DIVERSIDADE HUMANA: DISSEMINAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO SABER

  • Rossana Valéria de Souza e Silva

Resumo

Este estudo analisa, a partir das abordagens metodológicas, as implicações dissertações e teses defendidas, durante o período de 1970 a 1998, em distintos programas de mestrado e doutorado no Brasil, cujas temáticas estão voltadas para as pessoas portadoras de deficiência, levando em consideração suas inter-relações com os determinantes socioeconômicos. Adotando como categoria central a unidade entre o lógico e o histórico, o estudo, parte da análise das estruturas internas das abordagens metodológicas identificadas nas pesquisas (empírico-analíticas, fenomenológico-hermenêuticas, crítico-dialéticas e outras) e busca indicas os principais elementos contidos nos níveis técnico, teórico e epistemológico, bem como os pressupostos gnosiológicos e ontológicos, explícitos ou implícitos nos textos. Na perspectiva histórica, são explicitados os principais nexos estabelecidos entre as determinações sócio-econômico-políticas e o processo de produção veiculação e apropriação desse conhecimento. A investigação continuada dos assuntos relacionados à produção científica da pós-graduação estrito-senso, permite uma maior aproximação e compreensão de qual tem sido a contribuição da pesquisa científica no processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pela pessoa portadora de deficiência, suas articulações com as questões sociais mais abrangentes, bem como o alcance e o significado dessas pesquisas desenvolvidas no âmbito dos mestrados e doutorados no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossana Valéria de Souza e Silva
Professor do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.
Publicado
2016-11-22
Como Citar
Silva, R. V. de S. e. (2016). DIVERSIDADE HUMANA: DISSEMINAÇÃO E APROPRIAÇÃO DO SABER. InterMeio: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - UFMS, 3(6). Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2668