Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza

Resumo

O artigo objetiva ampliar o conhecimento exploratório sobre a educação em saúde, examinar os conceitos, as perspectivas e os significados de promover a saúde por meio da educação em âmbito escolar, por meio de ensaio acadêmico reflexivo, visto que a evolução da educação em saúde assumiu várias formas ao longo das últimas décadas. O surgimento de novos conceitos, como promoção da saúde e alfabetização em saúde, ajudou a moldar e refinar a compreensão de como o propósito, o conteúdo e os métodos de educação em saúde podem se adaptar às novas necessidades e prioridades de saúde pública. Ver a educação em saúde através das lentes da alfabetização em saúde tem sido particularmente útil para diferenciar entre a educação em saúde focada em tarefas e a educação em saúde focada em habilidades projetadas para desenvolver destrezas mais genéricas e transferíveis, ampliando o foco do pessoal para o coletivo. O advento das mídias digitais possibilitou um acesso inédito à informação em saúde, mas trouxe consigo novos desafios. Gerenciar o volume de informações disponíveis e avaliar sua qualidade e confiabilidade, tornaram-se habilidades essenciais de alfabetização em saúde digital na era da informação, desafiando os educadores de saúde a se adaptarem e adaptar as práticas a essas novas oportunidades e entender os desafios que as acompanham.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutor em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus de Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil.

Dayane Cristina de Souza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Referências

ALOTAIBI, Yasser; FEDERICO, Frank. The impact of health information technology on patient safety. Saudi Med J. v. 38, n. 12, p. 1173-1180, 2017. Doi: 10.15537/smj.2017.12.20631.

AMOAH, Padmore Adusei, PHILLIPS, David. Health literacy and health: rethinking the strategies for universal health coverage in Ghana. Public Health, v. 159, p. 40-49, jun. 2018. doi: 10.1016/j.puhe.2018.03.002.

AMORIM, Sofia; JUNIOR, Jonas Bach. Toda educação é autoeducação”: formação docente e saberes pedagógicos. Revista Triângulo, v. 15, n. 2, p. 102-113, maio/ago. 2022. DOI: 10.18554/rt.v15i2.6260.

BOUCLAOUS, Carmel; SALEM, Samer; GHANEM, Ahmad, SAADE, Namir; HADDAD, Jad El; MALHAM, Melissa Bou; OSTA, Soad Al; MATAR, Karen; NASSAR, Elma; YARED, Georges; KHIAMI, Majd; EID, Mary Joe. Health Literacy Levels and Predictors Among Lebanese Adults Visiting Outpatient Clinics in Beirut. Health Lit Res Pract, v, 5, n. 4, out. 2021. doi: 10.3928/24748307-20211012-02.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017.

BUJINOWSKA-FEDAK, Maria; WALIGÓRA, Joana; MASTALERZ-MIGAS, Agnieszka. The Internet as a Source of Health Information and Services. Adv Exp Med Biol, v. 1211, p. 1-16, 2021. Doi: 10.1007/5584_2019_396.

CHEN, Xuewei; MCMAUGHAN, Darcy Jones; LI, Ming; KREPS, Gary; ARIATI, HAN, Ho; ARIATI, Jati; RHOADS, Keley; MAHAFFEY, Carlos; MILLER, Bridjet. Trust in and Use of COVID-19 Information Sources Differs by Health Literacy among College Students. Healthcare (Basel), v. 11, n. 6, mar. 2023. Doi: 10.3390/healthcare11060831.

CHINN, Deborah. Critical health literacy: a review and critical analysis. Soc Sci Med, v. 73, n. 60–67, 2011.

FARREER, Linden; MARINETTI, Cláudia; CAVACO, Yolini Kuipers; COSTONGS, Caroline. Advocacy for health equity: a synthesis review. Milbank Q, v. 93, p. 392–437, 2015.

GHASEMIPOUR, Yadollah; ROBINSON, Julie An, GHORBANI, Nima. Mindfulness and integrative self-knowledge: relationships with health-related variables. Int J Psychol, v. 48, n. 6, p. 1030-1037, 2013. Doi: 10.1080/00207594.2013.763948.

LEVY, Helen; JANKE, Alex. Health Literacy and Access to Care. J Health Commun. V. 21, Suppl 1, p. 43-50, 2016. Doi: 10.1080/10810730.2015.1131776.

LIMA, Dartel Ferrari; MALACARNE, Vilmar; STRIEDER, Dulce Maria. O papel da escola na promoção da saúde – uma mediação necessária. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 28, p. 191-206, maio/ago. 2012.

LIU, Chenxi; WANG, Dan; LIU, Chaojie; JIANG, Junnan; WANG, Xuemei; CHEN, Haihong; JU, Xin; ZHANG, Xinping. What is the meaning of health literacy? A systematic review and qualitative synthesis. Fam Med Community Health, v. 8, n. 2, e000351, maio 2020. Doi: 10.1136/fmch-2020-000351.

