DESEJO, PRAZER E SEDUÇÃO NA EDUCAÇÃO

  • Maria Celéne de Figueiredo Nessimian

Resumo

As aulas de arte apresentam uma realidade complexa e passível de inúmeros questionamentos, pois envolvem situações bastante conflituosas de onde emanam forças desconhecidas que traumatizam, criam resistências, angústias, desprazeres, inseguranças, recaindo vigorosamente sobre o desejo e prazer do aluno/estagiário em ser professor. Assim, optamos pela psicanálise como abordagem teórica, uma vez que esta nos permite trilhar pela subjetividade do ser, envolvendo seus desejos e motivações inconscientes. Trilhar por este caminho nos levou diretamente a buscar a essencialidade do conceito do que vem a ser educar, através de uma visão contemporânea da psicanálise em educação, incidindo diretamente nas dimensões da paixão de educar e da educação como sedução.

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Biografia do Autor

Maria Celéne de Figueiredo Nessimian

Mestre em Educação, professora do Curso de Artes Visuais da UFMS.

Publicado
2016-11-18
Como Citar
Nessimian, M. C. de F. (2016). DESEJO, PRAZER E SEDUÇÃO NA EDUCAÇÃO. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 9(18). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2595