Chatbots com Inteligência Artificial no Letramento Digital de moradores de condomínios rurais à beira de represas
Resumo
O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem impulsionado mudanças nos sistemas de comunicação e na prestação de serviços digitais. Apesar disso, há escassez de estudos que investiguem a aplicação dessas tecnologias em comunidades rurais, especialmente como instrumentos de letramento digital. Este estudo teve como objetivo analisar de que forma os chatbots com IA podem contribuir para a inclusão e o letramento digital de moradores de condomínios rurais à beira de represas. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e ancorada na epistemologia interpretativista. O instrumento de coleta consistiu em questionário eletrônico, precedido de pré-teste, aplicado a 70 moradores. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e confrontados com o referencial teórico. Os resultados revelam que os moradores reconhecem os chatbots como ferramentas úteis para comunicação, segurança e acesso à informação. Entretanto, também apontam barreiras como o desconhecimento tecnológico e preocupações com a privacidade dos dados. Conclui-se que os chatbots com IA têm potencial para atuar como mediadores tecnológicos no processo de inclusão e letramento digital, desde que contextualizados à realidade local e acompanhados de estratégias formativas. A pesquisa contribui para o debate sobre tecnologias sociais em comunidades em situação de vulnerabilidade digital.
Referências
AL-TAMIMI, A. K.; MOORE, R.; JAVED, Y.; BABU, S. Chatbots in education: addressing student needs and transforming learning in the post-COVID-19 era. In: KAYYALI, F.; YANG, M. (org.). Building resiliency in higher education. Hershey: IGI Global, 2024. p. 99-127.
ANDRADE, A. C. A qualidade da internet em comunidades ribeirinhas no Amazonas: desafios e possibilidades da conectividade digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO DIGITAL, 3., 2023. Anais [...]. 2023. p. 78-91.
ANDRADE, L. F. L. de. Adriana: a assistente virtual do idoso. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/31640. Acesso em: 7 ago. 2025.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BERNARDES, J. C.; BONFIM, E. B. Comunicação Rural: Legitimando a Inclusão Digital no campo. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, v. 1, n. 2, p. 1–12, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/oex6p. Acesso em: 7 ago. 2025.
CANTARINI, P.; GUERRA FILHO, W. S.; SÉLLOS KNOERR, V. C. de (org.). Direito e inteligência artificial: fundamentos. São Paulo: Editora Thoth, 2021.
CARRARO, F. Inteligência artificial e ChatGPT: impactos, limites e possibilidades. São Paulo: Nova Educacional, 2023.
COECKELBERGH, M. Ética na inteligência artificial. Porto Alegre: Bookman, 2023.
CRESWELL, J. W. Projetos de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
DAGUANO, C. E. T.; CAVICHIOLLI, A. Aplicações das tecnologias de inteligência artificial no dia-a-dia e os seus efeitos na experiência dos usuários. Orientadora: Adriane Cavichiolli. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) — Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, 2024. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23498. Acesso em: 7 ago. 2025.
FERREIRA, T. P. Chatbot para a melhor idade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) — Faculdade de Tecnologia da Zona Sul "Dom Paulo Evaristo Arns", São Paulo, 2023. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19585. Acesso em: 7 ago. 2025.
LIMA, G.; CORRÊA, C. Pesquisa Qualitativa na Educação. São Paulo: Cortez, 2018.
LUBIANA, A.; CARNIELLO, M. F.; GALVÃO JUNIOR, L. da C. As tecnologias da informação e comunicação como processo de inclusão dos ribeirinhos do Baixo Madeira em Porto Velho (RO). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 30–46, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0002. Acesso em: 7 ago. 2025.
PALETTA, F. C. (org.). Fundamentos de ciência de dados e inteligência artificial: conexões com a ciência da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023.
RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Inteligência artificial: uma abordagem moderna. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2020.
SELLERI, F. et al. Inclusão Digital de Povos Indígenas na Educação Escolar. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, [S. l.], p. 803-806, 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/5Cf7X. Acesso em: 7 ago. 2025.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2014.
SOUSA, F. A.; ASSUNÇÃO, L. C. S. Chatbot na educação: personalização do ensino e interatividade no aprendizado. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2023, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/dl8xc. Acesso em: 3 dez. 2024.
TEGMARK, M. Vida 3.0: o ser humano na era da inteligência artificial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.
VIEIRA, S. C.; BERNARDO, C. H. C.; SANT’ANA, R. C. G. A relevância da comunicação rural na difusão de informações para a agricultura familiar: um estudo de caso do “CODAF”. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 11, n. 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17271/1980082711220151093. Acesso em: 7 ago. 2025.
YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Edutec utiliza como base a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional, pois acredita na importância do movimento do acesso aberto nos periódicos científicos, como Open Archives Initiative.
Ao submeter um texto à revista os autores concordam com os seguintes termos:
- Os autores concordam em licenciar os trabalhos aceitos para publicação sob a Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.
- Com o licenciamento em CC-BY 4.0, os autores mantém os direitos intelectuais sobre o texto e concedem à Revista Edutec o direito de primeira publicação.
- Os autores concordam em autorizar o envio e indexação dos textos de sua autoria em bases de dados e portais de informação acadêmica e científica.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online, em repositórios institucionais, em páginas pessoais e redes sociais acadêmicas, após o processo editorial, desde que sejam respeitadas as formas de licenciamento e apresentação do texto, além da indicação do local de origem de publicação, no caso, o link para a Revista Edutec.
- Os autores dos trabalhos publicados na Revista Edutec são expressamente responsáveis de direito por seu conteúdo.
- Todos os trabalhos submetidos à Revista Edutec que possuírem em seu corpo imagens, fotografias, figuras em que estejam registradas imagens de seres humanos, devem vir acompanhados de Termo de Autorização de Uso de Imagem, do membro participante da imagem e, no caso de crianças, dos familiares das crianças expostas, com dados e assinatura dos mesmos.
- Em compromisso com práticas para abertura e popularização da ciência, a Revista Edutec poderá criar conteúdos (inclusive com participação de Inteligência Artificial Generativa, sempre com supervisão editorial) para divulgação científica da publicação em mídias sociais, citando a autoria e o link de acesso.











2.png)

