Ensinar geografia em uma perspectiva da geografia crítica e da formação sócio-histórica cultural do indivíduo

  • Getúlio R. de Lima

Resumo

A educação é um conjunto de relações sociais de uma dada sociedade, que exerce uma ação organizada para transmitir cultura e para criar de uma geração para outra novas idéias, emoções e habitos. A educação é uma forma de subministrar e transmitir a herança cultural de uma dada sociedade. É o trabalho político do ser humano sobre si mesmo. Os métodos de ensino na perspectiva da Escola Sócio Histórica Cultural e da Geográfia Crítica para a compreensão da realidade, não parte simplesmente da “quantidade dos dados empíricos disponíveis” de um dado fenômeno da realidade, mas de categorias e princípios que “regem a totalidade concreta”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Getúlio R. de Lima

Cientista social, graduado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Mestrando em Geografia pela UFMS, Campus de Aquidauana.

Publicado
2016-11-07
Como Citar
Lima, G. R. de. (2016). Ensinar geografia em uma perspectiva da geografia crítica e da formação sócio-histórica cultural do indivíduo. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 15(30). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2464