Afabetização e letramento de crianças de seis anos: as políticas para a implantação do ensino fundamental de nove anos

  • Ceris Salete Ribas da Silva
  • Delaine Cafiero

Resumo

Este texto busca refletir, apoiado em dados de pesquisas, sobre o alcance das ações educativas desenvolvidas pelas políticas de governo com o objetivo de oferecer suporte à implantação do Ensino Fundamental de nove anos nas escolas públicas do país. Os objetivos principais das reflexões aqui apresentadas são: dar visibilidade a uma política pública em andamento no país e, problematizar as ações educacionais desenvolvidas, nas áreas de avaliações sistêmicas da Alfabetização e Letramento, avaliação de materiais didáticos e formação de professores. A reflexão pode contribuir para a compreensão do adensamento dessas políticas e seus efeitos na qualidade do ensino público no país, além de agregar ao debate conceitual (em momento de efervescência teórica) questões vividas pelos professores com a alfabetização de crianças de seis anos de idade.

Biografia do Autor

Ceris Salete Ribas da Silva

Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- Ceale.

Delaine Cafiero

Doutora em Linguística, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- Ceale.

Publicado
2016-11-04