Análise da imagem e da condição de saúde de professores no Brasil

Resumo

A análise da imagem e das condições de saúde dos professores é relevante para a compreensão das atitudes e comportamentos sociais em relação à escola e aos processos educacionais. Este estudo analisa a imagem social do docente e as suas repercussões nas condições de saúde e de bem-estar dos professores. A partir de uma revisão narrativa da literatura, aborda aspectos que envolvem as dificuldades, tensões e desafios do trabalho docente, aspectos da carreira e salários, condições trabalho, valorização da profissão na educação básica, atrelados à imagem social do professor e às condições de saúde psicofísica. Aponta os desafios para o desenvolvimento da profissionalidade docente, valorização da profissão na educação básica, desenvolvimento de carreira e de trabalho nas escolas e possibilidades de intervenções concretas com o objetivo de ampliar o suporte à saúde docente e renovar a imagem dos professores no Brasil.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dartel Ferrari de Lima, Unioeste

Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Marechal Cândido Rondon, Paraná, Brasil. E-mail: dartelferrari07@gmail.com

Lohran Anguera Lima, Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Especialização em Ortopedia e Traumatologia. Residente do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, São Paulo, Brasil. E-mail: lohranangueralima@gmail.com

Referências

ARBEX, Ana Paula Santos; SOUZA, Katia Reis.; MENDONÇA, André Luis Oliveira. Trabalho docente, readaptação e saúde: a experiência dos professores de uma universidade pública. Physis, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 263-284, 2013.

AZEVEDO, Marcos da Silva; CÔRTE, Flávio Desessards de La; BRASS, Karin Erica; GALLIO, Miguel; DAU, Stefano Leite; POZZOBON, Ricardo; LOPES, Marco Aurelio Ferreira; LOPES, Luis Felipe Dias. A apresentação de claudicação de impacto ou push-off não é alterada pelo tipo de superfície da pista onde os cavalos são trotados. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia , 67 (6), 1475-1482, 2015.

BITTENCOURT, Renato Nunes. A espoliação da educação pelo espírito mercantilista e a legitimação social do infantilismo estudantil. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 17, n. 33, 2012.

CERICATO, Itale Luciane. A profissão docente em análise no Brasil: uma revisão bibliográfica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 97 (246), 273-289, 2016.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

DALCIN, Larissa.; CARLOTTO, Mary Sandra. Síndrome de burnout em professores no Brasil: considerações para uma agenda de pesquisa. Psicologia em Revista, 23(2), 745-770, 2017.

DOLTON, Peter; MARCENARO, Oscar; DE VRIES Robert; SHE, Po-Wen. Global teacher status index 2018. The Varkey Foundation: London, 2018.

FERREIRA-COSTA, Rodney Querino; PEDRO-SILVA, Nelson. Níveis de ansiedade e depressão entre professores do Ensino Infantil e Fundamental. Pro-Posições, v. 18, 2019.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Educação profissional e capitalismo dependente: o enigma da falta e sobra de profissionais qualificados. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 5, n. 3, p. 521-536, nov. 2007 .

GATTI, Bernardete Angelina. Os professores e suas identidades: o desvelamento da heterogeneidade. Cadernos de Pesquisa, nº 98, 1996, 85-90, 1996.

GATTI, Bernardete Angelina; BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; ANDRÉ, Marli Elisa Dalmásio de Afonso. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.

LELIS, Isabel. O trabalho docente na escola de massa: desafios e perspectivas. Sociologias , 14 (29), 152-174, 2012.

LEVY, Gisele Cristine Tenório de Machado; NUNES SOBRINHO, Francisco de Paula; SOUZA, Carlos Alberto Absalão. Síndrome de Burnout em professores da rede pública. Produção, v. 19, n. 3, p. 458-465, 2009.

LIBÂNEO, José Carlos. O Campo Teórico-Investigativo e Profissional da Didática e a Formação de professores. Didática e formação de professores: perspectivas e inovações. Goiânia, CEPED, PUC Goiás, 2012.

