CONTRIBUIÇÕES TEÓRICOMETODOLÓGICAS PARA O ESTUDO SOBRE O DISCURSO DOS MENINOS INTERNOS EM INSTITUIÇÃO PRISIONAL

  • Anna Maria Lunardi Padilha

Resumo

Nós, pesquisadores em educação, aprendemos a tomar algumas decisões, a fazer planejamentos com objetivos claros, a realizar pesquisas com a definição do objeto de estudo e nos cobram isso na academia e na vida profissional. Pouco se nos é alertado sobre a possibilidade de não sabermos explicitar o que não é coerente, o que nega, o que impede, o que determina os contrários. Pouca análise da outra face da mesma moeda – o sim e o não; o que é e o que não é. Difícil pensar dialeticamente, pois parece que aprendemos a ser afirmativos sem negar. A negação, no sentido marxista, não é apenas um ato mental de dizer não, mas como momento dialético das possibilidades do vir a ser. A inclusão dos adolescentes em uma instituição prisional violenta é ao mesmo tempo exclusão de uma possibilidade de educação e formação humanas. A colocação de crianças e jovens em salas de aula chamadas de comuns, muitas vezes é a inclusão delas em um espaço que as exclui do processo de aprendizado e, portanto, de desenvolvimento. A inclusão das crianças nas ruas é causa e conseqüência da inclusão da violência em suas vidas e conseqüente exclusão da escola e da dignidade. Penso ser esse raciocínio fundamental na formação dos pesquisadores e trabalhadores da educação, bem como me parece constituir um marco teórico-metodológico promissor para a análise dos discursos de adolescentes internos na Fundação do Bem Estar do Menor (Febem), procurando captar o que revelam e o que ocultam nas cartas que escreveram para suas mães, amigos e namoradas. A pesquisa revelou que o discurso
não é transparente: exige, como quer Mikhail Bakthin, uma análise do território social onde acontece, refletindo e refratando a realidade em transformação, ou seja, trata-se de pesquisar as palavras na trama das relações sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anna Maria Lunardi Padilha

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.

Publicado
2016-11-11
Como Citar
Padilha, A. M. L. (2016). CONTRIBUIÇÕES TEÓRICOMETODOLÓGICAS PARA O ESTUDO SOBRE O DISCURSO DOS MENINOS INTERNOS EM INSTITUIÇÃO PRISIONAL. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 12(24). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2558