Chatbots com Inteligência Artificial no Letramento Digital de moradores de condomínios rurais à beira de represas

Palavras-chave: Inclusão digital, Comunidades rurais, Cidadania digital, Chatbots inteligentes, Tecnologias sociais.

Resumo

O avanço da Inteligência Artificial (IA) tem impulsionado mudanças nos sistemas de comunicação e na prestação de serviços digitais. Apesar disso, há escassez de estudos que investiguem a aplicação dessas tecnologias em comunidades rurais, especialmente como instrumentos de letramento digital. Este estudo teve como objetivo analisar de que forma os chatbots com IA podem contribuir para a inclusão e o letramento digital de moradores de condomínios rurais à beira de represas. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, e ancorada na epistemologia interpretativista. O instrumento de coleta consistiu em questionário eletrônico, precedido de pré-teste, aplicado a 70 moradores. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo e confrontados com o referencial teórico. Os resultados revelam que os moradores reconhecem os chatbots como ferramentas úteis para comunicação, segurança e acesso à informação. Entretanto, também apontam barreiras como o desconhecimento tecnológico e preocupações com a privacidade dos dados. Conclui-se que os chatbots com IA têm potencial para atuar como mediadores tecnológicos no processo de inclusão e letramento digital, desde que contextualizados à realidade local e acompanhados de estratégias formativas. A pesquisa contribui para o debate sobre tecnologias sociais em comunidades em situação de vulnerabilidade digital.

Biografia do Autor

Wesley Antonio Gonçalves, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Patrocínio, MG, Brasil

Pós-Doutorando. Advogado e Professor Doutor no Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Patrocínio, possui doutorado em Administração, com pesquisa focada na incorporação do conceito de valor agregado nas relações de trabalho. Possui também mestrado em Administração e especializações em Direito Administrativo, Direito Digital e Informática em Educação, atua como docente em disciplinas de cursos de Graduação e Pós-Graduação. Além disso, é pesquisador e orientador de projetos de pesquisa com bolsa CNPq, avaliador institucional pelo INEP/MEC e parecerista em diversos periódicos Qualis CAPES. Sua trajetória inclui participação ativa em comitês de pesquisa, pós-graduação e inovação, com destaque em projetos sobre Direito Penal Cibernético, Chatbots de Inteligência Artificial, Gestão Organizacional, Governança de Projetos e Processos de Software, e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva. Publicou extensivamente, artigos, capítulos de livros e projetos colaborativos com alunos, reafirmando seu compromisso com a formação acadêmica de qualidade. Também lidera iniciativas de inovação tecnológica no ensino, como o projeto "Ampliando Horizontes: Explorando os ChatBots com IA como Ferramenta Pedagógica no Ensino-Aprendizagem", que visa integrar inteligência artificial ao ambiente educacional, preparando os alunos para o futuro digital. Além de sua contribuição acadêmica, ocupa cargos em comissões e colegiados, coordenando e desenvolvendo projetos de pesquisa, ensino e extensão, reforçando sua dedicação à modernização do ensino e à inclusão digital. Sua atuação é marcada pela versatilidade e impacto nas áreas de Direito, Administração, Tecnologia da Informação e Educação, consolidando sua influência significativa no campo acadêmico e seu compromisso com a pesquisa e a inovação, contribuindo diretamente para a formação de novas gerações de profissionais capacitados para enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação tecnológica e social. 

Ranielly Ferreira dos Santos, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Patrocínio, MG, Brasil

Graduanda em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Atuou como bolsista de Iniciação Científica do CNPq no período de setembro de 2024 a março de 2025, integrando projetos de pesquisas. Durante sua atuação, demonstrou compromisso com os objetivos da pesquisa, contribuindo com a coleta e organização dos dados, fundamentação teórica e atividades de campo. Possui interesse nas áreas de tecnologia social, inclusão digital e inovação com foco em comunidades vulnerabilizadas.

Paulo Junior Rodrigues, Instituto Federal do Triângulo Mineiro, Patrocínio, MG, Brasil

Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Patrocínio. Atualmente, é bolsista de Iniciação Científica do CNPq. Ingressou na pesquisa em abril de 2025 e vem se dedicando às etapas metodológicas, à organização e interpretação dos dados coletados, bem como ao aprofundamento do referencial teórico. Seus interesses acadêmicos concentram-se nas áreas de Inteligência Artificial aplicada, inclusão digital e tecnologias voltadas ao desenvolvimento social e comunitário.

