Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil
Resumo
Este estudo analisa como os especialistas operacionalizam revisões publicadas em periódicos focando a síndrome de burnout. A revisão sistemática das revisões, realizada com recorte temporal de janeiro de 2010 a fevereiro de 2020, mostrou estudos quantitativamente limitados de revisões da literatura sobre o tema em foco. A maior parte das revisões encontradas são voltadas a investigar professores da área da saúde. Os estudos geralmente apresentam assimetrias nos aspectos metodológicos, limitando sobremaneira a comparação direta dos resultados. Entretanto, evidenciou-se a necessidade urgente de estudos de revisão da literatura adotarem protocolos sistematizados para nortear as futuras revisões sistemáticas para oferecer critérios mais transparentes e confiáveis, minimizando suposições implícitas e vieses de acometimento da síndrome de burnout em professores universitários.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, p. 11-32, 2006.
CAMPBELL, Mhairi; MCKENZIE, Joanne; SOWDEN, Amanda; KATIKIREDDI, Srinivasa Vittal; BRENNAN, Sue; ELLIS, Simon; HARMANN-BOYCE, Jamie; RYAN, Rebecca; SHEPPERD, Sasha; THOMAS, James; ELCH, Vivian; THOMSONET, Hilary. Synthesis without meta-analysis (SWiM) in systematic reviews: reporting guideline. BMJ, London, 368, el6890, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31948937/. Acesso em: 15 mar. 2020.
CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.
FERREIRA, Elisandra Gonçalves; SILVA, Franciele Cascaes; BENTO, Gisele Graziele; SOLEMAN HERNANDEZ, Salma Stéphany; BERNARDO, Valdeni Manoel; DA SILVA, Rudney. Revisão sistemática sobre síndrome de burnout e atividade física em professores. Educación Física y Deporte, Medelin, v. 34, p. 309-330, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-831036. Acesso em: 14 jan. 2020.
FERREIRA, Francielly Damaris; BORGES, Cristiane José. Síndrome de burnout: uma reflexão literária sobre a ocorrência em docentes do ensino superior. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, Jataí, v. 8, p. 1-18, 2010.
FREITAS, Ellen de Souza, SENRA, Luciana Xavier Breve análise bibliométrica sobre a síndrome de Bornout em professores universitários. Revista Científica da Faminas, Muriaé, v. 11, p. 119-138, 2015. Disponível em: http://200.202.212.131/index.php/RCFaminas/article/view/115. Acesso em: 12 dez. 2020.
HIGGINS, Jullian; GREEN, Salien. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, Version 5.1.0. Melbourne, Australia (AUS): Department of Health and Ageing, Austrália. The Cochrane Collaboration. 2011. Disponível em: www.cochrane-handbook.org. Acesso em: 23 out. 2019.
LEITE, Andrea Ferreira; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Rev Bras Saude Ocup, São Paulo, v. 42, p. 1-15, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbso/v42/2317-6369-rbso-42-e6.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.
LIMA, Dartel Ferrari; MALACARNE, Vilmar; STREIEDER, Dulce Maria. O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 28, p. 191-206, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3213/2322. Acesso em: 21 out. 2020.
MARTINS, Júlia Trevisan; RIBEIRO, Renata Perfeito; RIBEIRO, Benedita Gonçalves de Assis; ROBAZZI, Maria Lucia do Carmo Cruz; VEIGA Eugenia Velludo. Bem-estar de docentes universitários: revisão integrativa da literatura. Revista Varia Scientia – Ciências da Saúde, Cascavel, v. 2, p. 156-164, 2016. Dispnível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/14885. Acesso em: 21 nov. 2020.
MOHER, David; SHAMSEER, Larissa; CLARKE, Mike; GHERSI, Davina; LIBERATI, Alessandro; PETTICREW, Mark; SHEKELLE, Paul; STEWART Lesley; PRISMA-P Group. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, London, v. 4, p. 2–9, 2015. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2046-4053-4-1. Acesso em: 15 out. 2020.
