Leitura literária em bibliotecas escolares (1986-2010): um retrato, uma denúncia

Resumo

A escola figura atualmente como uma das instituições responsáveis pela formação de alunos leitores, assim, a leitura é objeto de discussão e preocupação de programas, projetos e políticas públicas. O trabalho apresentado neste artigo revela parte de uma investigação que buscou compreender como os espaços das bibliotecas escolares se organizaram e socializaram a leitura de obras literárias, no período de 1986 a 2010, em sete escolas do município de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Optou-se pela pesquisa historiográfica, a partir da metodologia de análise documental e as fontes utilizadas foram: livros de tombamento, livros e/ou fichas de empréstimos de obras, croquis das bibliotecas, além de instrumentos da história oral, como as entrevistas semiestruturadas. A pesquisa evidenciou que as bibliotecas realizaram ações visando o uso do acervo literário. No entanto, apontou também problemas estruturais: ausência de bibliotecários; provisoriedade dos espaços físicos; descontinuidade das práticas leitoras; desconhecimento das funções da biblioteca. Desta forma, são necessárias alterações visando: i) melhoria da estrutura física; continuidade periódica de programas de aquisição de acervos; formação e atuação de bibliotecários e/ou supervisão por esses profissionais; formação da equipe escolar e implantação de redes de bibliotecas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roseli Maria Rosa de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus de Naviraí (CPNV).

Referências

ABREU, Márcia. Percursos da leitura. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras/ALB/FAPESP, 1999.

ALMEIDA, Roseli Maria Rosa de. Bibliotecas escolares em Naviraí (1986-2010): História e Cultura Escolar. 2018. 251 f. Tese (Doutorado em Educação)- Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7101856. Acesso em: 20 nov. 2023.

ALVES, Cláudia. Educação, memória e identidade: dimensões imateriais da cultura material escolar. História da Educação, ASPHE/FAE/UFPel, Pelotas, v. 14, n. 30, p. 101-125, jan./abr. 2010.

BATTLES, Matthew. A conturbada história das bibliotecas. Tradução de João Virgílio Gallerani Cuter. São Paulo, SP: Planeta do Brasil, 2003.

BRASIL. Programa Nacional Biblioteca da Escola. Ministério da Educação. 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola. Acesso em: 11 jul. 2023.

BRASIL. Lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003. Institui a Política Nacional do Livro. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 31 de outubro de 2003 (Edição extra). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.753.htm. Acesso em: 21 jan. 2023.

BRASIL. Avaliação de Bibliotecas Escolares no Brasil. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2011. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=12794-bibliotecas-escolares-no-brasil-web-pdf&category_slug=marco-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 20 set. 2022.

BRASIL. Lei 12.244 de 24 de maio de 2010. Dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12244.htm. Acesso em: 10 fev. 2022.

BRASIL. Resumo técnico-Censo Escolar 2010. Versão Preliminar. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP. 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=7277-censo-final-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 06 jan. 2023.

BRASIL. Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. O significado da palavra tombamento. 2023. Disponível em: http://www.iphae.rs.gov.br/Main.php?do=noticiasDetalhesAc&item=37302. Acesso em: 20 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução n° 12/2020 de 7 de outubro de 2020. Dispõe sobre o Programa Nacional do livro e do material didático–PNLD. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/fnde/pt-br/acesso-a-informacao/legislacao/resolucoes/2020/resolucao-ndeg-12-de-07-de-outubro-de-2020/view. Acesso em 1º nov. 2023.

BONFIL, Robert. A leitura nas comunidades judaicas da Europa Ocidental na Idade Média. In: CAVALLO, G.; CHARTIER, R. (Org.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998.

CAMPELLO, Bernadete Santos. Bibliotecas escolares e biblioteconomia escolar no Brasil. Biblioteca Escolar em Revista, Ribeirão Preto/SP, v. 4, n. 1, p. 1-25, fev./jul. 2015. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/berev/article/view/106613/105207. Acesso em: 20 jan. 2023.

CAVALLO, Guglielmo; CHARTIER, Roger (Org.). História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998.

CHARTIER, Roger (Org.). O mundo como representação. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n.11, 1991.

CHARTIER, Roger. Do códice ao monitor: a trajetória do escrito. Revista Estudos Avançados, São Paulo, v. 8, n. 21, 1994.

CHARTIER, Roger. As revoluções da leitura no Ocidente. In: ABREU, Márcia (Org.). Leitura, história e história da leitura. Campinas, SP: Mercado das Letras; ALB; FAPESP, 1999.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP; Imprensa Oficial do Estado, 1999.

CHARTIER, Roger. Práticas da leitura. 2. ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2001.

CHARTIER, Roger. Formas e sentido −cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2003.

CHARTIER, Roger. "Os livros resistirão às tecnologias digitais". Revista Nova Escola, São Paulo, SP, 1º de agosto de 2007. Entrevista concedida a Cristina Zahar: Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/938/roger-chartier-os-livros-resistirao-as-tecnologias-digitais. Acesso em: 20 fev. 2018.

