BIOCURIOSIDADE E BIODICAS

DIVULGANDO CIÊNCIA POR MEIO DA PLATAFORMA INSTAGRAM

  • Jones Baroni Ferreira de Menezes Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE https://orcid.org/0000-0002-9193-3994
  • Lorrany Rodrigues Lima Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE https://orcid.org/0000-0003-4297-325X
  • Tássia Letícia Soares da Silva Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE https://orcid.org/0000-0002-8132-6728
Palavras-chave: Rede social, Alfabetização científica, Educação, Biologia

Resumo

O presente artigo refere–se a um relato de experiência descritivo e caracterizado por uma abordagem qualitativa, tendo como objetivo relatar a elaboração dos projetos educativos desenvolvidas pelos Bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência - PIBID, da prática de divulgação científica sobre curiosidades e dicas na área das Ciências Biológicas. O projeto teve a utilização das redes sociais como forma de divulgação científica das postagens realizadas e compartilhadas. A proposta foi à produção de duas séries de atividades, a Biocuriosidades e a Biodicas, utilizando-se o perfil do subprojeto do PIBID na rede social Instagram como principal ferramenta de compartilhamento de postagens. Ao todo, foram desenvolvidas oito publicações para cada série produzida. Esses posts foram realizados por meio de cards desenvolvidos pelos bolsistas pibidianos e tiveram uma diversidade de temas, como exemplo, os tipos de vírus, perigos da automedicação, quais nutrientes necessários consumir, fungos e bactérias e na parte dos filmes e séries, dicas como Planeta dos Macacos, Radioctive, Jurassic Park, The Good Doctor. As postagens tiveram um alcance médio de cerca de 136,63 contas, o que nos resulta em um alcance de 86,47% dos usuários que seguem o perfil. No que se refere as interações, foram 685 interações, das quais 60,86% foram de curtidas, 34,1% de compartilhamento, 2,45% de comentários e 2,59% de salvamentos das publicações. Todos os temas abordados fizeram referência à área da ciência, principalmente a biologia, visando propagar informações sobre a biologia e saúde de maneira clara, objetiva, direta e para todos, propiciando a divulgação e alfabetização científica.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE

Doutor em Educação. Coordenador de área do subprojeto PIBID da Biologia e docente da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE.

Lorrany Rodrigues Lima, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE

Bolsista do subprojeto PIBID da Biologia e graduanda em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE.

Tássia Letícia Soares da Silva, Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE

Bolsista do subprojeto PIBID da Biologia e graduanda em Ciências Biológicas da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús/Universidade Estadual do Ceará – FAEC/UECE.

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Publicado
2023-12-29
Como Citar
Baroni Ferreira de Menezes, J., Rodrigues Lima, L., & Soares da Silva, T. L. (2023). BIOCURIOSIDADE E BIODICAS. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais E Formação Docente, 3(1), 17. https://doi.org/10.55028/edutec.v3i1.15516