PAGE, Matthew; SHAMSEER, Larissa; ALTMAN, Douglas; TETZLAFF, Jennifer; SAMPSON Margaret; TRICCO, Andrea; CATALÁ-LOPEZ, Ferrán; EMMA, Lun Li; REID, Emma; SARKIS-ONOFRE, Rafael; MOHER, David. Epidemiology and Reporting Characteristics of Systematic Reviews of Biomedical Research: A Cross-Sectional Study. PLoS Med, San Francisco, v. 13, p. e1002028, 2016. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1002028. Acesso em: 20 nov. 2020.
PEREIRA, Raissa Cristina; RIBEIRO, Lucas Augusto de Carvalho; REIS, Euclides Fernandes; FERNANDES, Patricia de Souza. Síndrome de Burnout em professores de medicina: revisão sistemática. Revista EDaPECI, Aracajú, 18, 115-126, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/10026. Acesso em: 05 dez. 2020.
SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBÄUS, Claus Dieter; BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Vivências de mal-estar na transição da licenciatura à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 23, p. 975-988, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/65257. Acesso em: 01 dez. 2020.
SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBAUS, Claus Dieter; LIMA, Dartel Ferrari; MAZZARDO, Oldemar; PIOVANI, Verónica Gabriela Silva; BOTH, Jorge. Validação do questionário saúde docente para o contexto Brasileiro. J. Phys. Educ. v. 32, e3228, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48749. Acesso em: 20 abr. 2021.
SANTOS, Maria Eduarda de Oliveira; SANTOS, Eliete Correia. O Google Acadêmico como mecanismo de auxílio na construção de trabalhos científicos e correlato ao letramento informacional. In: SEMINÁRIO DE SABERES ARQUIVÍSTICOS (SESA): Memória, Letramento e Contribuições, João Pessoa, n. ago/2017, p. 307-320, 2017. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/viii/sesa/paper/view/4594. Acesso em: 30 nov. 2020.
SOUSA, Luís Manuel Mota; FIRMINO, Cristiana Furtado; MARQUES-VIEIRA, Cristina Maria Alves; SEVERINO, Sandy Silva Pedro; PESTANA, Helena Castelão Figueira Carlos. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. RPER, Angra do Heroísmo - Portugal, v.1, p.45-54, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/232112845.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.
SZELIGA-KOWALCZYK, Anna. Teachers occupational burnout syndrome in secondary school. Jagiellonian Journal of Management, Warsaw, v. 1, p. 353–367, 2015. Disponível em: https://www.ejournals.eu/jjm/Tom-1-(2015)/Numer-4/art/6777/. Acesso em: 21 dez. 2020.
TIJDINK, Joeri; VERGOUWEN, Anton; SMULDERS, Yvo. Emotional exhaustion and burnout among medical professors; a Nationwide survey. BMC Medical Education, Rockville, v. 14, 183, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25189761/. Acesso em: 02 nov. 2020.
TRIGO, Telma Ramos; TENG, Chei Tung; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Síndrome de burnout ou estafa profissional e transtornos psiquiátricos. Rev. psiquiatr. Clin., São Paulo, v. 34, p. 223-233, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500004. Acesso em: 20 mar. 2021.
VON ELM, Erik; ALTMAN, Douglas Altman; EGGR, Matthias; POCOCK, Stuart; GOTZSCHE, Peter; VANDENBROUCKE, Jan. Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) statement: guidelines for reporting observational studies., Jan. BMJ, London, v. 335, p. 806–808, 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2034723/. Acesso em: 30 jan. 2021.
WORMALD, Richard; EVANS, Jennifer. What Makes Systematic Reviews Systematic and Why are They the Highest Level of Evidence? Ophthalmic Epidemiology, Buren, v. 25, p. 27-30, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09286586.2017.1337913. Acesso em: 22 mar. 2021.
Copyright (c) 2022 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.