CONSELHO FEDERAL DE BIBLIOTECONOMIA. Resolução CFB 199, de 03 de julho de 2018. Dispõe sobre os parâmetros a serem adotados para a estruturação e o funcionamento das Bibliotecas Escolares. 2018. Disponível em: http://repositorio.cfb.org.br/handle/123456789/1313. Acesso em: 2 dez. 2023.

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Geoambientes da Faixa de Fronteira do MS -GT NFMS. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento econômico, 2016. Disponível em: https://www.imasul.ms.gov.br/wp-content/uploads/2016/02/Geoambientes-da-Faixa-de-Fronteira-Versao-2016.pdf. Acesso em 20 jan. 2022.

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. A pesquisa sobre leitura no Brasil−1980-1995. Campinas, SP: Komedi; Arte Escrita, 2001.

FRAGO, Antônio Viñao. Escolarización, edificios y espacios escolares. CEE Participación Educativa, n. 7, p. 16-27, mar. 2008.

FUNARI, Pedro Paulo; ZARANKIN, Andrés. Cultura material escolar: o papel da arquitetura. Pro-Posições, Campinas/SP, v. 16. n. 1(46), p. 135-144, jan./abr. 2005.

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL. Secretaria de Educação oferece capacitação para profissionais das bibliotecas escolares. Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. 2016. Disponível em: https://www.sed.ms.gov.br/secretaria-de-educacao-oferece-capacitacao-para-profissionais-das-bibliotecas-escolares/. Acesso em 10 nov. 2022.

GUIMARÃES. Vitória dos Santos. Entrevista com Roger Chartier- Representações das práticas, práticas da representação. História, São Paulo/SP, v.40, e2021065, 2021.

JULIA, Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Tradução de Gisele Souza. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro/RJ, n. 1, p. 9-44, jan./jun. 2001.

LIMAS, Rubeniki Fernandes de; CAMPELLO, Bernadete Santos. Redes de bibliotecas escolares no Brasil: estudos de caso em sistemas municipais de ensino. Bibl. Esc. em Ribeirão, Ribeirão Preto/SP, v. 5, n. 2, p. 22-43, ago./dez. 2017.

MARTINS, Wilson. A palavra escrita: história do livro, da imprensa e da biblioteca. 3. ed. São Paulo: Ática, 2002.

MIRANDA, Cecília Coutinho de; BRAGA, Daniel Santos; CAVALCANTI, Ana Paula Campos. Bibliotecas escolares e salas de leitura importam para o aprendizado dos estudantes? Educação e Pesquisa, São Paulo, SP, v. 48, n. contínuo, 2022.

NERY, Ana Clara Bortoleto. Bibliotecas escolares nas Escolas Normais no Brasil: constituição do lugar e dos sujeitos. Educação em Foco, ano 19, p. 235-251, set./dez. 2016.

NOCERA, Tiago; PEREIRA, Rodrigo. Bibliotecas escolares em Mato Grosso do Sul: estado da arte dos trabalhos de conclusão do Curso do Curso de Biblioteconomia no Instituto de Ensino Superior da FUNLEC. In: PEREIRA, Rodrigo (Org.). Biblioteca escolar sul-mato-grossense: olhares possíveis e debates. [S.l.]: Novas Edições Acadêmicas, 2014. Disponível em: http://www.academia.edu/12400009/Biblioteca_Escolar_sul-mato-grossense_olhares_poss%C3%ADveis_e_debates. Acesso em: 20 fev. 2015.

PEREIRA, Rodrigo (Org.). Biblioteca escolar sul-mato-grossense: olhares possíveis e debates. [S.l.]: Novas Edições Acadêmicas, 2014. Disponível em: http://www.academia.edu/12400009/Biblioteca_Escolar_sul-mato-grossense_olhares_poss%C3%ADveis_e_debates. Acesso em: 20 fev. 2015.

SILVA, Fabiany Cássia Tavares. Cultura escolar: quadro conceitual e possibilidades de pesquisa. Educar, UFPR, Curitiba/PR, n. 28, p. 201-216, dez. 2006.

SIQUEIRA, Thiago Giordano de Souza; TRINDADE, Thais Lima; TERRA, Guilhermina de Melo; TORRES, Phamela Lima. Panorama da Biblioteca Escolar no Brasil: legislações e ações. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, SC, v. 26, n. 1, p. 1-19, jan./abr., 2021.

SOUZA, Rosa Fátima de. Apresentação: vestígios da cultura material escolar. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá/PR, n. 14, maio/ago. 2007.

Publicado
2024-01-03
Como Citar
Almeida, R. M. R. de. (2024). Leitura literária em bibliotecas escolares (1986-2010): um retrato, uma denúncia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 188-205. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19408
Seção
Artigos de fluxo contínuo