Elaboração Didática
Leitura e produção do gênero miniconto em aulas de Literatura, Cultura e Arte
Resumo
Esta pesquisa objetiva demonstrar o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com o gênero discursivo miniconto multimodal e multissemiótico, em uma disciplina extracurricular de uma Escola em Tempo Integral, articulado às práticas de leitura e produção de textos/enunciados em um 5º ano do Ensino Fundamental I, a partir da Elaboração Didática (Halté, 2008) “Menino Maluquinho”. A pergunta de pesquisa que problematiza e orienta este trabalho questiona em que medida a Elaboração Didática introduzida a partir desse gênero, com a temática em tela, pode contribuir na formação de leitores e produtores críticos e reflexivos. No intuito de responder a essa questão, fundamenta-se este estudo na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018[1929]), nos estudos dos multiletramentos e da multimodalidade (Rojo, 2013; 2015; Ribeiro, 2020; Ribeiro e Coscarelli, 2023; Ribeiro, 2025), bem como em documentos norteadores dessa etapa de ensino (AMOP, 2020; Brasil, 2018; Paraná, 2018). Como aporte metodológico, ancora-se na abordagem qualitativo-interpretativa, pautada na Linguística Aplicada (Rojo, 2006; Bortoni-Ricardo, 2008; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019), exploratória, com fins explicativos, ao tomar como ponto de partida o contexto de ensino e aprendizagem de linguagem nos anos iniciais. Os resultados indicam que a Elaboração Didática se constitui como caminho possível para o trabalho com o gênero discursivo multimodal e multissemiótico miniconto, nos anos iniciais de ensino, com objetivos de desenvolver a capacidade de leitura e escrita das crianças nos anos iniciais de escola.
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