TRINDADE, Marcel de Almeida; MORCEF, Cely Carolyne Pontes; OLIVEIRA, Marinalva Santos. Saúde mental do professor: uma revisão de literatura com relato de experiência. Conecte-se! Revista Interdisciplinar de Extensão. V. 2. Nº 4. 2018. P 42-59.

MAUÉS, Olgaíses Cabral. Reformas internacionais da educação e formação de professores. In: SOUZA, Denise Trento Rebello; SARTI, Flávia Medeiros. Mercado de formação docente: constituição, funcionamento e dispositivos. Belo Horizonte: Fino Traço, 2014. p. 37-70.

SILVA, Nilson Rogério; BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; LOUREIRO, Sonia Regina. Burnout e depressão em professores do ensino fundamental: um estudo correlacional. Revista Brasileira de Educação, v. 23 e230048 2018

PENTEADO, Regina Zanella; SOUZA NETO, Samuel. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde Soc. São Paulo, v.28, n.1, p.135-153, 2019.

PEREIRA, Marcelo Ricardo. De que hoje padecem os professores da Educação Básica?. Educar em Revista, (64), 71-87, 2017.

PIRES, Veruska.; NASCIMENTO, Juarez Vieira; FARIAS, Gelcemar Oliveira; SUZUKI, Charlene Cristina Martins. Identidade docente e educação física: Um estudo de revisão sistemática. Revista Portuguesa de Educação, 30(1), 35-60, 2017. .

RABELO, Amanda Oliveira. Professores discriminados: um estudo sobre os documentos de sexo masculino nas séries do ensino fundamental. Educação e Pesquisa, 39 (4), 907-925. 2013.

FARIAS JÚNIOR, Raimundo Sérgio. A precarização do trabalho e o adoecimento docente em instituições de ensino superior privadas/mercantis. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Belém, 2014.

REGAN, Ana; HOWARD, Ruth; OYEBODE, Jan. Emotional exhaustion and defense mechanisms in intensive therapy unit nurses. J Nerv Ment Dis. May;197(5):330-6, 2009. Doi: 10.1097/NMD.0b013e3181a20807.

SAMPAIO, Adelar Aparecido; STOBAUS, Claus Dieter; BAEZ, Marcio Alessandro Cossio. Vivências de mal-estar na transição da licenciatura à docência. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 975-988, jul./set. de 2017.

SAMPAIO, Adelar Aparecido. Vivências de docentes e de seus licenciandos no final de formação e passagem para o mundo do trabalho: mal/bem-estar docente/discente, autoimagem e autoestima. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-Graduação em Educação – PUCRS, Porto Alegre, 2014.

SENA, Isael de Jesus. Nome atual do mal-estar docente. Educação em Revista, 34, e177301, 2018.

TARDIF, Maurice. A profissionalização do ensino passados trinta anos: dois passos para a frente, três para trás. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 123, p. 551-571, 2013.

TARDIF, Maurice.; LESSARD, Claude.; LAHAYE, Louise. Os professores face ao saber. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação nº 4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Louise. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 5ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

TENTI FANFANI, Emilio. Una carrera con obstáculos: la profesionali-zación docente. Revista del Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Buenos Aires, v. 4, n. 7, p.17-25, dic. 1995

UNESCO. O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam. Pesquisa Nacional UNESCO, – São Paulo : Moderna, 2004.

VÓVIO, Cláudia Lemos; ALMEIDA, Rogério. Formação de professores: os desafios da profissão. Perspectiva: Humanas, 2019. Disponível em: https://humanas.blog.scielo.org/blog/2019/01/30/formacao-de-professores-os-desafios-da-profissao/. Acesso em: 25 set. 2020.

Publicado
2020-11-24
Como Citar
Ferrari de Lima, D., Anguera Lima, L., & Sampaio, A. A. (2020). Análise da imagem e da condição de saúde de professores no Brasil. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 7(15), 94-101. Recuperado de https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/10256
Seção
Artigos de fluxo contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)