A imaginação em foco: contribuições da Teoria Histórico-Cultural

  • Adriana Ferreira Gentil Universidade Estadual de Maringá

Resumo

No presente estudo objetivamos contrapor a compreensão de imaginação do senso comum, evidenciada nas práticas de ensino e na sociedade em geral, com as postulações teóricas sobre o desenvolvimento humano da Teoria Histórico-Cultural. Nesta revisão bibliográfica, partimos da conceituação do dicionário para traçar o contraponto com o conceito de imaginação na perspectiva da psicologia soviética. Valendo-nos das contribuições de Vigotski, dentre outros autores da mesma perspectiva teórica, concluímos que a imaginação faz parte de um sistema psicológico complexo e antagônico em sua função, sendo essencial ao pensamento figurativo e alegórico, mas também fundamental ao pensamento real, na tomada de consciência. Dessa forma, constatamos a necessidade de que a imaginação seja contemplada intencionalmente nos planos escolares, bem como sejam oportunizadas vivências que ampliem a experiência da criança com o mundo, para além dos elementos que lhe são familiares, qualificando o repertório psíquico e a imaginação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AULETE, Caldas. Dicionário contemporâneo da Língua Portuguesa 2. Edição brasileira. Vol. II. Editora Delta: Rio de Janeiro, 1958.

PEREIRA, Maria José. RODRIGUES, Evaldina. JACOBSEN, Cristina Cerezuela. MORI, Nerli Nonato Ribeiro. Brincadeira e inclusão na Educação Infantil. Londrina, PR, 2009. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/2009/100.pdf Acesso em: 11 ago. 2022.

MARTINS, Ligia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica (Tese de livre docência). Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2011.

MICHAELIS. Moderno dicionário da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Melhoramentos. (Dicionário Michaelis), 1998.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. Imaginação e criação na infância: Ensaio Psicológico para professores. Editora Ática, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Problemas de psicologia geral. Obras escogidas. Madri: Visor. Tomo II, 2001.

Publicado
2023-01-31
Como Citar
Ferreira Gentil, A. (2023). A imaginação em foco: contribuições da Teoria Histórico-Cultural. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 10(22), 328-340. https://doi.org/10.55028/pdres.v10i23.16751
Seção
Artigos de demanda contínua