Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil

Resumo

Este estudo analisa como os especialistas operacionalizam revisões publicadas em periódicos focando a síndrome de burnout. A revisão sistemática das revisões, realizada com recorte temporal de janeiro de 2010 a fevereiro de 2020, mostrou estudos quantitativamente limitados de revisões da literatura sobre o tema em foco. A maior parte das revisões encontradas são voltadas a investigar professores da área da saúde. Os estudos geralmente apresentam assimetrias nos aspectos metodológicos, limitando sobremaneira a comparação direta dos resultados. Entretanto, evidenciou-se a necessidade urgente de estudos de revisão da literatura adotarem protocolos sistematizados para nortear as futuras revisões sistemáticas para oferecer critérios mais transparentes e confiáveis, minimizando suposições implícitas e vieses de acometimento da síndrome de burnout em professores universitários.

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Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

Lohran Anguera Lima, Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Especialização em Ortopedia e Traumatologia. Residente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Claus Dieter Stobaus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-doutorado em Psicologia da Educação pela UAM, Espanha.

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Publicado
2022-01-05
Como Citar
Ferrari de Lima, D., Anguera Lima, L., Sampaio, A. A., & Dieter Stobaus, C. (2022). Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 159-174. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.12978
Seção
Artigos de demanda contínua