LUCENA, Pablo Leonid Carneiro; CAVALCANTI, Patrícia Barreto; LUCENA, Carla Mousinho Ferreira. Programa Saúde na Escola: interpelações sobre ações de educação e saúde no Brasil. Textos & Contextos (Porto Alegre), v. 14, n. 2, p. 387-402, 2015. Doi: https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.2.21728

SALCI, Maria Aparecida; MACENO, Priscila; ROZZA, Soraia; ROZZA, Geraldo; SILVA, Denise Maria Guerreiro Vieira; BOEHS, Astrid Eggert; HEIDEMANN, Ivonete Teresinha Schulter Buss. Educação em saúde e suas perspectivas teóricas: algumas reflexões. Reflexão. Texto contexto – Enferm, v. 22, n. 1, mar. 2013. Doi: https://doi.org/10.1590/S0104-07072013000100027.

MITIC, Waine; ROOTMAN, Irving. An intersectoral approach for improving health literacy for Canadians. Ottawa, Public Health Agency of Canada, 2012.

MUFLIH, Suhaib; BASHIR, Hadeel; KHADER, Yousef; KARASNEH, Reema. The impact of health literacy on self-medication: a cross-sectional outpatient study. J Public Health (Oxf), v. 7, n. 44, p. 84-91, mar. 2022. Doi: 10.1093/pubmed/fdaa188.

NUTBEAM, Don. From health education to digital health literacy – building on the past to shape the future. Global Health Promotion, v. 28, n. 4, p. 51-55, 2021. Doi:10.1177/17579759211044079.

NUTBEAM, Don. Health education and health promotion revisited. Health Educ J. v. 78, p. 705–709, 2019. Doi: https://doi.org/10.1177/0017896918770215

NUTBEAM, Don. Alfabetização em saúde como meta de saúde pública: um desafio para as estratégias contemporâneas de educação e comunicação em saúde no século XXI. Promoção da saúde internacional, v. 15, n. 3, p. 259-267, 2000.

PAES, Caila Carolina Duarte Campos; PAIXÃO, Alvaneide Nunes. A importância da abordagem da educação em saúde: revisão de literatura. Revista de Educação da Universidade Federal do Vale do São Francisco, v. 6, n. 11, 2016.

PARKER, Ruth. Measuring health literacy: what? So what? Now what? In HERNANDEZ, Lyla. Measures of health literacy: workshop summary, Roundtable on Health Literacy. Washington, DC, National Academies Press, 2009.

RABABAH, Jeahd; Al-HAMMOURI, Mohammed; ALDELAYKEH, Mohammed. Validation and measurement invariance of the Arabic Health Literacy Questionnaire. Heliyon. V. 18, n. 8, e09301, abr. 2022. Doi: 10.1016/j.heliyon.2022.e09301.

SAMPAIO, Joana; CARVALHO, Joana; PIZARRO, Andreia; PINTO, Joana; MOREIRA, André; PADRÃO, Patrícia; GUEDES DE PINHO, Paula; MOREIRA, Pedro; BARROS, Renata. Multidimensional Health Impact of Multicomponent Exercise and Sustainable Healthy Diet Interventions in the Elderly (MED-E): Study Protocol. Nutrients, v. 25, n. 15, 2023. Doi: 10.3390/nu15030624.

SHARMA, Abhinav; HARRINGTON, Robert; McCLELLAN, Mark; TURAKHIA, Mintu; EAPEN, Zubin; STEINHUBL, Steven; MAULT, James; MAJMUDAR, Maulik; ROESSIG, Lothar; CHANDROSS, Karen; GREEN, ERIK; PATEL, Bakul, HAMER, Andrew; OLGIN, Jhefrey; RUMSFELD, Jhon; ROE, Mathew; PETERSON, Erik. Using Digital Health Technology to Better Generate Evidence and Deliver Evidence-Based Care. J Am Coll Cardiol, v. 12; n. 71, p. 2680-2690, jun. 2018. Doi: 10.1016/j.jacc.2018.03.523.

WHO, World Health Organization. Comparative report on health literacy in eight EU member states. The European Health Literacy Project 2009–2012. Maastricht, HLS-EU Consortium, 2012. Disponível em: http://www.health-literacy.eu Acesso em: 15 maio 2023.

WHO, World Health Organization. Regional Office for Europe. Health literacy: The solid facts. Ed. Ilona Kickbusch, Jürgen M. Pelikan, Franklin Apfel & Agis D. Tsouros, Copenhagen, 2013.

WITTINK, Harriet; OOSTERHAVEN, Janke. Patient education and health literacy. Musculoskelet Sci Pract, v. 38, p. 120-127, dez. 2018. Doi: 10.1016/j.msksp.2018.06.004.

ZHANG, Mengmeng, BAO, Yun; LANG, Yitian; FU, Shihui; Kimber M, LEVINE, Melissa; XIE, Feng. What Is Value in Health and Healthcare? A Systematic Literature Review of Value Assessment Frameworks. Value Health, v. 25, 2, p. 302-317, fev. 2022. Doi: 10.1016/j.jval.2021.07.005.

Publicado
2024-01-03
Como Citar
Lima, D. F. de, Souza, D. C. de, & Sampaio, A. A. (2024). Propriedades da educação em saúde no âmbito escolar: um ensaio reflexivo de seu conceito e natureza. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 135-147. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.18946
Seção
Artigos de demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)