REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO Y LAS POSIBILIDADES DE ENSEÑANZA PARA LA CULTURA MAKER

Palabras clave: Formación de Profesores, Cultura Maker, Enseñanza, Protagonismo Estudiantil

Resumen

El distanciamiento social, una medida para combatir la Pandemia provocada por COVID-19, intensificó el uso de medios digitales en diversas áreas de trabajo. En los sistemas educativos fue necesario adecuar las estrategias y metodologías a la nueva realidad de enseñanza y prácticas pedagógicas. Estas adaptaciones ampliaron las posibilidades de las prácticas pedagógicas, exigiendo que se consideren nuevas habilidades en la formación de los docentes que trabajan en estos contextos y desde estos contextos. El objetivo de este artículo es discutir la influencia de la base epistemológica en la reconfiguración del conocimiento y las prácticas pedagógicas y las formas en que puede afectar la reestructuración de la formación docente. Esta discusión se implementó en tres etapas: (1) mediante el análisis de aspectos metodológicos y el uso de recursos tecnológicos necesarios para la reformulación de la mediación pedagógica en contextos de Pandemia; (2) por la tematización de los procesos de constitución del protagonismo estudiantil, como consecuencia de la descentralización del papel del maestro derivada de estas modalidades de enseñanza; (3) y por la presentación del paradigma de la cultura maker, como movimiento epistemológico diferenciado de los procesos docentes tradicionales, y sus repercusiones en la reconfiguración de la formación y mediación docente. Como resultado de este estudio, se destaca que el rediseño de las cuestiones metodológicas debe apoyarse en otra perspectiva epistemológica guiada por la cultura maker, desde la proposición del protagonismo del estudiante como elemento de innovación pedagógica que orienta la reconfiguración de la formación de profesores.

Biografía del autor/a

Simone Corte Real Barbieri, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação pela Universidade de Caxias do Sul. Mestre em Ética e Filosofia Política pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre. Docente na área de Humanidades da Universidade de Caxias do Sul. Coordenadora da Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS). Pós-Doutoranda em Educação na Universidade de Caxias do Sul, com interesse em pesquisa na formação docente e em biopolítica.

Scheila de Avila e Silva, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Gestão da Tecnologia da Informação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e em Ciências Biológicas pela Universidade de Caxias do Sul. A formação stricto sensu inclui mestrado em Computação Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de Caxias do Sul. Atualmente é professora adjunta na Universidade de Caxias do Sul, nos níveis de graduação e pós-graduação. É membro do corpo docente Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal da UCS. Atua como pesquisadora do Núcleo de pesquisa em Bioinformática e coordena projetos de pesquisa no Laboratório de Biologia Computacional e Bioinformática. Possui experiência em análise de dados e integração de bases de dados biológicos, além da aplicação de técnicas de inteligência artificial em dados genômicos. Os atuais projetos de pesquisa estão relacionados ao problema de predição de promotores bacterianos e anotação genômica. Atua como revisora ad hoc de revistas internacionais e nacionais e como orientadora de alunos de iniciação científica, graduação, especialização, mestrado e doutorado. É membro do Comitê Gestor da Comissão Especial de Sistemas de Informação (CE-SI) da Sociedade Brasileira de Computação e do corpo editorial da revista iSys.

Kétini Mafalda Sacon Baccin, Universidade de Caxias do Sul

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado pela UCS. Possui experiência em métodos e estratégias de aprendizagem ativa em ciências e biologia, pela atuação como bolsista do PIBID - Ciências Biológicas e voluntária do Projeto LABIC UCS-CARVI. Atuou também como bolsista no laboratório de melhoramento genético da EMBRAPA Uva e Vinho, no qual desenvolveu atividades referentes à biologia molecular com ênfase no Banco Ativo de Germoplasma - Uva (BAG-UVA). Atuou ainda como bolsista BIC-UCS no Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM), participando dos projetos SI - Ambiental e Concentração de Metais em Tubarões e Peixes.

Citas

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Estratégias de Ensinagem. Joinville, SC: Editora Univille, 2003. Disponível em: https://link.ufms.br/VhIID. Acesso em: 03 agosto. 2021.

ANATASIOU, Léa das Graças; ALVES. Ensinar, Aprender, Apreender e Processos de Ensinagem. 10 ed. Joinville, SC: Editora Univille, 2015. Disponível em: https://link.ufms.br/Eom90. Acesso em: 03 agosto. 2021.

ARRUDA, Juliana Silva; SIQUEIRA, Liliane Maria Ramalho de Castro. Metodologias Ativas, Ensino Híbrido e os Artefatos Digitais: sala de aula em tempos de pandemia. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 3, n. 1, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/cUtNl. Acesso em: 24 abril. 2021.

