Uso e apropriação dos resultados das avaliações externas pelo gestor escolar: revisão sistemática
Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma revisão sistemática de estudos sobre gestão escolar e avaliações de desempenho dos estudantes de Ensino Médio. A questão norteadora buscou entender como os gestores da educação básica utilizam os dados e os resultados gerados pelas avaliações em larga escala, com foco em suas atribuições na escola. Para a realização da referida revisão foram selecionados trabalhos acadêmicos, entre 2018 e 2023, nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações, e no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes. Os descritores utilizados foram: gestor escolar, ensino médio, gestão escolar e avaliação em larga escala. A proposta da revisão sistemática surgiu a partir da necessidade de conhecer as produções acadêmicas relacionadas às práticas de gestão em escolas de Ensino Médio, a fim de embasar uma futura pesquisa de mestrado, sobre o papel do gestor escolar diante dos resultados das avaliações de desempenho em larga escala de estudantes da Educação Básica. Foi constatado, por meio das análises dos resultados, que a maioria dos trabalhos pesquisados exploram os resultados do Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), constituído pelos valores de referência do fluxo escolar e das médias de desempenho nas avaliações, indicando seu uso para orientar as tomadas de decisões na gestão escolar. A principal preocupação dos diretores se concentra em implementar ações para atingir as metas estabelecidas, porém, em alguns casos, a qualidade da educação medida por este indicador, permanece estagnada. Também foi observado que a atuação dos gestores na organização do trabalho pedagógico requer múltiplas atribuições para alcançar o nível de qualidade apontado no modelo de gestão gerencial.
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