Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência

Resumo

O presente artigo relata uma experiência vivenciada em meio educacional, cujo objetivo foi apresentar aos participantes o Círculo de Paz e conhecer a opinião dos mesmos sobre a possibilidade de utilizar a técnica como um instrumento de prevenção à violência escolar. A atividade foi realizada em uma turma do Programa de Mestrado em Ensino da Universidade Estadual do Oeste do Paraná como parte avaliativa da disciplina Eletiva Ação Docente e Ensino de Ciências e Matemática. O estudo contou com uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva e observacional. Os dados foram obtidos a partir das discussões em sala de aula e pelas respostas às perguntas norteadoras durante a atividade do Círculo. O referencial teórico baseou-se nos estudos sobre violência, em especial a violência escolar, bem como em autores que defendem o fomento de valores pacíficos universais como participação, diálogo, igualdade, justiça social e respeito à diversidade e apresentam algumas práticas restaurativas como ferramentas de enfrentamento à violência. A vivência do Círculo de Paz pelos professores em sua maioria atuantes na educação básica do município, naquele momento na condição de alunos do mestrado em ensino, gerou uma discussão rica sobre as possibilidades de utilização da técnica, em especial para abordar a violência. Ao final da atividade todos manifestaram impressões positivas quanto à utilização do círculo de paz no enfrentamento a violência escolar.

 

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Biografia do Autor

Elis Palma Priotto, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduação em Enfermagem e Obstetrícia com licenciatura pela Unioeste/Cascavel. Doutorado em Ciências na Universidade de São Paulo - Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto USP-RP; Mestrado em Educação pela PUC-PR. Especialização em Administração Hospitalar, São Camilo - SP; Especialização em Adolescência, PUC-PR; Docente do curso de Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Ensino na Unioeste/Foz do Iguaçu. Participa do Grupo de Pesquisa em Saúde Coletiva em Enfermagem e é líder do grupo de pesquisa Ensino, pesquisa e prevenção das violências e vulnerabilidades (GEPENSE). Autora dos livros: Dinâmica de grupo para Adolescentes, Violência Escolar: políticas públicas e práticas educativas em Foz do Iguaçu; Perfil do Adolescente e Jovem na Tríplice Fronteira; Violência envolvendo adolescentes na Tríplice Fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina; coautora do livro Adolescentes: uma abordagem multidisciplinar; Coordenou a instalação por 9 anos do Curso de Graduação em Enfermagem da Unioeste (FOZ-PR); Idealizadora do Núcleo de Prevenção e Pesquisa em Violência em Foz do Iguaçu (NUPREV); Idealizadora do Centro de Atenção Integral ao Adolescente (CAIA); Com experiência e pesquisas na área de Enfermagem em Saúde Pública; Adolescência; Ensino; Violências.

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Publicado
2020-11-24
Como Citar
Passeri, H. J., & PRIOTTO, E. M. T. P. (2020). Reflexão sobre violência escolar à luz da Justiça Restaurativa: um relato de experiência. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 116-129. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10136
Seção
Artigos de demanda contínua