Elaboração Didática

Leitura e produção do gênero miniconto em aulas de Literatura, Cultura e Arte

Palavras-chave: Literatura, Cultura, Arte, Elaboração Didática, Gênero Miniconto

Resumo

Esta pesquisa objetiva demonstrar o planejamento e o desenvolvimento do trabalho com o gênero discursivo miniconto multimodal e multissemiótico, em uma disciplina extracurricular de uma Escola em Tempo Integral, articulado às práticas de leitura e produção de textos/enunciados em um 5º ano do Ensino Fundamental I, a partir da Elaboração Didática (Halté, 2008) “Menino Maluquinho”. A pergunta de pesquisa que problematiza e orienta este trabalho questiona em que medida a Elaboração Didática introduzida a partir desse gênero, com a temática em tela, pode contribuir na formação de leitores e produtores críticos e reflexivos. No intuito de responder a essa questão, fundamenta-se este estudo na perspectiva dialógica da linguagem (Bakhtin, 2016 [1979]; Volóchinov, 2018[1929]), nos estudos dos multiletramentos e da multimodalidade (Rojo, 2013; 2015; Ribeiro, 2020; Ribeiro e Coscarelli, 2023; Ribeiro, 2025), bem como em documentos norteadores dessa etapa de ensino (AMOP, 2020; Brasil, 2018; Paraná, 2018). Como aporte metodológico, ancora-se na abordagem qualitativo-interpretativa, pautada na Linguística Aplicada (Rojo, 2006; Bortoni-Ricardo, 2008; Kleiman; Vianna; De Grande, 2019), exploratória, com fins explicativos, ao tomar como ponto de partida o contexto de ensino e aprendizagem de linguagem nos anos iniciais. Os resultados indicam que a Elaboração Didática se constitui como caminho possível para o trabalho com o gênero discursivo multimodal e multissemiótico miniconto, nos anos iniciais de ensino, com objetivos de desenvolver a capacidade de leitura e escrita das crianças nos anos iniciais de escola.

Biografia do Autor

Jocieli Aparecida de Oliveira Pardinho, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Doutoranda em Letras pelo Programa em Pós-Graduação em Letras - PLE da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Bolsista Capes. Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Professora na Prefeitura Municipal de Ubiratã/PR.

Neil Franco , Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil

Professor do Departamento de Teorias Linguísticas e Literárias (DTL) e do Programa de Pós-graduação em Letras (PLE), nas linhas Ensino e Aprendizagem de Línguas e Estudos do Texto e do Discurso, da Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado
2025-09-17
Como Citar
PARDINHO, J. A. DE O.; FRANCO , N. Elaboração Didática. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 17 set. 2025.
Seção
Artigos Científicos