Afabetização e letramento de crianças de seis anos: as políticas para a implantação do ensino fundamental de nove anos

  • Ceris Salete Ribas da Silva
  • Delaine Cafiero

Resumo

Este texto busca refletir, apoiado em dados de pesquisas, sobre o alcance das ações educativas desenvolvidas pelas políticas de governo com o objetivo de oferecer suporte à implantação do Ensino Fundamental de nove anos nas escolas públicas do país. Os objetivos principais das reflexões aqui apresentadas são: dar visibilidade a uma política pública em andamento no país e, problematizar as ações educacionais desenvolvidas, nas áreas de avaliações sistêmicas da Alfabetização e Letramento, avaliação de materiais didáticos e formação de professores. A reflexão pode contribuir para a compreensão do adensamento dessas políticas e seus efeitos na qualidade do ensino público no país, além de agregar ao debate conceitual (em momento de efervescência teórica) questões vividas pelos professores com a alfabetização de crianças de seis anos de idade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ceris Salete Ribas da Silva

Doutora em Educação, professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- Ceale.

Delaine Cafiero

Doutora em Linguística, professora da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita- Ceale.

Publicado
2016-11-04
Como Citar
Silva, C. S. R. da, & Cafiero, D. (2016). Afabetização e letramento de crianças de seis anos: as políticas para a implantação do ensino fundamental de nove anos. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 16(32). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2423