BIGGS, John; TANG, Catherine. Ensino para uma aprendizagem de qualidade na universidade. McGraw-Hill Education. 2007.

BISSOLOTTI, Katielen; NOGUEIRA, Hamilton Garcia; PEREIRA, Alice Theresinha Cybis. Potencialidades das mídias sociais e da gamificação na educação a distância. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 12(2). 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/mn1tl. Acesso em: 1 maio. 2021.

BOLLELA, Valdes Roberto; SENGER, Maria Helena; TOURINHO, Francis Solange Vieira; AMARAL, Eliana. Aprendizagem baseada em equipes: da teoria à prática. Medicina (Ribeirão Preto), [S. l.], v. 47, n. 3, p. 293-300, 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/8WUVC. Acesso em: 1 maio. 2021.

BRASIL. Ministério da Saúde. 2021. Disponível em: https://link.ufms.br/0oq75. Acesso em: 24 abr. 2021.

CAVANAGH, Dave. Coronavirus avian infectious bronchitis virus. Veterinary Research, [S.l.], v. 38, n. 2, p. 281-297, march-april, 2007. Disponível em: https://link.ufms.br/txLBf. Acesso em: 20 abril. 2021.

CHAVES, Tânia do Socorro Souza; BELLEI, Nancy Cristina Junqueira. SARS-COV-2, o novo Coronavírus: uma reflexão sobre a Saúde Única (One Health) e a importância da medicina de viagem na emergência de novos patógenos. Revista de Medicina, [S. l.], v. 99, n. 1, p. i-iv, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i1pi-iv. Acesso em: 24 abr. 2021.

CORTÊS, Ana Cristina Fernandes Cortês; GABRIEL, Graça da Conceição Filipe; MARTINS, Ana Bela de Jesus. SBIDM: comunicação síncrona, assíncrona e multidireccional. 10º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas. Guimarães, Portugal, 2010. Anais 10º CNBAD. Disponível em: https://link.ufms.br/tLeip. Acesso em: 26 abr. 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação? 7ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.17. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

HARTWIG, Amanda Körber; SILVEIRA, Marlei Maria; FRONZA Leonardo; MATTOS, Mauro; KOHLER, Luciana de Araújo. Metodologias ativas para o ensino da computação: uma revisão sistemática e um estudo prático. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019). XXV Workshop de Informática na Escola. Brasília: DF, 2019. Disponível em: https://link.ufms.br/iKxB4. Acesso em: 26 abr. 2021.

HOEK, Lia van der; PYRC, Krzysztof; JEBBINK, Maarten; VERMEULEN-OOST, Wilma; BERKHOUT, Ron; WOLTHERS, Katja; WERTHEIM-VAN DILLEN, Pauline; KAANDORP, Jos; SPAARGAREN, Joke; BERKHOUT, Ben.. Identification of a new human coronavirus. Nature Medicine, [S.l.], v. 10, p. 368-373, 2004. Disponível em: https://link.ufms.br/fStyK. Acesso em: 20 abril. 2021.

IWATA, Megumi; PITKÄNEN, Kati; LARU, Jari; MÄKITALO, Kati. Explorando Potenciais e Desafios para Desenvolver Habilidades do Século XXI e Pensamento Computacional na Educação Maker K-12. Fronteiras na Educação, 5 (), 87, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/QTdmd.

JENSEN, Klaus Bruhn; HELLES, Rasmus. Speaking into the System: Social Media and Many-to-One Communication. European Journal of Communication 32, no. 1. February 2017 16–25. Disponível em: https://link.ufms.br/9iyqz. Acesso em: 20 abril. 2021.

LOPES, Renato Matos; ALVES, Neila Guimarães; PIERINI, Max Fonseca; SILVA FILHO, Moacelio Veranio. Características gerais da Aprendizagem Baseada em Problemas. In: LOPES, Renato Matos, SILVA FILHO, Moacelio Veranio; ALVES, Neila Guimarães. (Org). Aprendizagem baseada em problemas: fundamentos para a aplicação no Ensino Médio e na formação de professores. Rio de Janeiro: Publiki, 2019, p. 47-74.

MARTIN, Lee. The Promise of the Maker Movement for Education. Journal of Pre-College Engineering Education Research (J-PEER), v. 5, n. 1, p. 30–39, 29 abr. 2015.

MENDES, Sonia Maria da Costa; LEME, Maria Eduvirges Guerreiro. A mediação pedagógica: formação docente para a educação inclusiva frente às novas tecnologias. Brazilian Journal of Technology, Communication, and Cogntive Science, São Paulo, Edição 2, Ano II, Agosto. 2014. Disponível em: https://link.ufms.br/tg03g. Acesso em: 24 abril. 2021.

