Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil

Resumo

Este estudo analisa como os especialistas operacionalizam revisões publicadas em periódicos focando a síndrome de burnout. A revisão sistemática das revisões, realizada com recorte temporal de janeiro de 2010 a fevereiro de 2020, mostrou estudos quantitativamente limitados de revisões da literatura sobre o tema em foco. A maior parte das revisões encontradas são voltadas a investigar professores da área da saúde. Os estudos geralmente apresentam assimetrias nos aspectos metodológicos, limitando sobremaneira a comparação direta dos resultados. Entretanto, evidenciou-se a necessidade urgente de estudos de revisão da literatura adotarem protocolos sistematizados para nortear as futuras revisões sistemáticas para oferecer critérios mais transparentes e confiáveis, minimizando suposições implícitas e vieses de acometimento da síndrome de burnout em professores universitários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

Lohran Anguera Lima, Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Especialização em Ortopedia e Traumatologia. Residente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (UFMS/CPAN).

Claus Dieter Stobaus, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutorado em Ciências Humanas - Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Pós-doutorado em Psicologia da Educação pela UAM, Espanha.

Referências

ARAÚJO, Carlos. Bibliometria: evolução histórica e questões atuais. Em Questão, Porto Alegre, v.12, p. 11-32, 2006.

CAMPBELL, Mhairi; MCKENZIE, Joanne; SOWDEN, Amanda; KATIKIREDDI, Srinivasa Vittal; BRENNAN, Sue; ELLIS, Simon; HARMANN-BOYCE, Jamie; RYAN, Rebecca; SHEPPERD, Sasha; THOMAS, James; ELCH, Vivian; THOMSONET, Hilary. Synthesis without meta-analysis (SWiM) in systematic reviews: reporting guideline. BMJ, London, 368, el6890, 2020. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31948937/. Acesso em: 15 mar. 2020.

CODO, Wanderley. Educação: carinho e trabalho. Petrópolis: Vozes, 1999.

FERREIRA, Elisandra Gonçalves; SILVA, Franciele Cascaes; BENTO, Gisele Graziele; SOLEMAN HERNANDEZ, Salma Stéphany; BERNARDO, Valdeni Manoel; DA SILVA, Rudney. Revisão sistemática sobre síndrome de burnout e atividade física em professores. Educación Física y Deporte, Medelin, v. 34, p. 309-330, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-831036. Acesso em: 14 jan. 2020.

FERREIRA, Francielly Damaris; BORGES, Cristiane José. Síndrome de burnout: uma reflexão literária sobre a ocorrência em docentes do ensino superior. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia do Campus Jataí, Jataí, v. 8, p. 1-18, 2010.

FREITAS, Ellen de Souza, SENRA, Luciana Xavier Breve análise bibliométrica sobre a síndrome de Bornout em professores universitários. Revista Científica da Faminas, Muriaé, v. 11, p. 119-138, 2015. Disponível em: http://200.202.212.131/index.php/RCFaminas/article/view/115. Acesso em: 12 dez. 2020.

HIGGINS, Jullian; GREEN, Salien. Cochrane Handbook for Systematic Reviews of Interventions, Version 5.1.0. Melbourne, Australia (AUS): Department of Health and Ageing, Austrália. The Cochrane Collaboration. 2011. Disponível em: www.cochrane-handbook.org. Acesso em: 23 out. 2019.

LEITE, Andrea Ferreira; NOGUEIRA, Júlia Aparecida Devidé. Fatores condicionantes de saúde relacionados ao trabalho de professores universitários da área da saúde: uma revisão integrativa. Rev Bras Saude Ocup, São Paulo, v. 42, p. 1-15, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbso/v42/2317-6369-rbso-42-e6.pdf. Acesso em: 21 out. 2020.

LIMA, Dartel Ferrari; MALACARNE, Vilmar; STREIEDER, Dulce Maria. O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 28, p. 191-206, maio/ago. 2012. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/3213/2322. Acesso em: 21 out. 2020.

MARTINS, Júlia Trevisan; RIBEIRO, Renata Perfeito; RIBEIRO, Benedita Gonçalves de Assis; ROBAZZI, Maria Lucia do Carmo Cruz; VEIGA Eugenia Velludo. Bem-estar de docentes universitários: revisão integrativa da literatura. Revista Varia Scientia – Ciências da Saúde, Cascavel, v. 2, p. 156-164, 2016. Dispnível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/variasaude/article/view/14885. Acesso em: 21 nov. 2020.

MOHER, David; SHAMSEER, Larissa; CLARKE, Mike; GHERSI, Davina; LIBERATI, Alessandro; PETTICREW, Mark; SHEKELLE, Paul; STEWART Lesley; PRISMA-P Group. Preferred reporting items for systematic review and meta-analysis protocols (PRISMA-P) 2015 statement. Systematic Reviews, London, v. 4, p. 2–9, 2015. Disponível em: https://systematicreviewsjournal.biomedcentral.com/articles/10.1186/2046-4053-4-1. Acesso em: 15 out. 2020.