Referências

AL-TAMIMI, A. K.; MOORE, R.; JAVED, Y.; BABU, S. Chatbots in education: addressing student needs and transforming learning in the post-COVID-19 era. In: KAYYALI, F.; YANG, M. (org.). Building resiliency in higher education. Hershey: IGI Global, 2024. p. 99-127.

ANDRADE, A. C. A qualidade da internet em comunidades ribeirinhas no Amazonas: desafios e possibilidades da conectividade digital. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE INCLUSÃO DIGITAL, 3., 2023. Anais [...]. 2023. p. 78-91.

ANDRADE, L. F. L. de. Adriana: a assistente virtual do idoso. 2021. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. Disponível em: https://bdm.unb.br/handle/10483/31640. Acesso em: 7 ago. 2025.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERNARDES, J. C.; BONFIM, E. B. Comunicação Rural: Legitimando a Inclusão Digital no campo. Revista Eletrônica Competências Digitais para Agricultura Familiar, Tupã, v. 1, n. 2, p. 1–12, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/oex6p. Acesso em: 7 ago. 2025.

CANTARINI, P.; GUERRA FILHO, W. S.; SÉLLOS KNOERR, V. C. de (org.). Direito e inteligência artificial: fundamentos. São Paulo: Editora Thoth, 2021.

CARRARO, F. Inteligência artificial e ChatGPT: impactos, limites e possibilidades. São Paulo: Nova Educacional, 2023.

COECKELBERGH, M. Ética na inteligência artificial. Porto Alegre: Bookman, 2023.

CRESWELL, J. W. Projetos de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.

DAGUANO, C. E. T.; CAVICHIOLLI, A. Aplicações das tecnologias de inteligência artificial no dia-a-dia e os seus efeitos na experiência dos usuários. Orientadora: Adriane Cavichiolli. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) — Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente, Presidente Prudente, 2024. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/23498. Acesso em: 7 ago. 2025.

FERREIRA, T. P. Chatbot para a melhor idade. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) — Faculdade de Tecnologia da Zona Sul "Dom Paulo Evaristo Arns", São Paulo, 2023. Disponível em: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/19585. Acesso em: 7 ago. 2025.

LIMA, G.; CORRÊA, C. Pesquisa Qualitativa na Educação. São Paulo: Cortez, 2018.

LUBIANA, A.; CARNIELLO, M. F.; GALVÃO JUNIOR, L. da C. As tecnologias da informação e comunicação como processo de inclusão dos ribeirinhos do Baixo Madeira em Porto Velho (RO). Revista Internacional de Folkcomunicação, [S. l.], v. 17, n. 38, p. 30–46, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5212/RIF.v.17.i38.0002. Acesso em: 7 ago. 2025.

PALETTA, F. C. (org.). Fundamentos de ciência de dados e inteligência artificial: conexões com a ciência da informação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2023.

RUSSELL, S. J.; NORVIG, P. Inteligência artificial: uma abordagem moderna. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2020.

SELLERI, F. et al. Inclusão Digital de Povos Indígenas na Educação Escolar. Nuevas Ideas en Informática Educativa TISE, [S. l.], p. 803-806, 2013. Disponível em: https://link.ufms.br/5Cf7X. Acesso em: 7 ago. 2025.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 24. ed. São Paulo: Cortez, 2014.

SOUSA, F. A.; ASSUNÇÃO, L. C. S. Chatbot na educação: personalização do ensino e interatividade no aprendizado. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 9., 2023, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://link.ufms.br/dl8xc. Acesso em: 3 dez. 2024.

TEGMARK, M. Vida 3.0: o ser humano na era da inteligência artificial. Rio de Janeiro: Objetiva, 2020.

VIEIRA, S. C.; BERNARDO, C. H. C.; SANT’ANA, R. C. G. A relevância da comunicação rural na difusão de informações para a agricultura familiar: um estudo de caso do “CODAF”. Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista, [S. l.], v. 11, n. 2, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.17271/1980082711220151093. Acesso em: 7 ago. 2025.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado
2025-08-15
Como Citar
GONÇALVES, W. A.; SANTOS, R. F. DOS; RODRIGUES, P. J. Chatbots com Inteligência Artificial no Letramento Digital de moradores de condomínios rurais à beira de represas. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, v. 5, n. 1, 15 ago. 2025.
Seção
Artigos Científicos