MENESES, Abel Silva de. Gerenciamento Emergencial de Recursos da Atenção Primária à Saúde no Enfrentamento a Pandemia da COVID-19. SciELO Preprints, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/iiirC. Acesso em: 20 abril. 2021.

MOATE, Josephine; LEMPEL, Liisa; PALOJÄRVI, Anu; KANGASVIERI, Tea. et al. Teacher development through language-related innovation in a decentralised educational system, Professional Development in Education, 2021.

MOORE, Michael Grahame. Theory of Transactional Distance. In: Keegan, D. Theoretical Principles of Distance Education. London: Routledge, p.03-38. 1993. Traduzido por Wilson Azevedo. In: Revista de Aprendizagem Aberta e a Distância, São Paulo, Agosto, 2002.

MOORE, Michael Grahame; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem online. 3 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MOREIRA, Maria Eduarda Souza; CRUZ, Inglity Lorrane da Silva; SALES, Maria Eduarda Nascimento; MOREIRA, Nhaypi Iasmin Taveira; FREIRE, Heloisa de Castro; MARTINS, Gabriela Aguiar; AVELINO, Gustavo Henrique Fernandes; JÚNIOR, Silvio de Almeida; POPOLIM, Rafaela Simei. Metodologias e tecnologias para educação em tempos de pandemia COVID-19/ Methodologies and technologies for education in times of pandemic COVID-19. Brazilian Journal of health Review. Curitiba, v. 3, n. 3, p.6281-6290 may./jun. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/zFFij. Acesso em: 26 abr. 2021.

MOUNIR, Samir; LABONTÉ, Patrick; TALBOT Pierre J. Characterization of the Nonstructural and Spike Proteins of the Human Respiratory Coronavirus OC43: Comparison with Bovine Enteric Coronavirus. In: Laude H., Vautherot JF. (eds) Coronaviruses. Advances in Experimental Medicine and Biology, Springer, Boston, MA. vol 342. 1994. Disponível em: https://link.ufms.br/QqxTs. Acesso em: 20 abril. 2021.

NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues do; BRITO, Isabel Pauline Lima de; SILVA, Arlaine Gabriela Pereira da. Aprendizagem em ambientes multitarefas. Uma realidade na Cultura Maker. Revista de Estilos de Aprendizaje, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 157–170, 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/reK5g. Acesso em: 13 jun. 2021.

NIEMEYER, Dodie J.; GERBER, Hannah R. Maker culture and Minecraft: implications for the future of learning, Educational Media International, 52:3, 216-226. 2015.

PAULA, Bruna Braga de; OLIVEIRA, Tiago de; MARTINS, Camila Bertini. Análise do Uso da Cultura Maker em Contextos Educacionais: Revisão Sistemática de Literatura. Revista Novas Tecnologias da Educação. UFRGS. V. 17, Nº 3, dezembro de 2019.

RAABE, André; GOMES, Eduardo Borges. Maker: uma nova abordagem para a tecnologia na educação. Revista Tecnologias na Educação – Ano 10. Número/Vol. 26. Edição Temática VIII – III Congresso sobre Tecnologias na Educação, 2018.

SANTOS, Boaventura de Souza. Um discurso sobre as ciências. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2008. 92 p.

SERVANT-MIKLOS, Virginie; NOORDEGRAAF-EELENS, Liesbeth. Rumo à educação social transformadora: uma crítica ontológica da aprendizagem autodirigida, Critical Studies in Education, 62: 2, 147-163, 2021.

SILVA, Douglas dos Santos; ANDRADE, Leane Amaral Paz; SANTOS, Silvana Maria Pantoja dos. Alternativas de ensino em tempo de pandemia. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 9, p. e424997177, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7177. Acesso em: 3 mar. 2021.

STEVANIM, Luiz Felipe. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, n. 215, p. 10-15, ago. 2020. Disponível em: https://link.ufms.br/mgeH8. Acesso em: 20 abril. 2021.

TORP, Linda; SAGE, Sara. Problems as Possibilities: Problem-Based Learning for K-16 Education. 2 ed. Alexandria: ACSD, 2002.

Publicado
2022-09-25
Cómo citar
Corte Real Barbieri, S., de Avila e Silva, S., & Sacon Baccin, K. M. (2022). REFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO Y LAS POSIBILIDADES DE ENSEÑANZA PARA LA CULTURA MAKER. Revista Edutec - Educación, Tecnologías Digitales Y Formación Docente, 2(1), 1-25. https://doi.org/10.55028/edutec.v2i1.14488