diretamente determinados pelos documentos normativos de âmbito nacional. Em consonância com os pareceres do Conselho Federal de Educação, as sugestões curriculares para a área de Ciências do documento riograndense são organizadas em torno de objetivos. Os conteúdos de matemática, alinhados com esses objetivos, indicam forte ressonância da Matemática Moderna, em uma leitura peculiar das redatoras do documento. Zoltan Dienes e Georges Papy são apontados como prováveis referências para as proposições relativas a esses conteúdos.
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado