O comportamento musical e digital dos jovens e a influência na formação profissional em Publicidade e Propaganda

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55028/edutec.v6i1.24001

Palavras-chave:

Comportamento Digital, Música, Jovens Universitários, Publicidade e Propaganda, Formação Profissional

Resumo

Este artigo investiga o comportamento musical e digital de jovens universitários e sua influência na formação profissional em Publicidade e Propaganda. A pesquisa identificou o perfil dos alunos ingressantes no curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Araraquara (UNIARA) para compreender suas características e comportamentos. Utilizou-se uma metodologia quantitativa, exploratória, descritiva e censitária, aplicando um questionário estruturado a estudantes do primeiro ano, maiores de 18 anos, em outubro de 2024. O momento de realização da pesquisa – com os alunos ingressantes – justifica-se por entendermos ser esta uma fase importante, cheia de significados e permeada por descobertas e desafios. Os resultados revelaram que o gosto musical é diversificado, com predominância de Pop, Sertanejo, Rap e Trap, e que Matuê, Anitta e Luísa Sonza são os artistas mais ouvidos. A pesquisa também apontou que Podpah, PodDelas, Flow Podcast e Inteligência Ltda são os podcasts preferidos, predominando o formato de entrevistas. Conclui-se que a intensa imersão dos jovens na cultura digital, evidenciada pelo consumo de música e podcasts, é fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais ao futuro profissional de Publicidade e Propaganda. A compreensão desses hábitos digitais permite às instituições de ensino ajustarem seus projetos pedagógicos, tornando-os mais alinhados às demandas do mercado e à cultura participativa, preparando os alunos para um cenário profissional dinâmico e inovador.

Biografia do Autor

  • Eduarda Escila Ferreira Lopes Monteiro, Universidade de Araraquara, Araraquara, SP, Brasil

    Doutora em Educação - UNESP / Instituto de Biociências-Rio Claro, 2018.Mestra em Comunicação, "Comunicação e Poéticas Visuais" pela UNESP/Bauru, 1998. Graduada em Relações Públicas pela UNESP/Bauru, 1996.Chefe do Departamento de Ciências Humanas e Sociais - Universidade de Araraquara, desde 2017. Coordenadora e docente do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda, desde 1999 - Universidade de Araraquara. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing e Eventos e Turismo - Universidade de Araraquara, desde 2010. Coordenadora do Setor de Produção de Materiais do NEAD - Núcleo de Ensino a Distância da UNIARA. Docente, conteudista e tutora dos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação e Marketing, Eventos e Turismo da Universidade de Araraquara. Tem experiência na área de comunicação, pesquisa de marketing, mercado e opinião pública e eleitoral, assim como, estudo de comportamento do consumidor e mercado. Autora do livro "O uso dos dispositivos móveis e da internet: Como parte da cultura escolar de estudantes universitários", publicado em 2020. Membro da Comissão Permanente de Avaliação da Universidade de Araraquara. Membro do Comitê de Privacidade da Universidade de Araraquara. Membro do Comitê de Internacionalização da Universidade de Araraquara. Docente do Curso de Mestrado em Educação - Programa Stricto Sensu - Processos de Ensino, Gestão e Inovação.

  • Luciane Ribeiro do Valle, Universidade de Araraquara, Araraquara, SP, Brasil

    Possui graduação em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1997), mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (2023). Atualmente é professora da Universidade de Araraquara. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Rádio, atuando principalmente nos seguintes temas: jornalismo, comunicação, linguagem radiofônica, rádio e radiojornalismo. É jornalista apresentadora de programas de divulgação científica e tecnologia na Rádio Uniara FM.

  • Gabriel Arroyo, Universidade de Araraquara, Araraquara, SP, Brasil

    Publicitário, Doutor pelo Programa de Pós-Graduação de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Docente do Departamento de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Araraquara (UNIARA). (desde 2006) nos cursos de Design Digital, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Design de Moda e Jogos Digitais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Visual, Design Gráfico, Digital, Fotografia e produção de Podcast e Videocast. Membro da Rede Aurora de diálogos em Ater Digital na América Latina. Integrante do Grupo de pesquisa Horizonte Rural (Metodologias de Assistência Técnica e Extensão Rural Digital).

Referências

AUTÓGRAFOS, Cultura e Civilização com Marilena Chaui. [S. l.: s. n.], 2014. 1 vídeo (104 min). Publicado pelo canal Fundação Perseu Abramo. Disponível em: https://link.ufms.br/C0uHU. Acesso em: 8 jan. 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Parecer CNE/CES nº 1.363, de 12 de dezembro de 2001. Retificação do Parecer CNE/CES 492/2001, que trata da aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Filosofia, História, Geografia, Serviço Social, Comunicação Social, Ciências Sociais, Letras, Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia. Relatora: Silke Weber. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2001. Disponível em: https://link.ufms.br/cLwBT. Acesso em: 12 jun. 2025.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CHAUÍ, Marilena. Seminários. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CHAUÍ, Marilena. Conformismo e Resistência. São Paulo: Brasiliense, 1986.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. Edição e organização de Carlos Nelson Coutinho. Tradução de Carlos Nelson Coutinho et al. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE). Brasília: INEP, 2025. Disponível em: https://link.ufms.br/ukbSB. Acesso em: 12 jun. 2025.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo de Educação Superior. Brasília: INEP, 2025. Disponível em: https://link.ufms.br/8t65h. Acesso em: 12 jun. 2025.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: ALEPH, 2006.

LEVY, Pierre. Inteligência coletiva. São Paulo: Editora Loyola, 1998.

MENIN, Maria Suzana de Stefano. Representações sociais e Estereótipos: a zona muda das representações sociais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 22, n. 1, p. 43-52, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-37722006000100006. Acesso em: 15 jul. 2025.

TOFFLER, Alvin. A Terceira Onda. Rio de Janeiro: Record, 1980. 491 p.

TOMAÉL, Maria Inês; ALCARÁ, Adriana Rosecler; DI CHIARA, Ivone Guerreiro. Das redes sociais à inovação. Ciência da Informação, Brasília, v. 34, n. 2, p. 93-104, maio/ago. 2005. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-19652005000200010. Acesso em: 21 jul. 2025.

UNIARA - Universidade de Araraquara. Projeto pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda. Araraquara: Universidade de Araraquara, 2025. Disponível em: https://link.ufms.br/8SGgE. Acesso em: 10 dez. 2025.

ZIKMUND, William G. Princípios de Pesquisa de Marketing. 2. ed. São Paulo: Thomson, 2006.

Downloads

Publicado

2026-01-30

Edição

Seção

Artigos Científicos

Como Citar

MONTEIRO, Eduarda Escila Ferreira Lopes; VALLE, Luciane Ribeiro do; ARROYO, Gabriel. O comportamento musical e digital dos jovens e a influência na formação profissional em Publicidade e Propaganda. Revista Edutec - Educação, Tecnologias Digitais e Formação Docente, [S. l.], v. 6, n. 1, 2026. DOI: 10.55028/edutec.v6i1.24001. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/EduTec/article/view/24001. Acesso em: 31 jan. 2026.