A Confusão Criativa da Educação Musical

Keith Swanwick

Resumo


O texto apresenta algumas considerações sobre a revisão da produção no campo da educação musical entre os anos de 1930 e 2012, reunida na coleção “Music Education (Major themes in Education)” (2012), recentemente publicada. Neste sentido, o título do artigo reflete as múltiplas perspectivas sobre a natureza, o valor e a prática do ensino de música, incluindo: a gama de definições para a educação musical, a importância de perspectivas teóricas, a relação entre ensino e aprendizagem, a avaliação das práticas em sala de aula, a natureza controversa da educação musical, e a aprendizagem formal e informal. Por fim, o texto ressalta o valor desta “confusão criativa”, que acaba por oferecer uma rica diversidade de alternativas para a compreensão musical, garantindo oportunidades para todos ao mesmo tempo em que exige responsabilidade pela qualidade do processo de ensinoaprendizagem.


Texto completo:

PDF

Referências


Swanwick, K. (ed.) Music Education. Major Themes in Education. London and New York: Routledge, 2012.

Kodaly, Z. The selected writings of Zoltan Kodaly. London: Boosey and Hawkes, 1874.

Thomas, R.B. Manhattanville Music Curriculum Project Synthesis; a structure for music education. New York: Bardonia, N.Y., Media Materials, inc., 1970.

Bruner, J. S.

Toward a theory of instruction. Harvard University Press, 1966.

Levin, B. Conducted Tour. London: Hodder and Stoughton, 1981.

Swanwick, K. Teaching music musically. London and New York: Routledge, 1999.

Swanwick, K. Musical knowledge: intuition, analysis and music education. London and New York: Routledge, 1994.

National Curriculum Council, Consultation report. York, England, 1992.

Finnegan, R. The hidden musicians: music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.

Baily, J. Music Is In Our Blood: Gujarati Muslim Musicians in the UK. Journal of Ethnic and Migration Studies, vol. 32, n. 2, 2006. p. 257-270.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.



Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação
                         Faculdade de Educação
        Universidade Federal de Mato Grosso do Sul