Leitura literária em bibliotecas escolares (1986-2010): um retrato, uma denúncia

Resumo

A escola figura atualmente como uma das instituições responsáveis pela formação de alunos leitores, assim, a leitura é objeto de discussão e preocupação de programas, projetos e políticas públicas. O trabalho apresentado neste artigo revela parte de uma investigação que buscou compreender como os espaços das bibliotecas escolares se organizaram e socializaram a leitura de obras literárias, no período de 1986 a 2010, em sete escolas do município de Naviraí, no estado de Mato Grosso do Sul. Optou-se pela pesquisa historiográfica, a partir da metodologia de análise documental e as fontes utilizadas foram: livros de tombamento, livros e/ou fichas de empréstimos de obras, croquis das bibliotecas, além de instrumentos da história oral, como as entrevistas semiestruturadas. A pesquisa evidenciou que as bibliotecas realizaram ações visando o uso do acervo literário. No entanto, apontou também problemas estruturais: ausência de bibliotecários; provisoriedade dos espaços físicos; descontinuidade das práticas leitoras; desconhecimento das funções da biblioteca. Desta forma, são necessárias alterações visando: i) melhoria da estrutura física; continuidade periódica de programas de aquisição de acervos; formação e atuação de bibliotecários e/ou supervisão por esses profissionais; formação da equipe escolar e implantação de redes de bibliotecas.

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Biografia do Autor

Roseli Maria Rosa de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) Campus de Naviraí (CPNV).

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Publicado
2024-01-03
Como Citar
Almeida, R. M. R. de. (2024). Leitura literária em bibliotecas escolares (1986-2010): um retrato, uma denúncia. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 11(26), 188-205. https://doi.org/10.55028/pdres.v11i26.19408
Seção
Artigos de demanda contínua