Aspectos teóricos e aproximações entre escrita biográfica e ficção

Autores

  • Jean Sebastian Toillier Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ivete Maria Baraldi Unesp

Resumo

No presente texto trazemos apontamentos sobre possíveis aproximações entre a escrita biográfica e a ficção. Para isso, fazemos uma breve contextualização sobre biografias, como elas eram abordadas na Antiguidade e qual o status que passaram a receber a partir da Escola dos Annales até os dias atuais. Ao longo dos anos, os aspectos subjetivos passaram a fazer parte de um modo de escrita de biografias, bem como da escrita da história, de forma que os aspectos inventivos e ficcionais são levados em conta nessa nova historiografia. Por fim, relacionamos esse estudo como uma possibilidade para a pesquisa em História da Educação Matemática e como acreditamos ser possível fazer esse tipo de relação ao levar em conta, por exemplo, perspectivas relativas ao estudo da produção acadêmica de uma personagem.

Biografia do Autor

  • Jean Sebastian Toillier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

    Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), câmpus de Cascavel, vinculado ao Centro de Ciências Exatas e Tecnológias. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus de Rio Claro. E-mail: jeantoillier7@gmail.com.

  • Ivete Maria Baraldi, Unesp

    Docente do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências da Unesp de Bauru. Docente e orientadora nos programas de pós-graduação em Educação Matemática (Rio Claro) e Educação para Ciências (Bauru) na Unesp. E-mail: ivete.baraldi@unesp.br.

Referências

Albuquerque Jr., D. M. (2012) O significado das pequenas coisas: História, prosopografia e biografemas. In: Avelar, A. S. & Schmidt, B. B. (Org). Grafia de vida: Reflexões e experiências com a escrita biográfica. São Paulo: Letra e Voz. p. 15-38.

Avelar, A. S. A. (2010) Biografia como Escrita da História: Possibilidades, limites e tensões. Dimensões. Vitória, v. 24, p. 157-172.

Avelar, A. S. (2012) Escrita biográfica, escrita da História: Das possibilidades de sentido. In: Avelar, A. S. & Schmidt, B. B. (Org). Grafia de vida: Reflexões e experiências com a escrita biográfica. São Paulo: Letra e Voz. p. 15-38.

Avelar, A. S. & Schmidt, B. B. (Org). O que pode a biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018.

Dosse, F. (2015) O desafio biográfico: Escrever uma vida. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Garnica, A. V. M. (2018) Quase-Memória: Redizeres sobre a relação entre História e Educação Matemática. HISTEMAT – Revista de História da Educação Matemática, v. 4, n. 1, p. 39-58.

Loriga, S. (2011) O pequeno x: Da biografia à história. Belo Horizonte: Autêntica.

White, H. (2001) Trópicos do Discurso: Ensaio sobre a Crítica da Cultura. Tradução de Alípio Correia de Franca Neto. 2 ed. São Paulo, Editora da USP.

Downloads

Publicado

2020-10-25

Edição

Seção

Sessões Coordenadas

Como Citar

TOILLIER, Jean Sebastian; BARALDI, Ivete Maria. Aspectos teóricos e aproximações entre escrita biográfica e ficção. Anais do ENAPHEM - Encontro Nacional de Pesquisa em História da Educação Matemática, [S. l.], n. 5, p. 1–6, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/11229. Acesso em: 31 jan. 2026.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>