Formação de professores alfabetizadores: avaliação externa na alfabetização do Programa MS alfabetiza - todos pela alfabetização das crianças

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o papel do professor em formação continuada diante do objetivo da avaliação externa e de suas orientações, instituídas no Programa de formação continuada MS Alfabetiza - Todos pela Alfabetização das Crianças. Tem fundamentos teóricos na Teoria Histórico-Cultural em diálogo com a  Pedagogia Histórico-Crítica com base no Materialismo Histórico-Dialético. Para tanto, realizamos uma análise documental das etapas de formação do referido Programa, em especial, do módulo II, que institui a avaliação externa na alfabetização a fim de compreendê-la como ação educativa, de acompanhamento e de intervenção a partir dos resultados das avaliações. Como resultados, identificamos que a avaliação, conforme a proposta, implica gerar concorrência entre as escolas, os professores e os estudantes, fato que gera um contexto meritocrático, reduzindo o ensino aos testes padronizados, os quais promovem o estreitamento curricular, ou seja, redução dos conteúdos que realmente geram a aprendizagem dos alunos. Além disso, envolve o benefício de bonificação como prêmio pelo trabalho dos professores, mensurando o sucesso ou o fracasso na organização do ensino. Diante de uma proposta de avaliação como a instituída no Programa em pauta, o papel do professor se reduz a cumprir as etapas propostas nas formações, treinar os alunos para obterem resultados e competir para alcançarem o prêmio destaque.

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Publicado
2025-06-25
Como Citar
Domingues Galeano, M. I., & Piatti, C. B. (2025). Formação de professores alfabetizadores: avaliação externa na alfabetização do Programa MS alfabetiza - todos pela alfabetização das crianças. Perspectivas Em Diálogo: Revista De Educação E Sociedade, 12(31), 281-294. https://doi.org/10.55028/pdres.v12i31.22733