PAGE, Matthew; SHAMSEER, Larissa; ALTMAN, Douglas; TETZLAFF, Jennifer; SAMPSON Margaret; TRICCO, Andrea; CATALÁ-LOPEZ, Ferrán; EMMA, Lun Li; REID, Emma; SARKIS-ONOFRE, Rafael; MOHER, David. Epidemiology and Reporting Characteristics of Systematic Reviews of Biomedical Research: A Cross-Sectional Study. PLoS Med, San Francisco, v. 13, p. e1002028, 2016. Disponível em: https://journals.plos.org/plosmedicine/article?id=10.1371/journal.pmed.1002028. Acesso em: 20 nov. 2020.

PEREIRA, Raissa Cristina; RIBEIRO, Lucas Augusto de Carvalho; REIS, Euclides Fernandes; FERNANDES, Patricia de Souza. Síndrome de Burnout em professores de medicina: revisão sistemática. Revista EDaPECI, Aracajú, 18, 115-126, 2018. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/10026. Acesso em: 05 dez. 2020.

SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBÄUS, Claus Dieter; BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Vivências de mal-estar na transição da licenciatura à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 23, p. 975-988, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/65257. Acesso em: 01 dez. 2020.

SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBAUS, Claus Dieter; LIMA, Dartel Ferrari; MAZZARDO, Oldemar; PIOVANI, Verónica Gabriela Silva; BOTH, Jorge. Validação do questionário saúde docente para o contexto Brasileiro. J. Phys. Educ. v. 32, e3228, 2021. Disponível em: https://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/48749. Acesso em: 20 abr. 2021.

SANTOS, Maria Eduarda de Oliveira; SANTOS, Eliete Correia. O Google Acadêmico como mecanismo de auxílio na construção de trabalhos científicos e correlato ao letramento informacional. In: SEMINÁRIO DE SABERES ARQUIVÍSTICOS (SESA): Memória, Letramento e Contribuições, João Pessoa, n. ago/2017, p. 307-320, 2017. Disponível em: http://www.ufpb.br/evento/index.php/viii/sesa/paper/view/4594. Acesso em: 30 nov. 2020.

SOUSA, Luís Manuel Mota; FIRMINO, Cristiana Furtado; MARQUES-VIEIRA, Cristina Maria Alves; SEVERINO, Sandy Silva Pedro; PESTANA, Helena Castelão Figueira Carlos. Revisões da literatura científica: tipos, métodos e aplicações em enfermagem. RPER, Angra do Heroísmo - Portugal, v.1, p.45-54, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/232112845.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.

SZELIGA-KOWALCZYK, Anna. Teachers occupational burnout syndrome in secondary school. Jagiellonian Journal of Management, Warsaw, v. 1, p. 353–367, 2015. Disponível em: https://www.ejournals.eu/jjm/Tom-1-(2015)/Numer-4/art/6777/. Acesso em: 21 dez. 2020.

TIJDINK, Joeri; VERGOUWEN, Anton; SMULDERS, Yvo. Emotional exhaustion and burnout among medical professors; a Nationwide survey. BMC Medical Education, Rockville, v. 14, 183, 2014. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/25189761/. Acesso em: 02 nov. 2020.

TRIGO, Telma Ramos; TENG, Chei Tung; HALLAK, Jaime Eduardo Cecílio. Síndrome de burnout ou estafa profissional e transtornos psiquiátricos. Rev. psiquiatr. Clin., São Paulo, v. 34, p. 223-233, 2007. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0101-60832007000500004. Acesso em: 20 mar. 2021.

VON ELM, Erik; ALTMAN, Douglas Altman; EGGR, Matthias; POCOCK, Stuart; GOTZSCHE, Peter; VANDENBROUCKE, Jan. Strengthening the Reporting of Observational Studies in Epidemiology (STROBE) statement: guidelines for reporting observational studies., Jan. BMJ, London, v. 335, p. 806–808, 2007. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2034723/. Acesso em: 30 jan. 2021.

WORMALD, Richard; EVANS, Jennifer. What Makes Systematic Reviews Systematic and Why are They the Highest Level of Evidence? Ophthalmic Epidemiology, Buren, v. 25, p. 27-30, 2017. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/09286586.2017.1337913. Acesso em: 22 mar. 2021.

Publicado
2022-01-05
Como Citar
Ferrari de Lima, D., Anguera Lima, L., Sampaio, A. A., & Dieter Stobaus, C. (2022). Revisão sistemática de revisões da literatura sobre a síndrome de burnout em docentes do ensino superior no Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 9(19), 159-174. https://doi.org/10.55028/pdres.v9i19.12978
Seção
Artigos de fluxo contínuo